Capa do livro: Memórias de um Embaixador Francês na Rússia - Volume 2 - Bastidores do Império Czarista Durante a Primeira Guerra Mundial - Coleção Diários de Viagem, Maurice Paléologue - Tradução: Caio Zambiazzi - Coordenadora/Adaptadora: Giselle Zambiazzi

Memórias de um Embaixador Francês na Rússia - Volume 2 - Bastidores do Império Czarista Durante a Primeira Guerra Mundial - Coleção Diários de Viagem

Maurice Paléologue - Tradução: Caio Zambiazzi - Coordenadora/Adaptadora: Giselle Zambiazzi

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Maurice Paléologue - Tradução: Caio Zambiazzi - Coordenadora/Adaptadora: Giselle Zambiazzi

    ISBN v. impressa: 978652632059-4

    ISBN v. digital: 978652631996-3

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 218grs.

    Número de páginas: 174

    Publicado em: 11/12/2025

    Área(s): Literatura e Cultura - Viagem e Turismo; Literatura e Cultura - Diversos

    Sinopse

    A agonia do império russo pelo olhar de um embaixador francês.

    Julho de 1914: a Europa desaba em guerra. O embaixador francês Maurice Paléologue, em missão na Rússia, registra em detalhes o desenrolar das batalhas, a ação da diplomacia e, paralelamente, todo o processo interno que levaria ao colapso do czarismo, com derrotas militares, escândalos na corte, um imperador fraco e a sombra de Rasputin.

    A burocracia paralisa o exército, as fábricas não produzem armas e soldados morrem sem munição. Acredite: o que para nós hoje é meramente um ditado popular, realmente aconteceu. Durante a Primeira Guerra Mundial, os soldados literalmente foram para as batalhas sem metralhadora.

    Enquanto isso, diplomatas dividiam países como mercadorias. “Constantinopla fica com você, o Irã com você e o Egito para mim”. Assim, como quem divide um pacote de biscoitos entre os amigos, o mapa-múndi era planejado entre as potências e impérios. Muitos conflitos que hoje acontecem ao redor mundo são consequência das reuniões descritas neste livro. Em alguns casos, em menos de um minuto!

    Tudo é registrado pelo olhar aguçado de Maurice Paléologue, que deixou em Memórias de um Embaixador Francês na Rússia seu diário durante a missão diplomática, um precioso documento histórico com os bastidores de um dos momentos mais dramáticos da história da humanidade.

    Neste segundo volume, uma Rússia desorganizada e obsoleta agoniza dentro e fora de casa dia após dia. Este não é um livro sobre heróis de guerra nem sobre os dramas da trincheira. O que encontramos aqui é um relato cru de como impérios caem e mudam nossas vidas para sempre.

    Boa leitura!

    Autor(es)

    MAURICE PALÉOLOGUE

    Nasceu em Paris em 1859. Historiador e ensaísta, foi um destacado diplomata francês, servindo como embaixador na Rússia durante a Primeira Guerra Mundial, onde presenciou os últimos anos do regime czarista e os primeiros momentos da Revolução Russa. Contribuiu para as articulações diplomáticas da Tríplice Entente, aliança entre França, Rússia e Reino Unido contra Alemanha e Áustria-Hungria. Antes de sua missão na Rússia, desempenhou funções diplomáticas em países como Marrocos, China, Itália e Bulgária. Autor de cerca de 20 livros, incluindo romances, ensaios, biografias e memórias, destacou-se especialmente por seus relatos sobre a Rússia imperial. Em 1928, foi eleito para a cadeira 19 da Academia Francesa. Morreu em 1944, aos 85 anos.

    Sumário

    Capítulo I - 3 A 28 DE OUTUBRO DE 1914

    Capítulo II - 29 DE OUTUBRO A 30 DE NOVEMBRO DE 1914

    Capítulo III - 1º A 31 DE DEZEMBRO DE 1914

    Capítulo IV - 1º DE JANEIRO A 13 DE FEVEREIRO DE 1915

    Capítulo V - 14 DE FEVEREIRO A 31 DE MARÇO DE 1915

    Capítulo VI - 1º DE ABRIL A 2 DE JUNHO DE 1915