Capa do livro: Preparação Física para Esportes de Combate - Teoria e Prática, Dmitriy Maksimov, Sergey Tabakov, Vitaliy Rybakov, Cleyton Teixeira de Brito, Marco Aurélio Cota Júnior, Fábio da Silva Ferreira Vieira, Vagner Guimarães Pinheiro

Preparação Física para Esportes de Combate - Teoria e Prática

Dmitriy Maksimov, Sergey Tabakov, Vitaliy Rybakov, Cleyton Teixeira de Brito, Marco Aurélio Cota Júnior, Fábio da Silva Ferreira Vieira, Vagner Guimarães Pinheiro

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Dmitriy Maksimov, Sergey Tabakov, Vitaliy Rybakov, Cleyton Teixeira de Brito, Marco Aurélio Cota Júnior, Fábio da Silva Ferreira Vieira, Vagner Guimarães Pinheiro

    ISBN v. impressa: 978652630731-1

    ISBN v. digital: 978652630623-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 164grs.

    Número de páginas: 132

    Publicado em: 21/11/2023

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Literatura e Cultura - Saúde; Literatura e Cultura - Diversos

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Em Preparação Física Para Esportes de Combate – Teoria e Prática, encontramos um guia abrangente que adentra os meandros da preparação física de lutadores de forma profunda e detalhada. Este livro representa uma valiosa fonte de conhecimento para treinadores, professores de Educação Física e todos aqueles envolvidos no treinamento de atletas de esportes de combate.

    A jornada começa explorando o fascinante mundo das adaptações que o esporte produz em seus praticantes, a biologia celular e o sistema neuromuscular. A compreensão das fibras musculares e da biomecânica da contração muscular e suas implicações para o desenvolvimento de atletas mais bem preparados.

    Na sequência, há uma imersão nas bases fisiológicas da força muscular, potência, resistência e flexibilidade. Qualidades físicas essenciais para a excelência do atleta, outrossim, aqui, desvendamos os segredos da fisiologia aplicada às artes marciais.

    Seguindo o contexto da preparação, os materiais e métodos de treinamento são mencionados quanto à categorização de exercícios com base em potência anaeróbia e aeróbia, assim como a discussão sobre a estruturação adaptativa de longo prazo, além de insights cruciais para a montagem de programas de treinamento eficazes.

    O controle da aptidão física, também abordado nesta obra, contempla a importância de testes de controle para avaliar o progresso dos atletas, perfazendo ferramentas essenciais para ajustes e otimização dos programas de treinamento, assim como os resultados.

    No decorrer da obra também é possível verificar que o sucesso do atleta depende de um planejamento estratégico, racionalmente organizado. Para tanto, fica claro como organizar microciclos, mesociclos e macrociclos para maximizar o potencial dos atletas e garantir a constante evolução.

    O aspecto nutricional dos atletas de esportes de combate tem papel crucial no desempenho atlético. Nesta obra é possível verificar princípios gerais de nutrição, incluindo a ingestão de nutrientes e uso de suplementos, o que pode garantir que os lutadores estejam em concordância com as demandas energéticas para a prática do esporte.

    Finalizando, aborda-se estratégias fundamentais para evitar lesões que possam surgir em eventuais situações na carreira dos atletas.

    Assim, nota-se que esta obra se caracteriza como uma fonte inestimável de conhecimento e que convida você, treinador, professor ou entusiasta das artes marciais, a se aprofundar na preparação física de lutadores. Com essas informações em mãos, você poderá moldar atletas excepcionais e ajudá-los a alcançar todo o seu potencial nos esportes de combate. 

    Prepare-se para uma jornada enriquecedora de aprendizado e prática. Seus atletas agradecerão pelos resultados que alcançarão sob sua orientação.

    Autor(es)

    DMITRY MAKSIMOV

    Bicampeão mundial de sambo (2000, 2002). Campeão mundial de judô entre estudantes (2002). Participante dos XXVIII Jogos Olímpicos de Atenas no judô (2004). Homenageado Mestre do Esporte. Doutor em Ciências Pedagógicas. Treinador da seleção russa de sambo. Diretor de esportes da Federação Internacional de Sambo.

    SERGEY TABAKOV

    Homenageado Professor e Trabalhador da Cultura Física da Federação Russa. Treinador Homenageado pela Federação Esportiva da Rússia. Professor Doutor em Ciências Pedagógicas. Diretor Executivo da FIAS (Federação Internacional de Sambo). Já trabalhou como treinador principal da seleção russa em judô e sambo. Autor de diversos artigos científicos e livros.

    VITALIY RYBAKOV

    Fundador do laboratório de Adaptologia Esportiva juntamente com o Professor V. N. Seluyanov. Especialista em adaptologia esportiva, fisiologia esportiva, teoria e prática do esporte, cultura física recreativa. Participa do apoio científico e metodológico (testes abrangentes, desenvolvimento de planos de treinamento, participação em campos de treinamento, controle, treinamento, consultoria) de equipes olímpicas e de clubes russos e estrangeiras em futebol, hóquei, ciclismo, judô, esqui, patinação de velocidade, pentatlo, atletismo, natação, hóquei em campo, esqui cross-country e outros esportes (mais de 80 esportes). Já trabalhou como treinador e preparador físico nas equipes nacionais da Rússia em vários esportes alcançando a mais alta categoria de treinamento em natação, patinação de velocidade, esqui, ciclismo. Trabalhou como diretor de fitness em Moscou. Autor de vários programas de educação e treinamento avançado em esportes de elite e cultura física para melhorar a saúde. Autor de mais de 90 artigos científicos, publicações e manuais. Autor de dois livros. Autor de várias patentes.

    MARCO AURÉLIO COTA JÚNIOR

    Mestre em Preparação Desportiva pela Universidade Estatal de Cultura Física, Esporte e Turismo da Rússia – UECFR. Realizou Curso de Aperfeiçoamento em Preparação Física de Alto Nível para Atletas das Modalidades de Lutas na Academia American Top Team (ATT), EUA. Possui Graduação/Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Taubaté – UNITAU. Atuou como Preparador Físico na Academia Octagon MMA Dallas. Professor convidado a participar de banca apreciadora e a ministrar palestra na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor convidado a ministrar palestra na Faculdade Estadual de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho – FAEFIJA. Possui experiência na área de Educação Física com ênfase em Treinamento Desportivo e Performance.

    CLEYTON TEIXEIRA DE BRITO

    Licenciado em Educação Física pela Universidade Vale do Acaraú do Ceará – Brasil. No ano de 2012 especializou-se em Musculação e Treinamento de Força pelo Universidade UniFANOR. No ano de 2020 realizou Curso de aperfeiçoamento em Adaptologia Desportiva pelo laboratório do cientista emérito da Rússia, o professor Victor Nikholaevch Seluianov, tendo como professor e orientador o PhD Stéfane Belloni Correa Dielle Dias. Desde 2007 trabalha como preparador físico de atletas de lutas e do Fisiculturismo.

    VAGNER GUIMARÃES PINHEIRO

    Doutorando em treinamento desportivo e Mestre em Esportes de Alto Rendimento e Preparação de Atletas (2015), orientado por Sergey Tabakov pela Universidade de Cultura Física, Esporte, Juventude e Turismo, na Rússia; Pós-Graduado em Treinamento Desportivo (2010) e Graduado em Licenciatura Plena (2008) pelo Centro Universitário Estácio. Experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação na área da Educação Física. Head coach, preparador físico e realizador de workshops em diversas modalidades de combate (MMA, Muay Thai, Boxe, Sambo, Jiu-jítsu), com experiência em eventos nos Estados Unidos, Tailândia, Rússia, Alemanha, Brasil e Portugal. Participação em competições de Muay Thai, Boxe e MMA (1997 a 2015) no Brasil, Rússia e Tailândia. Formação técnica em treinamento de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), nos centros de treinamentos da Rússia, supervisionada por campeões olímpicos com referência internacional no esporte. Fundador da High Performance – Centro de Treinamento Desportivo –, local para o desenvolvimento de modalidades voltadas à prática do esporte amador e profissional.

    FÁBIO DA SILVA FERREIRA VIEIRA

    Pós-doutorando em Neurociências pela Logos University International; Doutor Honoris Causa em Educação Física pela Logos University International – LUI And City University (UC) na Flórida (2021); Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UNIMEP (2016); Professor Honóris Causa pela Logos University (2019); Mestre em Educação Física na área de Performance Humana pela UNIMEP (2011); Especialista em Fisiologia do Exercício pela UENP (2009); Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela UENP (2001). Delegado adjunto da Federação Internacional de Educação Física e Esportes – FIEPS. Tem experiência prática desde 1998 na área de Educação Física, Ciências do Movimento Humano, Saúde, Qualidade de Vida e Temas Transversais. Editor-chefe da Universitas – Revista Fanorpi de divulgação científica. Membro do corpo editorial de mais de 15 periódicos acadêmicos, além de colunista de revistas não indexadas. Professor Universitário desde 2006, atuando na graduação nos cursos de Educação Física (Licenciatura Plena, Licenciatura e Bacharelado), Fisioterapia, Enfermagem, Direito e Pedagogia. Professor de pós-graduação Lato Sensu em várias instituições nacionais e internacionais de ensino e Orientador Stricto Sensu na UniLogos em Miami – EUA, na área de concentração de Saúde Coletiva.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    Capítulo 1 - ABORDAGENS MODERNAS DA PREPARAÇÃO FÍSICA EM LUTADORES

    1.1 ADAPTOLOGIA DESPORTIVA

    1.2 BIOLOGIA CELULAR (MODELO CELULAR)

    1.3 MODELO DO SISTEMA NEUROMUSCULAR

    1.4 MODELO DOS PROCESSOS BIOQUÍMICOS NA CÉLULA

    1.5 CLASSIFICAÇÃO DAS FIBRAS MUSCULARES

    1.6 BIOMECÂNICA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR

    1.7 CORAÇÃO E SISTEMA CIRCULATÓRIO

    1.8 VASOS SANGUÍNEOS

    1.9 SISTEMA ENDÓCRINO

    Capítulo 2 - FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO: QUALIDADES FÍSICAS

    2.1 BASES FISIOLÓGICAS DA FORÇA MUSCULAR

    2.1.1 Fatos Psicoemocional

    2.1.2 O Número dos Grupos Musculares Ativados Simultaneamente

    2.1.3 O Grau de Perfeição do Controle Voluntário dos Grupos Musculares

    2.2 BASE FISIOLÓGICA DO TREINO DE POTÊNCIA (VELOCIDADE DE FORÇA)

    2.3 BASES FISIOLÓGICAS DO TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA

    2.3.1 Consumo Máximo de Oxigênio

    2.3.2 Sistema de Transporte de Oxigênio e Resistência

    2.3.3 Sistema de Respiração Externa

    2.3.4 Volumes e Capacidades Pulmonares

    2.3.5 Ventilação Pulmonar

    2.3.6 Sistema Sanguíneo

    2.3.7 Ácido Lático no Sangue

    2.3.8 Sistema Cardiovascular

    2.3.9 A Eficiência do Coração Dilatado

    2.3.10 Aparelho Muscular

    2.3.11 Características Estruturais das Fibras Musculares

    2.3.12 Capilarização das Fibras Musculares

    2.4 BASES FISIOLÓGICAS DA FLEXIBILIDADE

    2.5 FISIOLOGIA DA ATIVIDADE COMPETITIVA EM ARTES MARCIAIS

    Capítulo 3 - CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS E MÉTODOS DE TREINAMENTO COM BASE EM MEDIDAS DE ADAPTAÇÃO DE LONGO PRAZO NO ORGANISMO DOS ATLETAS

    3.1 EXERCÍCIOS DE POTÊNCIA ANAERÓBIA MÁXIMA

    3.1.1 O Lado Externo do Exercício

    3.1.2 O Lado Interno do Exercício

    3.1.3 Reestruturação Adaptativa de Longo Prazo

    3.2 EXERCÍCIOS SUBMÁXIMOS DE POTÊNCIA ANAERÓBIA

    3.2.1 O Lado Externo do Exercício

    3.2.2 Lado Interno do Exercício

    3.2.3 Reestruturação Adaptativa de Longo Prazo

    3.2.4 Exercício de Luta Bem Próximo da Potência Máxima

    3.3 EXERCÍCIOS COM POTÊNCIA SUBMÁXIMA

    3.3.1 O Lado Externo do Exercício

    3.3.2 Lado Interno do Exercício

    3.3.3 Reestruturação Adaptativa de Longo Prazo

    3.3.4 Exercícios Recomendados

    3.4 EXERCÍCIOS AERÓBIOS

    3.4.1 Exercícios de Potência Aeróbia Máxima

    3.4.2 Efeito Adaptativo a Longo Prazo

    3.4.3 Conclusão

    Capítulo 4 - MÉTODOS DE HIPERPLASIA DAS MITOCÔNDRIAS E MIOFIBRILAS NOS MUSCULOS ESQUELÉTICOS E MIOCÁRDIO

    4.1 MÉTODOS DE HIPERPLASIA DAS MIOFIBRILAS

    4.1.1 Métodos de Hiperplasia das Miofibrilas nas Fibras Musculares

    4.1.1.1 Hiperplasia das miofibrilas nas fibras musculares glicolíticas

    4.1.1.2 Hiperplasia das miofibrilas nas fibras musculares oxidativas

    4.2 MÉTODOS PARA MELHORAR A MANIFESTAÇÃO DAS CAPACIDADES DE FORÇA DE VELOCIDADE (POTÊNCIA)

    4.3 MÉTODOS DE HIPERPLASIA MITOCONDRIAL NOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS

    4.3.1 Hiperplasia das Mitocôndrias Miofibrilares

    4.3.2 Hipertrofia do Músculo Cardíaco (Miocárdio)

    4.4 MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE

    Capítulo 5 - CONTROLE DA APTIDÃO FÍSICA

    5.1 O SIGNIFICADO E AS FUNÇÕES DOS TESTES DE CONTROLE

    5.2 MÉTODOS DE CONTROLE

    5.2.1 Testes Físicos em Laboratório

    5.2.2 Testes Físicos de Campo

    Capítulo 6 - PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO FÍSICO EM UM MACROCICLO

    6.1 PLANEJAMENTO DE MICROCICLOS NO TREINAMENTO FÍSICO DE LUTADORES

    6.2 PLANEJAMENTO DE MESOCICLOS DE TREINAMENTO FÍSICO DE LUTADORES

    6.3 MACROCICLO NO TREINAMENTO FÍSICO DE LUTADORES

    Capítulo 7 - CARACTERÍSTICAS DA NUTRIÇÃO DOS LUTADORES

    7.1 PRINCÍPIOS GERAIS DE NUTRIÇÃO PARA ATLETAS

    7.2 INGESTÃO DE LÍQUIDOS

    7.3 O USO DE SUPLEMENTOS NA NUTRIÇÃO

    7.3.1 Proteínas e Suplementos de Aminoácidos

    7.3.2 Bebidas Ricas em Carboidratos

    7.3.3 Complexos Vitamínicos e Minerais

    7.3.4 Suplementação de Creatina

    Capítulo 8 - PREVENÇÃO DE LESÕES

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Abordagens modernas da preparação física em lutadores
    • Ácido lático no sangue
    • Adaptologia desportiva
    • Aparelho muscular
    • Aptidão física. Controle
    • Arte marcial. Fisiologia da atividade competitiva em artes marciais
    • Atividade competitiva. Fisiologia da atividade competitiva em artes marciais

    B

    • Base fisiológica do treino de potência (velocidade de força)
    • Bases fisiológicas da flexibilidade
    • Bases fisiológicas da força muscular
    • Bases fisiológicas do treinamento de resistência
    • Biologia celular (modelo celular)
    • Biomecânica da contração muscular

    C

    • Capacidade pulmonar. Volumes e capacidades pulmonares
    • Capacidades de força de velocidade (potência). Métodos para melhorar a manifestação
    • Capilarização das fibras musculares
    • Características estruturais das fibras musculares
    • Classificação das fibras musculares
    • Classificação dos meios e métodos de treinamento com base em medidas de adaptação de longo prazo no organismo dos atletas
    • Classificação dos meios e métodos de treinamento com base em medidas de adaptação de longo prazo no organismo dos atletas. Conclusão
    • Consumo máximo de oxigênio
    • Contração muscular. Biomecânica
    • Controle da aptidão física
    • Controle voluntário. Grau de perfeição do controle voluntário dos grupos musculares
    • Controle. Métodos de controle
    • Coração e sistema circulatório

    E

    • Eficiência do coração dilatado
    • Exercício. Fisiologia do exercício: qualidades físicas
    • Exercícios aeróbios
    • Exercícios aeróbios. Efeito adaptativo a longo prazo
    • Exercícios aeróbios. Exercícios de potência aeróbia máxima
    • Exercícios com potência submáxima
    • Exercícios de potência anaeróbia máxima
    • Exercícios submáximos de potência anaeróbia

    F

    • Fatos psicoemocional
    • Fibra muscular. Capilarização das fibras musculares
    • Fibra muscular. Características estruturais das fibras musculares
    • Fibras musculares. Classificação
    • Fisiologia da atividade competitiva em artes marciais
    • Fisiologia do exercício: qualidades físicas
    • Fisiologia. Base fisiológica do treino de potência (velocidade de força)
    • Fisiologia. Bases fisiológicas da flexibilidade
    • Fisiologia. Bases fisiológicas da força muscular
    • Fisiologia. Bases fisiológicas do treinamento de resistência
    • Flexibilidade. Bases fisiológicas da flexibilidade
    • Flexibilidade. Métodos de treinamento de flexibilidade
    • Força muscular. Bases fisiológicas da força muscular
    • Força. Base fisiológica do treino de potência (velocidade de força)

    G

    • Grau de perfeição do controle voluntário dos grupos musculares
    • Grupo muscular. Grau de perfeição do controle voluntário dos grupos musculares
    • Grupo muscular. Número dos grupos musculares ativados simultaneamente

    H

    • Hiperplasia das miofibrilas nas fibras musculares glicolíticas
    • Hiperplasia das miofibrilas nas fibras musculares oxidativas
    • Hiperplasia das miofibrilas nas fibras musculares. Métodos
    • Hiperplasia das miofibrilas. Métodos
    • Hiperplasia das mitocôndrias e miofibrilas nos músculos esqueléticos e miocárdio. Métodos
    • Hiperplasia das mitocôndrias miofibrilares
    • Hiperplasia mitocondrial nos músculos esqueléticos. Métodos
    • Hipertrofia do músculo cardíaco (miocárdio)

    I

    • Introdução

    L

    • Lesão. Prevenção de lesões
    • Lutador. Abordagens modernas da preparação física em lutadores

    M

    • Macrociclo no treinamento físico de lutadores
    • Métodos de controle
    • Métodos de hiperplasia das miofibrilas
    • Métodos de hiperplasia das miofibrilas nas fibras musculares
    • Métodos de hiperplasia das mitocôndrias e miofibrilas nos músculos esqueléticos e miocárdio
    • Métodos de hiperplasia mitocondrial nos músculos esqueléticos
    • Métodos para melhorar a manifestação das capacidades de força de velocidade (potência)
    • Miofibrilas nas fibras musculares glicolíticas. Hiperplasia
    • Miofibrilas nas fibras musculares oxidativas. Hiperplasia
    • Modelo do sistema neuromuscular
    • Modelo dos processos bioquímicos na célula

    N

    • Número dos grupos musculares ativados simultaneamente
    • Nutrição. Bebidas ricas em carboidratos
    • Nutrição. Características da nutrição dos lutadores
    • Nutrição. Complexos vitamínicos e minerais
    • Nutrição. Ingestão de líquidos
    • Nutrição. Princípios gerais de nutrição para atletas
    • Nutrição. Proteínas e suplementos de aminoácidos
    • Nutrição. Suplementação de creatina
    • Nutrição. Uso de suplementos na nutrição

    O

    • Oxigênio. Consumo máximo de oxigênio
    • Oxigênio. Sistema de transporte de oxigênio e resistência

    P

    • Planejamento de mesociclos de treinamento físico de lutadores
    • Planejamento de microciclos no treinamento físico de lutadores
    • Planejamento do treinamento físico em um macrociclo
    • Potência anaeróbia máxima. Exercícios
    • Potência anaeróbia máxima. Exercícios. Lado externo do exercício
    • Potência anaeróbia máxima. Exercícios. Lado interno do exercício
    • Potência anaeróbia máxima. Exercícios. Reestruturação adaptativa de longo prazo
    • Potência anaeróbia. Exercícios submáximos
    • Potência anaeróbia. Exercícios submáximos. Exercício de luta bem próximo da potência máxima
    • Potência anaeróbia. Exercícios submáximos. Lado externo do exercício
    • Potência anaeróbia. Exercícios submáximos. Lado interno do exercício
    • Potência anaeróbia. Exercícios submáximos. Reestruturação adaptativa de longo prazo
    • Potência submáxima. Exercícios
    • Potência submáxima. Exercícios recomendados
    • Potência submáxima. Exercícios. Lado externo do exercício
    • Potência submáxima. Exercícios. Lado interno do exercício
    • Potência submáxima. Exercícios. Reestruturação adaptativa de longo prazo
    • Preparação física. Abordagens modernas da preparação física em lutadores
    • Prevenção de lesões
    • Processos bioquímicos na célula. Modelo
    • Psicoemocional. Fatos psicoemocional

    R

    • Referências
    • Resistência. Sistema de transporte de oxigênio e resistência
    • Respiração. Sistema de respiração externa

    S

    • Sangue. Ácido lático no sangue
    • Significado e as funções dos testes de controle
    • Sistema cardiovascular
    • Sistema circulatório. Coração
    • Sistema de respiração externa
    • Sistema de transporte de oxigênio e resistência
    • Sistema endócrino
    • Sistema neuromuscular. Modelo
    • Sistema sanguíneo

    T

    • Teste de controle. Significado e as funções dos testes de controle
    • Testes físicos de campo
    • Testes físicos em laboratório
    • Treinamento de resistência. Bases fisiológicas do treinamento de resistência
    • Treinamento. Classificação dos meios e métodos de treinamento com base em medidas de adaptação de longo prazo no organismo dos atletas
    • Treinamento. Métodos de treinamento de flexibilidade

    V

    • Vasos sanguíneos
    • Velocidade de força. Base fisiológica do treino de potência (velocidade de força)
    • Ventilação pulmonar
    • Volumes e capacidades pulmonares