Capa do livro: Construção da Autoestima na Infância, A - Formando Filhos Emocionalmente Saudáveis - Com Dicas, Exemplos e Orientações Práticas aos Pais e Professores, Vanessa de Fátima Záttera

Construção da Autoestima na Infância, A - Formando Filhos Emocionalmente Saudáveis - Com Dicas, Exemplos e Orientações Práticas aos Pais e Professores

Vanessa de Fátima Záttera

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Vanessa de Fátima Záttera

    ISBN v. impressa: 978652631812-6

    ISBN v. digital: 978652631743-3

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 251grs.

    Número de páginas: 196

    Publicado em: 21/07/2025

    Área(s): Psicologia - Desenvolvimento; Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Saúde; Psicologia - Terapia Cognitivo-Comportamental; Psicologia - Infantil

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Este livro tem como objetivo auxiliar pais e professores em suas práticas educacionais, visando conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento infantil, para poder ajudá-los a ampliar e a fortalecer a autoconfiança e a autoestima de crianças e adolescentes, tornando-os mais responsáveis e autônomos. Baseada em alguns recursos da Terapia Cognitivo-Comportamental, da Disciplina Positiva e da Neurociência, esta obra traz dicas para auxiliar na formação emocional, bem como na prevenção de situações que possam levar a problemas de autoestima, além do sofrimento psicológico com todo o seu impacto. Sabemos que o nosso comportamento tem influências genéticas, biológicas, sociais, históricas, culturais, além da nossa história de aprendizagem individual. Porém, neste livro, serão abordadas com maior enfoque as questões emocionais e a influência do ambiente social na construção da autoconfiança e da autoestima de crianças e adolescentes. Afinal, sabemos que a educação também é um conjunto de ações em prol da formação do caráter de um ser humano, de modo que a família e a escola precisam andar de mãos dadas.

    Autor(es)

    VANESSA DE FÁTIMA ZÁTTERA

    Psicóloga há mais de 15 anos, pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Educação Especial Inclusiva e Neuropsicopedagogia. É autora dos livros: “Autoestima Feminina: Requisitos e Eficácia da Neurociência e da Psicologia para a Autoconfiança, Autoestima e Amor-Próprio da Mulher”, além dos cursos de Autoestima e Desenvolvimento Pessoal: “Ame-se Mais e Transforme a Sua Vida” e “O Desenvolvimento da Autoconfiança e da Autoestima na Infância e Adolescência”, disponíveis para venda na plataforma Hotmart. Atua como palestrante e no corpo clínico do CEMAE – Centro Educacional Municipal de Atendimento Especializado, onde trabalha há mais de 13 anos, atendendo crianças, adolescentes e orientando pais e professores, com mais de 18 mil atendimentos realizados. Também disponibiliza vídeos nas redes sociais com dicas para pais e professores, além de auxiliar mulheres no desenvolvimento e solidificação da autoestima saudável.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    PARTE I - A AUTOESTIMA E A EDUCAÇÃO

    Capítulo 1 - A AUTOESTIMA E A EDUCAÇÃO

    Capítulo 2 - MODELOS "INVISÍVEIS" PREJUDICIAIS: O LADO OCULTO DA PUNIÇÃO

    Capítulo 3 - COMBINADOS E INSTRUÇÕES

    A IMPORTÂNCIA DE CUMPRIR A PALAVRA

    É "BIRRA"?

    SABER DIZER "NÃO", SEM CULPA

    SOBRE SABER PERDER

    Capítulo 4 - A NEGLIGÊNCIA E A SUPERPROTEÇÃO

    PAIS RÍGIDOS

    PAIS PERMISSIVOS

    SOBRE A MUDANÇA NOS SEUS PADRÕES

    Capítulo 5 - SOBRE SABER SE RELACIONAR

    PARTE II - O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

    Capítulo 6 - EXPECTATIVAS DOS PAIS E PROFESSORES

    Capítulo 7 - CRIANÇAS PEQUENAS

    A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO

    A INSEGURANÇA E O MEDO EM CRIANÇAS PEQUENAS

    TRANSMITA SEGURANÇA E PROTEÇÃO PARA A CRIANÇA

    A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO

    A CHEGADA DO IRMÃO

    ENSINAR A SE RESPEITAR E A AGRADECER

    Capítulo 8 - PREVENÇÃO A ABUSOS

    Capítulo 9 - SOBRE OS ADOLESCENTES

    A TECNOLOGIA, A INTERNET E A ERA DIGITAL

    PARTE III - A FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE

    Capítulo 10 - O DESENVOLVIMENTO DA AUTOCONFIANÇA E DA AUTOESTIMA

    APARÊNCIA E AUTOIMAGEM

    Capítulo 11 - A DINÂMICA DAS RELAÇÕES

    PARTE IV - DICAS PARA PAIS E PROFESSORES

    Capítulo 12 - A AUTONOMIA NAS TAREFAS ROTINEIRAS

    Capítulo 13 - SOBRE O PERFECCIONISMO E O MEDO DE ERRAR

    O MEDO DO FRACASSO

    Capítulo 14 - A EXCLUSÃO SOCIAL

    Capítulo 15 - MEU FILHO/ALUNO CHORA E NÃO QUER FAZER AS TAREFAS - O REFORÇO POSITIVO NA APRENDIZAGEM

    Capítulo 16 - O COMPORTAMENTO MANTIDO PELA ATENÇÃO

    VALORIZE O QUE A CRIANÇA FAZ DE BOM

    Capítulo 17 - DICAS PARA AUXILIAR NAS TAREFAS ESCOLARES

    O FOCO

    A ESTIMULAÇÃO COGNITIVA

    DICAS PARA OS PROFESSORES

    PARTE V - PRATICANDO O AUTOCUIDADO

    Capítulo 18 - QUALIDADE DE VIDA

    COMO OS SEUS PENSAMENTOS IMPACTAM A SUA VIDA

    COMO ADMINISTRAR PENSAMENTOS PREJUDICIAIS

    Capítulo 19 - O AUTOCUIDADO

    Capítulo 20 - A QUALIFICAÇÃO DA PRESENÇA NA RELAÇÃO COM OS FILHOS

    A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

    O EXCESSO DE ATIVIDADES

    COMO DIVIDIR AS TAREFAS DE CASA

    Capítulo 21 - O CLIMA FAMILIAR

    Capítulo 22 - TRABALHE-SE COMO CUIDADOR

    VOCÊ É A REFERÊNCIA

    Capítulo 23 - ENSINANDO A CRIANÇA A SE ACALMAR DICAS PARA AUXILIAR NO AUTOCONTROLE

    Capítulo 24 - SOBRE OS VALORES

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Abusos. Prevenção a abusos
    • Acolhimento. A importância do acolhimento
    • Administração do tempo
    • Adolescentes. Sobre os adolescentes
    • Agradecer. Ensinar a se respeitar e a agradecer
    • Aluno. Meu filho/aluno chora e não quer fazer as tarefas - o reforço positivo na aprendizagem
    • Aparência e autoimagem
    • Aprendizagem. Meu filho/aluno chora e não quer fazer as tarefas - o reforço positivo na aprendizagem
    • Atenção. O comportamento mantido pela atenção
    • Autoconfiança. O desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima
    • Autocontrole. Ensinando a criança a se acalmar dicas para auxiliar no autocontrole
    • Autocuidado
    • Autocuidado. Parte v - praticando o autocuidado
    • Autoestima e a educação
    • Autoestima e a educação. Parte i - a autoestima e a educação
    • Autoestima. A autoestima e a educação
    • Autoestima. O desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima
    • Autoimagem. Aparência e autoimagem
    • Autonomia nas tarefas rotineiras

    B

    • Brincadeira e o desenvolvimento

    C

    • Chegada do irmão
    • Clima familiar
    • Cognitiva. A estimulação cognitiva
    • Combinados e instruções
    • Como administrar pensamentos prejudiciais
    • Como dividir as tarefas de casa
    • Como os seus pensamentos impactam a sua vida
    • Comportamento mantido pela atenção
    • Considerações finais
    • Criança. Transmita segurança e proteção para a criança
    • Criança. Valorize o que a criança faz de bom
    • Crianças pequenas
    • Crianças pequenas. A insegurança e o medo em crianças pequenas
    • Cumprir a palavra. A importância de cumprir a palavra

    D

    • Desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima
    • Desenvolvimento da criança. Parte ii - o desenvolvimento da criança
    • Desenvolvimento. A brincadeira e o desenvolvimento
    • Dicas para auxiliar nas tarefas escolares
    • Dicas para os professores
    • Dinâmica das relações

    E

    • Educação. A autoestima e a educação
    • Ensinando a criança a se acalmar dicas para auxiliar no autocontrole
    • Ensinar a se respeitar e a agradecer
    • Era digital. A tecnologia, a internet e a era digital
    • Estimulação cognitiva
    • Excesso de atividades
    • Exclusão social
    • Expectativas dos pais e professores

    F

    • Filho. Meu filho/aluno chora e não quer fazer as tarefas - o reforço positivo na aprendizagem
    • Filhos. A qualificação da presença na relação com os filhos
    • Foco
    • Fracasso. O medo do fracasso

    I

    • Importância de cumprir a palavra
    • Importância do acolhimento
    • Insegurança e o medo em crianças pequenas
    • Instruções. Combinados e instruções
    • Internet. A tecnologia, a internet e a era digital
    • Introdução
    • Irmão. A chegada do irmão

    M

    • Medo de errar. Sobre o perfeccionismo e o medo de errar
    • Medo do fracasso
    • Medo. A insegurança e o medo em crianças pequenas
    • Meu filho/aluno chora e não quer fazer as tarefas - o reforço positivo na aprendizagem
    • Modelos "invisíveis" prejudiciais: o lado oculto da punição

    N

    • Não. Saber dizer "não", sem culpa
    • Negligência e a superproteção

    P

    • Padrões. Sobre a mudança nos seus padrões
    • Pais permissivos
    • Pais rígidos
    • Pais. Expectativas dos pais e professores
    • Pais. Parte iv - dicas para pais e professores
    • Parte i - a autoestima e a educação
    • Parte ii - o desenvolvimento da criança
    • Parte iii - a formação da personalidade
    • Parte iv - dicas para pais e professores
    • Parte v - praticando o autocuidado
    • Pensamentos prejudiciais. Como administrar pensamentos prejudiciais
    • Pensamentos. Como os seus pensamentos impactam a sua vida
    • Perder. Sobre saber perder
    • Perfeccionismo. Sobre o perfeccionismo e o medo de errar
    • Personalidade. Parte iii - a formação da personalidade
    • Presença. A qualificação da presença na relação com os filhos
    • Prevenção a abusos
    • Professores. Dicas para os professores
    • Professores. Expectativas dos pais e professores
    • Professores. Parte iv - dicas para pais e professores
    • Proteção. Transmita segurança e proteção para a criança
    • Punição. Modelos "invisíveis" prejudiciais: o lado oculto da punição

    Q

    • Qualidade de vida
    • Qualificação da presença na relação com os filhos

    R

    • Referências
    • Reforço positivo. Meu filho/aluno chora e não quer fazer as tarefas - o reforço positivo na aprendizagem
    • Relacionar. Sobre saber se relacionar
    • Relações. A dinâmica das relações
    • Respeitar. Ensinar a se respeitar e a agradecer

    S

    • Saber dizer "não", sem culpa
    • Segurança. Transmita segurança e proteção para a criança
    • Sem culpa. Saber dizer "não", sem culpa
    • Sobre a mudança nos seus padrões
    • Sobre o perfeccionismo e o medo de errar
    • Sobre os adolescentes
    • Sobre os valores
    • Sobre saber perder
    • Sobre saber se relacionar
    • Social. A exclusão social
    • Superproteção. A negligência e a superproteção

    T

    • Tarefas de casa. Como dividir as tarefas de casa
    • Tarefas escolares. Dicas para auxiliar nas tarefas escolares
    • Tarefas rotineiras. A autonomia nas tarefas rotineiras
    • Tarefas. Meu filho/aluno chora e não quer fazer as tarefas - o reforço positivo na aprendizagem
    • Tecnologia, a internet e a era digital
    • Trabalhe-se como cuidador
    • Transmita segurança e proteção para a criança

    V

    • Valorize o que a criança faz de bom
    • Você é a referência