Capa do livro: Uma Viagem ao Brasil na Época da Independência - (1821 a 1822) - Tomo 2 - Coleção Diários de Viagem, Maria Graham - Tradução e Adaptação: Lia Licodiedoff Terbeck

Uma Viagem ao Brasil na Época da Independência - (1821 a 1822) - Tomo 2 - Coleção Diários de Viagem

Maria Graham - Tradução e Adaptação: Lia Licodiedoff Terbeck

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Maria Graham - Tradução e Adaptação: Lia Licodiedoff Terbeck

    ISBN v. impressa: 978652630859-2

    ISBN v. digital: 978652630799-1

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 228grs.

    Número de páginas: 184

    Publicado em: 10/08/2023

    Área(s): Literatura e Cultura - Viagem e Turismo; Literatura e Cultura - Diversos

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Uma Viagem ao Brasil na Época da Independência (1822 e 1823) - Tomo 2 é a continuação de Uma Viagem ao Brasil na Época da Independência (1821 a 1822) - Tomo 1, escrito por Maria Graham durante a sua estadia no Brasil. 

    Provavelmente é o primeiro relato de viagem a ter uma narrativa da história recente do Brasil de forma organizada e realizado por uma mulher que estava à frente do seu tempo. Maria Graham combina a sua visão no próprio local do relato, e nesse sentido, diferentemente da maioria dos relatos de viagem produzidos no início do século XIX, principalmente os de autoria feminina, empurra o relato de viagem em direção à história. 

    A autora não tem pretensões à perfeita imparcialidade, pois nem sempre esta significa virtude. Mas, sabendo que nenhum bem humano pode ser alcançado sem certa dose de mal, espera ter sempre encarado as questões pelos dois lados, ainda que isto lhe tenha custado bastante esforço na composição.

    Autor(es)

    MARIA GRAHAM

    Maria Graham Lady Maria Dundas Graham Callcott, mais conhecida no Brasil como Maria Graham, nasceu em Cumberland, uma região da Inglaterra em 19.07.1785, e faleceu em Londres aos 57 anos, no dia 21.11.1842. Ficou conhecida como escritora viajante do século XIX e ao final de sua vida contava com uma obra de 16 livros escritos, além de se destacar como Pintora, Desenhista e Historiadora. Foi coletora de vários exemplares de botânica e escritora de livros de arte, história e literatura infantil. Em uma época em que a autoria de várias obras por uma mulher não era muito comum, Maria Graham realmente se sobressaiu. Esteve no Brasil em três ocasiões, sendo uma delas como acompanhante da Família Real, incluindo a Princesa Leopoldina e Dom Pedro. Em 1823, foi preceptora da Princesa Maria da Glória, futura rainha de Portugal. No ano seguinte realiza um panorama da cidade do Rio de Janeiro e publica um Diário com suas impressões sobre o Brasil, intitulado “Journal of a Voyage to Brazil na Residence there During Years 1821, 1822, 1823”.