Capa do livro: Relação Família-Escola - As Bases para uma Cultura Colaborativa, Organizadoras: Maria Auxiliadora Dessen, Oralda Adur de Souza

Relação Família-Escola - As Bases para uma Cultura Colaborativa

Organizadoras: Maria Auxiliadora Dessen, Oralda Adur de Souza

    Preço

    por R$ 239,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadoras: Maria Auxiliadora Dessen, Oralda Adur de Souza

    ISBN v. impressa: 978652630980-3

    ISBN v. digital: 978652630910-0

    Acabamento: Capa Dura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 591grs.

    Número de páginas: 432

    Publicado em: 18/04/2024

    Área(s): Psicologia - Desenvolvimento; Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Família e Adoção

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    A família e a escola são concebidas como sistemas interligados que, juntos, constituem os principais responsáveis pela educação de crianças e adolescentes. Quando essas duas instituições se relacionam de forma organizada e harmônica, estabelecendo um diálogo constante, vão desenvolvendo condições propícias para uma parceria que leva a um processo colaborativo essencial para atingir os propósitos da educação. Portanto, se família e escola almejam uma educação de qualidade para os filhos/estudantes, com o objetivo de torná-los cidadãos conscientes, reflexivos e atuantes na sociedade em que estão inseridos, a parceria entre família e escola, tema abordado neste livro, constitui um arcabouço essencial. 

    Considerando que a relação família-escola é uma das possibilidades, juntamente com outras estratégias, para ajudar a reverter a situação em que se encontram os estudantes brasileiros, seja na educação infantil, seja no ensino fundamental e médio, os autores deste livro aceitaram o desafio de transformar as suas experiências e conhecimentos sobre a relação família-escola, traduzindo-as em uma linguagem didática, embasada na literatura científica atualizada, tanto brasileira quanto internacional. Os 12 capítulos que compõem este livro tratam de temas diversificados relativos ao estudo da relação família-escola sob diferentes enfoques, à participação e às demandas de ambas as instituições, no que tange ao seu relacionamento e às estratégias para implementação de uma cultura participativa entre família-escola, além de tecer considerações a respeito da situação atual e das perspectivas futuras sobre a referida relação. Trata-se de conteúdo que integra as visões da Educação e da Psicologia sobre o tema que é relativamente recente na perspectiva das Ciências Humanas e Sociais, embora reflita uma preocupação antiga das famílias e dos profissionais que lidam, em suas práticas cotidianas, com as questões relativas à relação entre família e escola.

    Autor(es)

    ORGANIZADORAS:

    MARIA AUXILIADORA DESSEN

    Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo, com Pós-doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e da Família pela Universidade de Lancaster, Inglaterra, e pelo Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano e Educação, Alemanha. É professora aposentada da Universidade de Brasília–UnB, onde fundou e coordenou o Laboratório de Desenvolvimento Familiar. Foi professora convidada da Universidade de Múrcia, Espanha, e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em “Família na Sociedade Contemporânea”, da Universidade Católica do Salvador–UCSal. Área de Pesquisa: Processos familiares e de desenvolvimento humano, com ênfase nas relações parentais em famílias com crianças e adolescentes. Para acessar Currículo Lattes acesse o link: http://lattes.cnpq.br/3357570366856017

    ORALDA ADUR DE SOUZA

    Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (linha de pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano), com Pós-doutorado em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador.  Atuou em rede privada e pública de ensino, coordenou equipe pedagógica de sistema privado de ensino, onde foi responsável pelo desenvolvimento e implantação de um programa voltado para a relação escola-família. Autora de livros didáticos para o Ensino Fundamental e livros paradidáticos destinados a familiares de estudantes. Área de Pesquisa:  Processos de desenvolvimento humano, com ênfase nas relações entre escola e família. Para acessar Currículo Lattes acesse o link: https://lattes.cnpq.br/8673864027044609

    AUTORES:

    Adriana Wagner

    Angela Helena Marin

    Antônio dos Santos Andrade

    Elisângela Iuzviak Mantagute

    Gabriella Koltermann

    Graciana Sanchotene Valandro

    Lisiane Alvim Saraiva-Junges

    Luana Costa Almeida

    Lyege de Lima Borges Bastos

    Maria Alice Nogueira

    Maria Auxiliadora Dessen

    Marilene Santana dos Santos Garcia

    Marlice de Oliveira e Nogueira

    Marta Assis Loureiro

    Monica Macia Bordalba

    Oralda Adur de Souza

    Rosa Maria da Exaltação Coutrim

    Tânia Freitas Resende

    Sumário

    PARTE I - O ESTUDO DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA SOB DIFERENTES ENFOQUES

    Capítulo 1 - Família e Escola: Fundamentação Conceitual e Teórica - Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos

    Capítulo 2 - O Estudo da Relação Família-Escola na Sociologia da Educação - Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende

    Capítulo 3 - Relações entre Família e Escola na Interface Educação, Psicologia e Filosofia da Diferença - Antônio dos Santos Andrade

    PARTE II - ENVOLVIMENTO FAMÍLIA-ESCOLA: UM OLHAR SOBRE A PARTICIPAÇÃO E AS DEMANDAS

    Capítulo 4 - Relação Família-Escola e Rendimento Escolar de Estudantes do Ensino Fundamental - Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann

    Capítulo 5 - A Participação das Famílias na Gestão Escolar: Passado e Presente - Marlice de Oliveira e Nogueira / Rosa Maria da Exaltação Coutrim

    Capítulo 6 - A Participação das Famílias e a Qualidade das Escolas: entre Duas Lógicas - Luana Costa Almeida

    Capítulo 7 - As Famílias Frente às Demandas dos Professores e os Professores Frente às Demandas das Famílias, no Brasil - Lisiane Alvim Saraiva-Junges / Adriana Wagner

    PARTE III - ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CULTURA PARTICIPATIVA ENTRE FAMÍLIA-ESCOLA

    Capítulo 8 - Os Ambientes Educacionais Inovativos: Favorecendo a Relação Família-Escola - Marilene Santana dos Santos Garcia

    Capítulo 9 - A Comunicação Família-Escola: Análise de Necessidades e Propostas de Melhoria - Monica Macia Bordalba

    Capítulo 10 - Programas de Participação Colaborativa entre Escola e Família - Oralda Adur de Souza / Maria Auxiliadora Dessen

    PARTE IV - CONCLUSÕES

    Capítulo 11 - Família e Escola nas Políticas Públicas Educacionais Brasileiras - Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Elisângela Iuzviak Mantagute

    Capítulo 12 - Escola e Família: em Busca de uma Educação Compartilhada - Marta Assis Loureiro

    Sobre os Autores

    Índice alfabético

    A

    • A comunicação família-escola: análise de necessidades e propostas de melhoria. Monica Macia Bordalba
    • A participação das famílias e a qualidade das escolas: entre duas lógicas. Luana Costa Almeida
    • A participação das famílias na gestão escolar: passado e presente. Marlice de Oliveira e Nogueira / Rosa Maria da Exaltação Coutrim
    • Adriana Wagner. As famílias frente às demandas dos professores e os professores frente às demandas das famílias, no Brasil. Lisiane Alvim Saraiva-Junges / Adriana Wagner
    • Ambientes educacionais inovativos: favorecendo a relação família-escola. Marilene Santana dos Santos Garcia
    • Angela Helena Marin. Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann
    • Antônio dos Santos Andrade. Relações entre família e escola na interface educação, psicologia e filosofia da diferença
    • As famílias frente às demandas dos professores e os professores frente às demandas das famílias, no Brasil. Lisiane Alvim Saraiva-Junges / Adriana Wagner
    • Autores. Sobre os autores

    C

    • Comunicação família-escola: análise de necessidades e propostas de melhoria. Monica Macia Bordalba
    • Conclusões
    • Cultura participativa. Estratégias para implementação de uma cultura participativa entre família-escola

    D

    • Demandas. Envolvimento família-escola: um olhar sobre a participação e as demandas

    E

    • Educação compartilhada. Escola e família: em busca de uma educação compartilhada. Marta Assis Loureiro
    • Educação. O estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende
    • Educação. Os ambientes educacionais inovativos: favorecendo a relação família-escola. Marilene Santana dos Santos Garcia
    • Educação. Relações entre família e escola na interface educação, psicologia e filosofia da diferença. Antônio dos Santos Andrade
    • Elisângela Iuzviak Mantagute. Família e escola nas políticas públicas educacionais brasileiras. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Elisângela Iuzviak Mantagute
    • Ensino fundamental. Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann
    • Envolvimento família-escola: um olhar sobre a participação e as demandas
    • Escola e família: em busca de uma educação compartilhada. Marta Assis Loureiro
    • Escola. A comunicação família-escola: análise de necessidades e propostas de melhoria. Monica Macia Bordalba
    • Escola. A participação das famílias e a qualidade das escolas: entre duas lógicas. Luana Costa Almeida
    • Escola. Envolvimento família-escola: um olhar sobre a participação e as demandas
    • Escola. Estratégias para implementação de uma cultura participativa entre família-escola
    • Escola. Família e escola nas políticas públicas educacionais brasileiras. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Elisângela Iuzviak Mantagute
    • Escola. Família e escola: fundamentação conceitual e teórica. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos
    • Escola. O estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende
    • Escola. O estudo da relação família-escola sob diferentes enfoques
    • Escola. Os ambientes educacionais inovativos: favorecendo a relação família-escola. Marilene Santana dos Santos Garcia
    • Escola. Programas de participação colaborativa entre escola e família. Oralda Adur de Souza / Maria Auxiliadora Dessen
    • Escola. Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann
    • Escola. Relações entre família e escola na interface educação, psicologia e filosofia da diferença. Antônio dos Santos Andrade
    • Estratégias para implementação de uma cultura participativa entre família-escola
    • Estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende
    • Estudo da relação família-escola sob diferentes enfoques

    F

    • Família e escola nas políticas públicas educacionais brasileiras. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Elisângela Iuzviak Mantagute
    • Família e escola: fundamentação conceitual e teórica. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos
    • Família. A comunicação família-escola: análise de necessidades e propostas de melhoria. Monica Macia Bordalba
    • Família. A participação das famílias e a qualidade das escolas: entre duas lógicas. Luana Costa Almeida
    • Família. A participação das famílias na gestão escolar: passado e presente. Marlice de Oliveira e Nogueira / Rosa Maria da Exaltação Coutrim
    • Família. As famílias frente às demandas dos professores e os professores frente às demandas das famílias, no Brasil. Lisiane Alvim Saraiva-Junges / Adriana Wagner
    • Família. Envolvimento família-escola: um olhar sobre a participação e as demandas
    • Família. Escola e família: em busca de uma educação compartilhada. Marta Assis Loureiro
    • Família. Estratégias para implementação de uma cultura participativa entre família-escola
    • Família. O estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende
    • Família. O estudo da relação família-escola sob diferentes enfoques
    • Família. Os ambientes educacionais inovativos: favorecendo a relação família-escola. Marilene Santana dos Santos Garcia
    • Família. Programas de participação colaborativa entre escola e família. Oralda Adur de Souza / Maria Auxiliadora Dessen
    • Família. Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann
    • Família. Relações entre família e escola na interface educação, psicologia e filosofia da diferença. Antônio dos Santos Andrade
    • Famílias frente às demandas dos professores e os professores frente às demandas das famílias, no Brasil. Lisiane Alvim Saraiva-Junges / Adriana Wagner
    • Filosofia. Relações entre família e escola na interface educação, psicologia e filosofia da diferença. Antônio dos Santos Andrade
    • Fundamentação conceitual. Família e escola: fundamentação conceitual e teórica. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos

    G

    • Gabriella Koltermann. Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann
    • Gestão escolar. A participação das famílias na gestão escolar: passado e presente. Marlice de Oliveira e Nogueira / Rosa Maria da Exaltação Coutrim
    • Graciana Sanchotene Valandro. Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann

    I

    • Inovação. Os ambientes educacionais inovativos: favorecendo a relação família-escola. Marilene Santana dos Santos Garcia

    L

    • Lisiane Alvim Saraiva-Junges. As famílias frente às demandas dos professores e os professores frente às demandas das famílias, no Brasil. Lisiane Alvim Saraiva-Junges / Adriana Wagner
    • Luana Costa Almeida. A participação das famílias e a qualidade das escolas: entre duas lógicas
    • Lyege de Lima Borges Bastos. Família e escola: fundamentação conceitual e teórica. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos

    M

    • Maria Alice Nogueira. O estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende
    • Maria Auxiliadora Dessen. Família e escola nas políticas públicas educacionais brasileiras. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Elisângela Iuzviak Mantagute
    • Maria Auxiliadora Dessen. Família e escola: fundamentação conceitual e teórica. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos
    • Maria Auxiliadora Dessen. Programas de participação colaborativa entre escola e família. Oralda Adur de Souza / Maria Auxiliadora Dessen
    • Marilene Santana dos Santos Garcia. Os ambientes educacionais inovativos: favorecendo a relação família-escola
    • Marlice de Oliveira e Nogueira. A participação das famílias na gestão escolar: passado e presente. Marlice de Oliveira e Nogueira / Rosa Maria da Exaltação Coutrim
    • Marta Assis Loureiro. Escola e família: em busca de uma educação compartilhada
    • Melhoria. A comunicação família-escola: análise de necessidades e propostas de melhoria. Monica Macia Bordalba
    • Monica Macia Bordalba. A comunicação família-escola: análise de necessidades e propostas de melhoria

    O

    • O estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende
    • O estudo da relação família-escola sob diferentes enfoques
    • Oralda Adur de Souza. Família e escola nas políticas públicas educacionais brasileiras. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Elisângela Iuzviak Mantagute
    • Oralda Adur de Souza. Família e escola: fundamentação conceitual e teórica. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos
    • Oralda Adur de Souza. Programas de participação colaborativa entre escola e família. Oralda Adur de Souza / Maria Auxiliadora Dessen
    • Os ambientes educacionais inovativos: favorecendo a relação família-escola. Marilene Santana dos Santos Garcia

    P

    • Participação colaborativa. Programas de participação colaborativa entre escola e família. Oralda Adur de Souza / Maria Auxiliadora Dessen
    • Participação das famílias e a qualidade das escolas: entre duas lógicas. Luana Costa Almeida
    • Participação das famílias na gestão escolar: passado e presente. Marlice de Oliveira e Nogueira / Rosa Maria da Exaltação Coutrim
    • Participação. Envolvimento família-escola: um olhar sobre a participação e as demandas
    • Política pública educacional. Família e escola nas políticas públicas educacionais brasileiras. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Elisângela Iuzviak Mantagute
    • Professor. As famílias frente às demandas dos professores e os professores frente às demandas das famílias, no Brasil. Lisiane Alvim Saraiva-Junges / Adriana Wagner
    • Programas de participação colaborativa entre escola e família. Oralda Adur de Souza / Maria Auxiliadora Dessen
    • Psicologia. Relações entre família e escola na interface educação, psicologia e filosofia da diferença. Antônio dos Santos Andrade

    R

    • Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann
    • Relações entre família e escola na interface educação, psicologia e filosofia da diferença. Antônio dos Santos Andrade
    • Rendimento escolar. Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann
    • Rosa Maria da Exaltação Coutrim. A participação das famílias na gestão escolar: passado e presente. Marlice de Oliveira e Nogueira / Rosa Maria da Exaltação Coutrim

    S

    • Sobre os autores
    • Sociologia da educação. O estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende

    T

    • Tânia Freitas Resende. O estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende
    • Teoria. Família e escola: fundamentação conceitual e teórica. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos