Capa do livro: Aprendizado e Ensino de Adultos Baseados em Rudolf Steiner - Prática e Metodologia de Ensino de Adultos, Katia Maria Sequeira da Silva, Tania Stoltz

Aprendizado e Ensino de Adultos Baseados em Rudolf Steiner - Prática e Metodologia de Ensino de Adultos

Katia Maria Sequeira da Silva, Tania Stoltz

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Katia Maria Sequeira da Silva, Tania Stoltz

    ISBN v. impressa: 978652630645-1

    ISBN v. digital: 978652631081-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 208grs.

    Número de páginas: 168

    Publicado em: 14/12/2023

    Área(s): Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    O que torna uma educação transformadora? Com uma sólida contribuição para a pedagogia de crianças e jovens – a Pedagogia Waldorf –, Rudolf Steiner inspira também a ação educadora e criativa de adultos em seus campos de atuação. A educação de adultos acontece como formação continuada, nos ambientes organizacionais e comunitários. A visão de ser humano de Steiner tem guiado consultores, em muitos países, a tratar os adultos de forma diferente, procurando o despertar do pensamento intuitivo e da vontade de líderes e colaboradores. Inspirada em Rudolf Steiner, a educação integra conhecimento e prática, autoconhecimento, autodesenvolvimento e ação efetiva na vida pessoal e de grupos, possibilitando novos caminhos na resolução de problemas na sociedade e o incremento no potencial individual de realização. O adulto é entendido em sua autonomia, capaz de assumir responsabilidade por sua própria vida e atuação social.

    Autor(es)

    KATIA MARIA SEQUEIRA DA SILVA 

    Doutoranda e mestre em Educação pela UFPR (2021), na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Psicóloga pela UFPR (1989); especialista em Antroposofia como base para práticas de saúde, pela Positivo (2012). Trabalhou no Banco do Brasil e atuou como educadora corporativa de 2002 a 2016, em cursos da área de Gestão de Pessoas. Estuda Antroposofia desde 1984, sendo uma das fundadoras da Escola Waldorf Turmalina, e diretora do Instituto Rudolf Steiner. Facilitadora da Pedagogia Social de base Antroposófica, tendo formação pela Associação de Pedagogia Social e pelo Programa Germinar, da Comviver. Pesquisadora da educação de adultos inspirada pela visão de Steiner e Houten. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6119-6030

    TANIA STOLTZ 

    Bacharel em Pedagogia pela Universidade Tuiuti, Paraná. Bacharel em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação (Psicologia Educacional) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado pelos Archives Jean Piaget, Suíça, e Pós-Doutorado pela Alanus Hochschule, Alemanha. Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do acordo de cooperação científica entre a UFPR e a Alanus University em Alfter, Bonn (Alemanha), desde 2008. Bolsista Produtividade do CNPq e bolsista CAPES-PRINT. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-9132-0514

    Sumário

    1 INTRODUÇÃO

    1.1 JUSTIFICATIVA

    1.1.1 Na Perspectiva Pessoal

    1.1.2 Na Perspectiva Social

    1.1.3 Na Perspectiva Acadêmica

    1.2 PROBLEMA DE PESQUISA

    1.3 PERGUNTAS NORTEADORAS

    1.4 OBJETIVOS

    1.4.1 Geral

    1.4.2 Específicos

    2 O ADULTO E AS TENDÊNCIAS DE ESTUDO DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS

    2.1 A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

    2.2 ANDRAGOGIA

    2.3 A EDUCAÇÃO TRANSFORMATIVA OU TRANSFORMADORA E A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA

    2.4 PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

    2.5 A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA AO LONGO DA VIDA E A SAÚDE

    3 O PENSAMENTO DE RUDOLF STEINER E A EDUCAÇÃO DE ADULTOS

    3.1 AUTORES QUE DESENVOLVERAM O PENSAMENTO STEINERIANO

    3.2 REVISÃO INTEGRATIVA

    4 METODOLOGIA DA PESQUISA

    4.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

    4.2 CONTEXTO DE PESQUISA E PARTICIPANTES

    4.3 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

    4.4 PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DOS DADOS

    4.5 PAPEL DO PESQUISADOR

    5 RESULTADOS E DISCUSSÃO

    5.1 ENTREVISTAS COM IDEALIZADORES

    5.2 DESCRIÇÃO TEXTUAL E ESTRUTURAL DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DOS IDEALIZADORES

    5.3 A ESSÊNCIA DA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS PARA IDEALIZADORES

    5.4 ENTREVISTAS COM PARTICIPANTES

    5.5 DESCRIÇÃO TEXTUAL E ESTRUTURAL DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DOS PARTICIPANTES

    5.6 A ESSÊNCIA DA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS PARA PARTICIPANTES

    5.7 A ESSÊNCIA DA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS PARA PARTICIPANTES E IDEALIZADORES

    5.8 RESULTADOS A PARTIR DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS

    6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Adulto e as tendências de estudo da educação de adultos
    • Andragogia
    • Aprendizagem. Educação transformativa ou transformadora e a aprendizagem ao longo da vida
    • Autores que desenvolveram o pensamento steineriano

    C

    • Considerações finais

    E

    • Educação de adultos. Adulto e as tendências de estudo
    • Educação de adultos. Justificativa
    • Educação de adultos. Na perspectiva acadêmica
    • Educação de adultos. Na perspectiva pessoal
    • Educação de adultos. Na perspectiva social
    • Educação de adultos. Objetivos
    • Educação de adultos. Objetivos. Específicos
    • Educação de adultos. Objetivos. Geral
    • Educação de adultos. Pensamento de Rudolf Steiner e a educação de adultos
    • Educação de adultos. Perguntas norteadoras
    • Educação de adultos. Problema de pesquisa
    • Educação de Jovens e Adultos - EJA
    • Educação transformadora ao longo da vida e a saúde
    • Educação transformadora. Paulo Freire e a educação transformadora
    • Educação transformativa ou transformadora e a aprendizagem ao longo da vida
    • Entrevistas com idealizadores
    • Essência da experiência de educação de adultos para participantes e idealizadores

    I

    • Idealizadores. Descrição textual e estrutural da educação de adultos através da experiência dos idealizadores
    • Idealizadores. Entrevistas com idealizadores
    • Idealizadores. Essência da experiência de educação de adultos para idealizadores
    • Idealizadores. Essência da experiência de educação de adultos para participantes e idealizadores
    • Introdução

    M

    • Metodologia da pesquisa

    P

    • Participantes. Descrição textual e estrutural da educação de adultos através da experiência dos participantes
    • Participantes. Entrevistas com participantes
    • Participantes. Essência da experiência de educação de adultos para participantes
    • Participantes. Essência da experiência de educação de adultos para participantes e idealizadores
    • Paulo Freire e a educação transformadora
    • Pensamento de Rudolf Steiner e a educação de adultos
    • Pesquisa. Caracterização da pesquisa
    • Pesquisa. Contexto de pesquisa e participantes
    • Pesquisa. Instrumentos de coleta de dados
    • Pesquisa. Metodologia da pesquisa
    • Pesquisa. Papel do pesquisador
    • Pesquisa. Procedimentos de análise dos dados

    R

    • Referências
    • Resultados a partir da análise de documentos
    • Resultados e discussão
    • Rudolf Steiner. Autores que desenvolveram o pensamento steineriano
    • Rudolf Steiner. Pensamento de Rudolf Steiner e a educação de adultos
    • Rudolf Steiner. Revisão integrativa

    S

    • Saúde. Educação transformadora ao longo da vida e a saúde

    V

    • Vida. Educação transformadora ao longo da vida e a saúde