Capa do livro: Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas - Comentários ao Texto Constitucional, Ranulfo José Prado

Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas - Comentários ao Texto Constitucional

Ranulfo José Prado

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Ranulfo José Prado

    ISBN v. impressa: 978652632048-8

    ISBN v. digital: 978652631957-4

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 223grs.

    Número de páginas: 174

    Publicado em: 26/01/2026

    Área(s): Direito - Constitucional

    Sinopse

    Esta obra oferece uma análise constitucional aprofundada dos mecanismos de proteção da ordem democrática no Brasil, abrangendo o Estado de Defesa, o Estado de Sítio e a Intervenção Federal. A partir dos dispositivos constitucionais previstos nos artigos 34, 35, e 136 a 141 da Constituição Federal de 1988, o autor examina minuciosamente as suposições, procedimentos e limites dessas medidas extraordinárias, destinadas a proteger a integridade nacional, a soberania e a estabilidade institucional em contextos de crise. O livro detalha as diferenças fundamentais entre o Estado de Defesa, aplicável em situações de grave instabilidade institucional ou calamidades de grandes situações, com restrições temporárias e espacialmente delimitadas, e o Estado de Sítio, regime mais especificamente cabível diante de comoção grave de repercussão nacional, ineficácia do Estado de Defesa, ou em resposta a declaração de guerra ou agressão armada estrangeira.

    A obra também analisa, detalhadamente, o instituto da Intervenção Federal, esclarecendo as abordagens ao princípio federativo que autorizam a União a intervir nos Estados e no Distrito Federal, bem como a Intervenção Estadual nos Municípios.

    Além disso, examina a estrutura constitucional das Forças Armadas, conforme disciplinado pelo artigo 142 da CF/88, com destaque para a orientação do Supremo Tribunal Federal na ADI 6.457, que confirma ser constitucionalmente vedado às Forças Armadas o exercício do Poder Moderador. O livro esclarece que a função institucional dos militares restringe-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, especificamente, à Garantia da Lei e da Ordem (GLO), sempre em caráter subsidiário após esgotamento dos mecanismos ordinários de segurança pública, e sob o controle permanente dos demais poderes, sem qualquer autonomia para interferir ou arbitrar disputas entre o Executivo, Legislativo e Judiciário.

    Adicionalmente, examina-se a estrutura constitucional da segurança pública brasileira, delineando as competências dos órgãos responsáveis (Polícia Federal, Polícias Rodoviárias e Ferroviárias Federais, Polícias Civis, Militares e Penais, e Corpos de Bombeiros Militares), conforme estabelecido no artigo 144 da Carta Magna.

    Com abordagem técnica e didática, fundamentada em antecedentes históricos, jurisdição do STF e implicações éticas, a obra constitui referência essencial para acadêmicos, operadores de direito, agentes públicos e todos os interessados na compreensão dos limites constitucionais do poder estatal em situações específicas, sempre sob a perspectiva da preservação do Estado Democrático de Direito.

    Autor(es)

    RANULFO JOSÉ PRADO

    Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra - Portugal. Mestre em Ciências Jurídico-Políticas - Menção em Direito Constitucional - pela Universidade de Coimbra - Portugal. Pós-Graduado pela Faculdade Processus de Direito - Brasília/DF. Graduado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília/DF - CEUB (1999). É Analista Judiciário do Supremo Tribunal Federal, Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Republicana e Professor de Direito Constitucional da Faculdade Republicana – Brasília/DF e da União Pioneira de Integração Social – UPIS – Brasília/DF.

    Sumário

    DA DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS

    O SISTEMA CONSTITUCIONAL DE CRISES - TENSÃO ENTRE ORDEM E LIBERDADE

    DO ESTADO DE DEFESA E DO ESTADO DE SÍTIO

    Título V - DA DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS

    Capítulo I DO ESTADO DE DEFESA E DO ESTADO DE SÍTIO

    Seção I - DO ESTADO DE DEFESA

    ESTADO DE DEFESA

    Seção II - DO ESTADO DE SÍTIO

    ESTADO DE SÍTIO

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    CONCLUSÃO

    Título III - DA ORGANIZAÇÃO DO ESTADO

    Capítulo VI DA INTERVENÇÃO

    DA INTERVENÇÃO

    ESPÉCIES DE INTERVENÇÃO

    Intervenção autônoma

    Intervenção por solicitação

    Intervenção por requisição

    Representação interventiva

    INTERVENÇÃO DOS ESTADOS NOS MUNICÍPIOS

    As hipóteses em que essa intervenção é permitida ocorrem quando

    CONCLUSÃO

    Capítulo II DAS FORÇAS ARMADAS

    CONCLUSÃO

    Capítulo III DA SEGURANÇA PÚBLICA

    CONCLUSÃO

    REFERÊNCIAS

    SOBRE O AUTOR

    POSFÁCIO

    Índice alfabético

    A

    • Autor. Sobre o autor

    C

    • Crise. Sistema constitucional de crises. Tensão entre ordem e liberdade

    D

    • Defesa do Estado e das instituições democráticas
    • Defesa do Estado e das instituições democráticas

    E

    • Estado de Defesa
    • Estado de Defesa e do Estado de Sítio
    • Estado de Defesa e do Estado de Sítio
    • Estado de Sítio
    • Estado de Sítio e Estado de Defesa
    • Estado de Sítio. Conclusão
    • Estado de Sítio. Disposições gerais
    • Estado. Intervenção dos Estados nos Municípios
    • Estado. Organização do Estado

    F

    • Forças Armadas
    • Forças Armadas. Conclusão

    I

    • Instituição democrática. Defesa do Estado e das instituições democráticas
    • Intervenção
    • Intervenção autônoma
    • Intervenção dos Estados nos Municípios
    • Intervenção mínima. Hipóteses em que essa intervenção é permitida
    • Intervenção por requisição
    • Intervenção por solicitação
    • Intervenção. Conclusão
    • Intervenção. Espécies

    L

    • Liberdade. Sistema constitucional de crises. Tensão entre ordem e liberdade

    M

    • Município. Intervenção dos Estados nos Municípios

    O

    • Ordem. Sistema constitucional de crises. Tensão entre ordem e liberdade
    • Organização do Estado

    P

    • Posfácio

    R

    • Referências
    • Representação interventiva

    S

    • Segurança pública
    • Segurança pública. Conclusão
    • Sistema constitucional de crises. Tensão entre ordem e liberdade