Capa do livro: Manual Prático de Intervenção Precoce para o Desenvolvimento Infantil e Autismo - Análise do Comportamento Aplicada - ABA e Clínica Prática Baseada em Evidências, Helizabethe Guerra

Manual Prático de Intervenção Precoce para o Desenvolvimento Infantil e Autismo - Análise do Comportamento Aplicada - ABA e Clínica Prática Baseada em Evidências

Helizabethe Guerra

    Preço

    por R$ 98,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Helizabethe Guerra

    ISBN v. impressa: 978652631616-0

    ISBN v. digital: 978652632010-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 174grs.

    Número de páginas: 136

    Publicado em: 03/12/2025

    Área(s): Psicologia - Desenvolvimento; Psicologia - Saúde; Psicologia - Diversos; Psicologia - Infantil

    Sinopse

    Este manual prático é uma ferramenta essencial para profissionais, familiares e cuidadores que atuam com crianças na primeira infância, especialmente aquelas com diagnóstico ou suspeita de autismo. Com linguagem acessível e fundamentação científica, a obra apresenta estratégias de intervenção precoce voltadas ao desenvolvimento infantil, abordando aspectos como comunicação, interação social, cognição, comportamento e autonomia. O conteúdo é organizado de forma didática, com orientações passo a passo, exemplos práticos e sugestões de atividades que podem ser aplicadas em diferentes contextos clínico, domiciliar ou escolar.

    Baseado em abordagens reconhecidas internacionalmente, como o Modelo Denver de Intervenção Precoce e práticas baseadas em evidências, o livro promove o desenvolvimento global da criança, respeitando suas singularidades e potencialidades. Além disso, oferece subsídios para o planejamento de programas individualizados, avaliação de progresso e envolvimento ativo da família no processo terapêutico.

    Ideal para quem busca uma intervenção eficaz, humanizada e centrada na criança, esta obra contribui para ampliar o acesso ao conhecimento e fortalecer práticas inclusivas desde os primeiros anos de vida.

    Autor(es)

    HELIZABETHE GUERRA

    Mãe atípica e mulher autista, com diagnóstico tardio aos 36 anos. É mestranda pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e graduada em Ciências Biológicas pelo CEI. Possui especializações em Intervenção ABA para Autismo e De ciência Intelectual, Educação Especial, Transtorno do Espectro Autista e Ludopedagogia/Psicopedagogia Clínica. Atua como supervisora e Analista do Comportamento – Terapeuta ABA, realizando atendimentos em intervenção precoce em projetos em municípios do Paraná. Sua trajetória une experiência pessoal, formação acadêmica sólida e prática profissional dedicada ao desenvolvimento e inclusão de crianças com autismo. Lattes: cnpq.br/9324173495696192

    Sumário

    PRIMEIROS PASSOS COM ABA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA INTERVENÇÃO PRECOCE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE CRIANÇAS COM AUTISMO

    Parte I - FUNDAMENTOS DA INTERVENÇÃO PRECOCE

    INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

    MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL TÍPICO DE 0 A 6 ANOS

    A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRECOCE

    IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM COLABORATIVA

    BASES CIENTÍFICAS DA NEUROPLASTICIDADE

    MODELOS DE INTERVENÇÃO PRECOCE

    ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES

    COMPARAÇÃO DE MODELOS (DENVER, DIR/FLOORTIME, ABA)

    Parte II - FUNDAMENTOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)

    PRINCÍPIOS DA ABA

    REFORÇO POSITIVO, NEGATIVO, PUNIÇÃO E EXTINÇÃO

    AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO

    IDENTIFICAÇÃO DE FUNÇÕES DO COMPORTAMENTO

    FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO (ABLLS-R, VB-MAPP, INVENTÁRIO PORTAGE OPERACIONALIZADO)

    PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÕES BASEADAS EM ABA

    Parte III - ABA NA PRÁTICA COM CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS

    IMPLEMENTAÇÃO DA ABA

    ADAPTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

    ENSINO DE HABILIDADES BÁSICAS

    COMUNICAÇÃO, HABILIDADES SOCIAIS, AUTOCUIDADO

    USO DE REFORÇADORES NATURAIS E GENERALIZAÇÃO

    TREINAMENTO DE PAIS E CUIDADORES

    Parte IV - ABA E AUTISMO: INTERVENÇÃO PRECOCE ESPECÍFICA

    AUTISMO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: HISTÓRIA, DIAGNÓSTICO E ATUALIZAÇÕES

    SINAIS PRECOCES E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

    IMPACTO DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

    ABA COMO INTERVENÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS PARA O AUTISMO

    EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA EFICÁCIA DA ABA

    ESTUDOS DE CASOS E RESULTADOS CLÍNICOS

    DESAFIOS E CONSIDERAÇÕES ÉTICAS NA APLICAÇÃO DA ABA PARA AUTISMO

    INDIVIDUALIZAÇÃO DO TRATAMENTO

    INCLUSÃO, DIREITOS DA CRIANÇA COM AUTISMO E QUALIDADE DE VIDA

    Parte V - CONSIDERAÇÕES FINAIS

    PERSPECTIVAS FUTURAS DA ABA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

    INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ENSINO REMOTO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM AUTISMO

    FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM AUTISMO

    CAMINHOS PARA FAMÍLIAS E PROFISSIONAIS NO APOIO À PESSOA COM AUTISMO

    Índice alfabético

    A

    • ABA como intervenção baseada em evidências para o autismo
    • ABA e autismo: intervenção precoce específica
    • ABA na prática com crianças de 0 a 6 anos
    • ABA. Evidências científicas da eficácia da ABA
    • ABA. Evidências científicas. Estudos de casos e resultados clínicos
    • ABA. Evidências científicas. Inclusão, direitos da criança com autismo e qualidade de vida
    • ABA. Evidências científicas. Individualização do tratamento
    • ABA. Fundamentos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
    • ABA. Implementação da ABA
    • ABA. Perspectivas futuras da ABA na primeira infância
    • ABA. Planejamento de intervenções baseadas em ABA
    • ABA. Primeiros passos com ABA: fundamentos e práticas da intervenção precoce para o desenvolvimento infantil de crianças com autismo
    • ABA. Princípios da ABA
    • ABA. Reforço positivo, negativo, punição e extinção
    • ABLLS-R. Ferramentas de avaliação (ABLLS-R, VB-MAPP, Inventário Portage Operacionalizado)
    • Atualização. Autismo na primeira infância: história, diagnóstico e atualizações
    • Autismo na primeira infância: história, diagnóstico e atualizações
    • Autismo. ABA como intervenção baseada em evidências para o autismo
    • Autismo. ABA e autismo: intervenção precoce específica
    • Autismo. Caminhos para famílias e profissionais no apoio à pessoa com autismo
    • Autismo. Desafios e considerações éticas na aplicação da ABA para autismo
    • Autismo. Formação de profissionais e políticas públicas para pessoas com autismo
    • Autismo. Inovações tecnológicas e ensino remoto no desenvolvimento da criança com autismo
    • Autismo. Primeiros passos com ABA: fundamentos e práticas da intervenção precoce para o desenvolvimento infantil de crianças com autismo
    • Autocuidado. Comunicação, habilidades sociais, autocuidado
    • Avaliação funcional do comportamento
    • Avaliação. Ferramentas de avaliação (ABLLS-R, VB-MAPP, Inventário Portage Operacionalizado)

    C

    • Caminhos para famílias e profissionais no apoio à pessoa com autismo
    • Colaboração. Importância de uma abordagem colaborativa
    • Comparação de modelos (Denver, DIR/Floortime, ABA)
    • Comportamento. Avaliação funcional do comportamento
    • Comportamento. Identificação de funções do comportamento
    • Comunicação, habilidades sociais, autocuidado

    D

    • Desenvolvimento da criança autismo. Inovações tecnológicas e ensino remoto no desenvolvimento da criança com autismo
    • Desenvolvimento infantil. Introdução
    • Desenvolvimento infantil. Marcos do desenvolvimento infantil típico de 0 a 6 anos
    • Desenvolvimento infantil. Primeiros passos com ABA: fundamentos e práticas da intervenção precoce para o desenvolvimento infantil de crianças com autismo
    • Diagnóstico diferencial e sinais precoces
    • Diagnóstico precoce. Impacto
    • Diagnóstico. Autismo na primeira infância: história, diagnóstico e atualizações

    E

    • Ensino de habilidades básicas

    F

    • Família. Caminhos para famílias e profissionais no apoio à pessoa com autismo
    • Ferramentas de avaliação (ABLLS-R, VB-MAPP, Inventário Portage Operacionalizado)
    • Fundamentos da intervenção precoce

    G

    • Generalização. Uso de reforçadores naturais e generalização

    H

    • Habilidade social. Comunicação, habilidades sociais, autocuidado
    • Habilidade técnica. Ensino de habilidades básicas

    I

    • Impacto do diagnóstico precoce
    • Inovações tecnológicas e ensino remoto no desenvolvimento da criança com autismo
    • Intervenção precoce para o desenvolvimento infantil e autismo. Considerações finais
    • Intervenção precoce. A importância da observação
    • Intervenção precoce. ABA e autismo: intervenção precoce específica
    • Intervenção precoce. Fundamentos
    • Intervenção precoce. Modelos
    • Intervenção precoce. Primeiros passos com ABA: fundamentos e práticas da intervenção precoce para o desenvolvimento infantil de crianças com autismo
    • Intervenção. ABA como intervenção baseada em evidências para o autismo
    • Inventário Portage Operacionalizado. Ferramentas de avaliação (ABLLS-R, VB-MAPP, Inventário Portage Operacionalizado)

    M

    • Marcos do desenvolvimento infantil típico de 0 a 6 anos
    • Multidisciplinaridade. Abordagens multidisciplinares

    N

    • Neuroplasticidade. Bases científicas

    P

    • Planejamento de intervenções baseadas em ABA
    • Política pública. Formação de profissionais e políticas públicas para pessoas com autismo
    • Primeira infância. Adaptação de estratégias para a primeira infância
    • Primeira infância. Autismo na primeira infância: história, diagnóstico e atualizações
    • Primeiros passos com ABA: fundamentos e práticas da intervenção precoce para o desenvolvimento infantil de crianças com autismo
    • Profissional. Caminhos para famílias e profissionais no apoio à pessoa com autismo
    • Profissional. Formação de profissionais e políticas públicas para pessoas com autismo

    S

    • Sinais precoces e diagnóstico diferencial

    T

    • Treinamento de pais e cuidadores

    V

    • VB-MAPP. Ferramentas de avaliação (ABLLS-R, VB-MAPP, Inventário Portage Operacionalizado)