Capa do livro: Cenários de Pesquisas em Educação - Do Cotidiano de Meninos Acolhidos para a Produção do Conhecimento Acadêmico, Organizadoras: Marlene Schüssler D´aroz, Araci Asinelli-Luz, Tania Stoltz

Cenários de Pesquisas em Educação - Do Cotidiano de Meninos Acolhidos para a Produção do Conhecimento Acadêmico

Organizadoras: Marlene Schüssler D´aroz, Araci Asinelli-Luz, Tania Stoltz

    Preço

    por R$ 119,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadoras: Marlene Schüssler D´aroz, Araci Asinelli-Luz, Tania Stoltz

    ISBN v. impressa: 978652631182-0

    ISBN v. digital: 978652631994-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 305grs.

    Número de páginas: 238

    Publicado em: 12/12/2025

    Área(s): Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Social

    Sinopse

    A Chácara Meninos de Quatro Pinheiros, como era conhecida a instituição de acolhimento de meninos em situação extrema de vulnerabilidade social (violências, abuso de drogas, conflitos familiares, dificuldades escolares, privação cultural, baixa autoestima, ausência de habilidades socioemocionais, pobreza), veio mudar a concepção de acolhimento social e com ela a realidade de muita gente. Sob a “batuta” de Fernando Francisco de Gois, hoje Padre Fernando, residindo em Confresa, no Mato Grosso do Sul, mais precisamente na Prelazia de São Félix do Araguaia, além de música, teatro e outras artes, pesquisadores e pesquisadoras produziram conhecimentos acadêmicos de relevância social porque instigam as instituições de acolhimento a encontrarem seu próprio modelo de dinâmica metodológica e se abrir ao novo para que efetivamente as crianças e adolescentes sejam protagonistas e sujeitos de direitos e deveres. Os conhecimentos construídos também têm relevância acadêmica porque vêm suprir uma lacuna social no campo acadêmico. Nos diferentes bancos de dados, são poucas as pesquisas acadêmicas que têm como participantes crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Permeada por crítica social, a obra mostra a possibilidade de se manter o sigilo, o cuidado, a solidariedade, o respeito e a participação democrática numa tecitura ética e dialógica entre diferentes atores sociais em prol de vidas que tiveram em comum a passagem da vida na rua marcando a desigualdade social que caracteriza o Brasil. A Pedagogia dos Sonhos, o método que marcou o diferencial da instituição de acolhimento para as demais, possibilitou na obra o encontro de um médico hebiatra (especialista em medicina de adolescente) convidado a escrever o Prefácio e um jornalista amigo da criança, humanizado por excelência, que escreveu o posfácio do livro. A obra convida à reflexão profunda sobre a infância e a adolescência vulneráveis e a intensa busca e manutenção dos Direitos Humanos como valores a serem vivenciados e cultivados.

    Nós também amamos a vida...

    Para vocês a vida é bela...
    Para nós, favela.
    Para vocês, escola...
    Para nós pedir esmola.
    Para vocês carro do ano...
    Para nós resto de pano.
    Para vocês ir à lua...
    Para nós morar na rua.
    Para vocês Coca-Cola...
    Para nós cheirar cola.
    Para vocês avião...
    Para nós camburão.
    Para vocês academia...
    Para nós delegacia.
    Para vocês piscina...
    Para nós chacina.
    Para vocês apartamento...
    Para nós acampamento.
    Para vocês imobiliária...
    Para nós reforma agrária.
    Para vocês compaixão...
    Para nós organização.
    Para vocês tá bom felicidade...
    Para nós, igualdade.

    Autor(es)

    ORGANIZADORAS:

    MARLENE SCHÜSSLER D’AROZ

    Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação. Pesquisadora na área da infância, da Pedagogia Social e Formação de Professores com ênfase nas práticas de ensino. Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades PPGCEH/UFAM.

    ARACI ASINELLI-LUZ

    Licenciada em História Natural, Mestre e Doutora em Educação. Pesquisadora na área de Direitos Humanos com ênfase na formação profissional e de professores e professoras, gênero e sexualidade, educação para a paz e estudos da complexidade. Professora sênior voluntária dos Programas de Pós-Graduação em Educação (acadêmico e profissional) da UFPR. Conselheira Tutelar de Curitiba, Regional Matriz.

    TANIA STOLTZ

    Licenciada em Pedagogia e Educação Artística, Mestre e Doutora em Educação. Desde 2008 é coordenadora do acordo de cooperação científica entre a Universidade Alanus, em Alfter, Bonn (Alemanha) e a Universidade Federal do Paraná, participando do grupo internacional de estudos e de pesquisas em rede do CEST – Institute of Conscious Education and Social Transformation, na Alanus Hochschule, Alemanha. Atua desde 1996 como professora com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Paraná, atualmente como Titular. Bolsista produtividade do CNPq.

    COLABORADORES:

    Anna Katharina Schmid

    Araci Asinelli-Luz

    Araci Asinelli-Luz

    Eliane Cleonice Alves Precoma

    Fernando Francisco De Gois

    Geovanio Rossato

    Hamilton Oliveira Alves

    Helga Loos Sant’Ana

    Janete Maria Da Silva Batista

    Liliana Maria Labronici

    Marlene Schüssler D’Aroz

    Orly Zucatto Mantovani De Assis

    Rodrigo Reis Navarro

    Solange Marques Rossato

    Susana Núñez-Rodriguez

    Tania Stoltz

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    Primeira Parte - POLÍTICAS E GESTÃO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

    1 O ABRIGO ENQUANTO ORGANIZAÇÃO: O EXEMPLO DA CHÁCARA MENINOS DE 4 PINHEIROS / Anna Katharina Schmid

    2 MENINOS E MENINAS DE RUA: REPRESENTAÇÕES E POLÍTICAS DE ATENDIMENTO / Geovanio Rossato / Solange Marques Rossato

    Segunda Parte - A VOZ E A VEZ DOS ATORES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO

    3 REPRESENTAÇÕES DE VIOLÊNCIA E DE RESILIÊNCIA: DIÁLOGOS COM A PEDAGOGIA DOS SONHOS E A TESSITURA DAS REDES DE PROTEÇÃO SOCIAL / Eliane Cleonice Alves Precoma / Fernando Francisco de Gois / Orly Zucatto Mantovani de Assis

    4 CONCEPÇÕES DE CUIDADO FAMILIAR NA VISÃO DE ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS / Marlene Schüssler D’Aroz / Tania Stoltz

    5 O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE EM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE / Susana Núñez-Rodriguez / Helga Loos Sant’Ana

    6 O CONFLITO NA RELAÇÃO ENTRE ADOLESCENTES E EDUCADORES DE UMA ONG / Rodrigo Reis Navarro / Araci Asinelli-Luz

    Terceira Parte - DIRETRIZES E VALORES INSTITUCIONAIS

    7 REPRESENTAÇÕES DE ADOLESCENTES ABRIGADOS DURANTE O ENSINO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS - POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR / Hamilton Oliveira Alves / Araci Asinelli-Luz

    8 RESILIÊNCIA E BUSCA DE SENTIDO NA HISTÓRIA DE VIDA DE UM ADOLESCENTE INSTITUCIONALIZADO / Janete Maria da Silva Batista / Liliana Maria Labronici

    POSFÁCIO

    SOBRE OS AUTORES

    Índice alfabético

    A

    • A voz e a vez dos atores sociais da instituição de acolhimento
    • Abrigo enquanto organização: o exemplo da Chácara Meninos de 4 pinheiros. Anna Katharina Schmid
    • Acolhimento institucional. Políticas e gestão do acolhimento institucional
    • Adolescente abrigado. Representações de adolescentes abrigados durante o ensino com resolução de problemas matemáticos. Possibilidades para formação do professor. Hamilton Oliveira Alves/Araci Asinelli-Luz
    • Adolescente institucionalizado. Concepções de cuidado familiar na visão de adolescentes institucionalizados. Marlene Schüssler D’Aroz/Tania Stoltz
    • Adolescente institucionalizado. Resiliência e busca de sentido na história de vida de um adolescente institucionalizado. Janete Maria da Silva Batista/Liliana Maria Labronici
    • Adolescente. O conflito na relação entre adolescentes e educadores de uma ONG. Rodrigo Reis Navarro/Araci Asinelli-Luz
    • Adolescente. O desenvolvimento da identidade em adolescentes em situação de vulnerabilidade. Susana Núñez-Rodriguez/Helga Loos Sant’Ana
    • Anna Katharina Schmid. O abrigo enquanto organização: o exemplo da Chácara Meninos de 4 pinheiros
    • Araci Asinelli-Luz. O conflito na relação entre adolescentes e educadores de uma ONG. Rodrigo Reis Navarro/Araci Asinelli-Luz
    • Araci Asinelli-Luz. Representações de adolescentes abrigados durante o ensino com resolução de problemas matemáticos. Possibilidades para formação do professor. Hamilton Oliveira Alves/Araci Asinelli-Luz
    • Autor. Sobre os autores

    C

    • Concepções de cuidado familiar na visão de adolescentes institucionalizados. Marlene Schüssler D’Aroz/Tania Stoltz
    • Conflito na relação entre adolescentes e educadores de uma ONG. Rodrigo Reis Navarro/Araci Asinelli-Luz
    • Cuidado familiar. Concepções de cuidado familiar na visão de adolescentes institucionalizados. Marlene Schüssler D’Aroz/Tania Stoltz

    D

    • Desenvolvimento da identidade em adolescentes em situação de vulnerabilidade. Susana Núñez-Rodriguez/Helga Loos Sant’Ana
    • Diretrizes e valores institucionais

    E

    • Educador. O conflito na relação entre adolescentes e educadores de uma ONG. Rodrigo Reis Navarro/Araci Asinelli-Luz
    • Eliane Cleonice Alves Precoma. Representações de violência e de resiliência: diálogos com a pedagogia dos sonhos e a tessitura das redes de proteção social. Eliane Cleonice Alves Precoma/Fernando Francisco de Gois/Orly Zucatto Mantovani de Assis
    • Ensino. Representações de adolescentes abrigados durante o ensino com resolução de problemas matemáticos. Possibilidades para formação do professor. Hamilton Oliveira Alves/Araci Asinelli-Luz

    F

    • Fernando Francisco de Gois. Representações de violência e de resiliência: diálogos com a pedagogia dos sonhos e a tessitura das redes de proteção social. Eliane Cleonice Alves Precoma/Fernando Francisco de Gois/Orly Zucatto Mantovani de Assis

    G

    • Geovanio Rossato. Meninos e meninas de rua: representações e políticas de atendimento. Geovanio Rossato/Solange Marques Rossato
    • Gestão. Políticas e gestão do acolhimento institucional

    H

    • Hamilton Oliveira Alves. Representações de adolescentes abrigados durante o ensino com resolução de problemas matemáticos. Possibilidades para formação do professor. Hamilton Oliveira Alves/Araci Asinelli-Luz
    • Helga Loos Sant’Ana. O desenvolvimento da identidade em adolescentes em situação de vulnerabilidade. Susana Núñez-Rodriguez/Helga Loos Sant’Ana

    I

    • Identidade. O desenvolvimento da identidade em adolescentes em situação de vulnerabilidade. Susana Núñez-Rodriguez/Helga Loos Sant’Ana
    • Institucionalização. Concepções de cuidado familiar na visão de adolescentes institucionalizados. Marlene Schüssler D’Aroz/Tania Stoltz
    • Instituição de acolhimento. A voz e a vez dos atores sociais da instituição de acolhimento
    • Introdução

    J

    • Janete Maria da Silva Batista. Resiliência e busca de sentido na história de vida de um adolescente institucionalizado. Janete Maria da Silva Batista/Liliana Maria Labronici

    L

    • Liliana Maria Labronici. Resiliência e busca de sentido na história de vida de um adolescente institucionalizado. Janete Maria da Silva Batista/Liliana Maria Labronici

    M

    • Marlene Schüssler D’Aroz. Concepções de cuidado familiar na visão de adolescentes institucionalizados. Marlene Schüssler D’Aroz/Tania Stoltz
    • Meninos e meninas de rua: representações e políticas de atendimento. Geovanio Rossato/Solange Marques Rossato

    O

    • O abrigo enquanto organização: o exemplo da Chácara Meninos de 4 pinheiros. Anna Katharina Schmid
    • O conflito na relação entre adolescentes e educadores de uma ONG. Rodrigo Reis Navarro/Araci Asinelli-Luz
    • O desenvolvimento da identidade em adolescentes em situação de vulnerabilidade. Susana Núñez-Rodriguez/Helga Loos Sant’Ana
    • ONG. O conflito na relação entre adolescentes e educadores de uma ONG. Rodrigo Reis Navarro/Araci Asinelli-Luz
    • Organização. O abrigo enquanto organização: o exemplo da Chácara Meninos de 4 pinheiros. Anna Katharina Schmid
    • Orly Zucatto Mantovani de Assis. Representações de violência e de resiliência: diálogos com a pedagogia dos sonhos e a tessitura das redes de proteção social. Eliane Cleonice Alves Precoma/Fernando Francisco de Gois/Orly Zucatto Mantovani de Assis

    P

    • Política de atendimento. Meninos e meninas de rua: representações e políticas de atendimento. Geovanio Rossato/Solange Marques Rossato
    • Políticas e gestão do acolhimento institucional
    • Posfácio
    • Proteção social. Representações de violência e de resiliência: diálogos com a pedagogia dos sonhos e a tessitura das redes de proteção social. Eliane Cleonice Alves Precoma/Fernando Francisco de Gois/Orly Zucatto Mantovani de Assis

    R

    • Representação. Meninos e meninas de rua: representações e políticas de atendimento. Geovanio Rossato/Solange Marques Rossato
    • Representações de adolescentes abrigados durante o ensino com resolução de problemas matemáticos. Possibilidades para formação do professor. Hamilton Oliveira Alves/Araci Asinelli-Luz
    • Representações de violência e de resiliência: diálogos com a pedagogia dos sonhos e a tessitura das redes de proteção social. Eliane Cleonice Alves Precoma/Fernando Francisco de Gois/Orly Zucatto Mantovani de Assis
    • Resiliência e busca de sentido na história de vida de um adolescente institucionalizado. Janete Maria da Silva Batista/Liliana Maria Labronici
    • Resiliência. Representações de violência e de resiliência: diálogos com a pedagogia dos sonhos e a tessitura das redes de proteção social. Eliane Cleonice Alves Precoma/Fernando Francisco de Gois/Orly Zucatto Mantovani de Assis
    • Rodrigo Reis Navarro. O conflito na relação entre adolescentes e educadores de uma ONG. Rodrigo Reis Navarro/Araci Asinelli-Luz

    S

    • Solange Marques Rossato. Meninos e meninas de rua: representações e políticas de atendimento. Geovanio Rossato/Solange Marques Rossato
    • Susana Núñez-Rodriguez. O desenvolvimento da identidade em adolescentes em situação de vulnerabilidade. Susana Núñez-Rodriguez/Helga Loos Sant’Ana

    T

    • Tania Stoltz. Concepções de cuidado familiar na visão de adolescentes institucionalizados. Marlene Schüssler D’Aroz/Tania Stoltz

    V

    • Valor institucional. Diretrizes e valores institucionais
    • Violência. Representações de violência e de resiliência: diálogos com a pedagogia dos sonhos e a tessitura das redes de proteção social. Eliane Cleonice Alves Precoma/Fernando Francisco de Gois/Orly Zucatto Mantovani de Assis
    • Voz e a vez dos atores sociais da instituição de acolhimento
    • Vulnerabilidade. O desenvolvimento da identidade em adolescentes em situação de vulnerabilidade. Susana Núñez-Rodriguez/Helga Loos Sant’Ana