Capa do livro: Preço da Corrida, O - Reflexões Sobre a (In)Dignidade no Trabalho em Plataformas Digitais - Biblioteca IDP - Juruá, André de Araújo Chavante

Preço da Corrida, O - Reflexões Sobre a (In)Dignidade no Trabalho em Plataformas Digitais - Biblioteca IDP - Juruá

André de Araújo Chavante

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: André de Araújo Chavante

    ISBN v. impressa: 978652631907-9

    ISBN v. digital: 978652632326-7

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 195grs.

    Número de páginas: 152

    Publicado em: 06/04/2026

    Área(s): Direito - Trabalho

    Sinopse

    O PREÇO DA CORRIDA – Reflexões sobre a (in)dignidade no Trabalho em Plataformas Digitais investiga, sob perspectiva constitucional e juslaboral, os impactos da economia virtual na estrutura do trabalho contemporâneo. Em meio à chamada sharing economy, a obra analisa a transformação do emprego tradicional em tarefas fragmentadas, mediadas por algoritmos, marcadas por remuneração variável, ausência de garantias sociais e permanente disponibilidade.

    Ao investigar o verdadeiro "preço da corrida", o Autor problematiza se a autonomia anunciada pelas plataformas digitais representa, de fato, liberdade ou constitui um disruptivo modelo de encarceramento humano virtual. Questiona, ainda, se a sociedade, após séculos de evolução histórica dos direitos fundamentais, pode admitir um modelo de trabalho que não assegure dignidade.

    Ao percorrer os paradigmas do Estado, do Liberal ao Democrático de Direito, e dialogar com a jurisprudência brasileira, bem como com o Programa do Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a obra examina a precarização no trabalho por aplicativos e a coexistência da indignidade em atividades formalmente reconhecidas
    como lícitas, dissociação dos direitos humanos que, à luz da experiência histórica, já produziu graves retrocessos civilizatórios.

    Se o futuro do trabalho já não pode ser pensado sem as plataformas digitais, tampouco pode ser imaginado um porvir que exclua a dignidade humana como eixo normativo da ordem jurídica. Mais do que crítica, esta obra propõe reflexão e reconstrução. A tecnologia deve servir à justiça social e inspirar uma verdadeira revolução, na qual o avanço digital não se sustente às custas da dignidade do trabalhador e em que o "preço da corrida" jamais substitua o valor social do trabalho.

    Destinada a profissionais do Direito, pesquisadores e leitores interessados no futuro do trabalho, oferece análise técnica, interdisciplinar e atual sobre os desafios jurídicos das plataformas digitais e a reconstrução da dignidade no trabalho contemporâneo.

    Autor(es)

    ANDRÉ DE ARAÚJO CHAVANTE

    Doutorando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Advogado e palestrante, com atuação nas áreas trabalhista, médica e consumerista. É fundador do Escritório Chavante Advocacia e assessor jurídico do Sindicato dos Médicos de Anápolis (SIMEA).

    Sumário

    1 INTRODUÇÃO

    2 PARADIGMAS DE ESTADO E REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS: A FORMAÇÃO DA PROTEÇÃO JURÍDICA AO TRABALHO

    2.1 O ESTADO LIBERAL DE DIREITO: A PROMESSA DA LIBERDADE EM UMA SOCIEDADE SEM AMPARO

    2.2 O ESTADO SOCIAL DE DIREITO: O PROJETO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE HUMANA

    2.3 O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: DIGNIDADE HUMANA E O VALOR SOCIAL DO TRABALHO

    2.4 ENTRE O CAPITAL E A CONSTITUIÇÃO: AS AMEAÇAS AO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E À PROTEÇÃO DO TRABALHO

    3 O TRABALHO DECENTE COMO DIREITO HUMANO: O PROJETO GLOBAL DE DIGNIDADE DA OIT

    3.1 DIREITOS HUMANOS: O DIREITO FUNDADO DA CONDIÇÃO HUMANA

    3.2 EIXOS DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS

    3.3 UNIVERSALIDADE, RELATIVISMO E MULTICULTURALISMO DOS DIREITOS HUMANOS

    3.4 A TUTELA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS TRABALHISTAS: A CRIAÇÃO E A JORNADA GLOBAL DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT)

    3.5 DIVERSIFICAÇÃO E REVISITAÇÃO DA ATUAÇÃO NORMATIVA DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

    4 TRABALHO PLATAFORMIZADO: CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0

    4.1 DA MÁQUINA A VAPOR AO ALGORITMO: UMA TRAVESSIA PELAS QUATRO REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS

    4.2 CLASSE PLATAFORMIZADA

    4.3 ENTRE CORRIDAS E DIREITOS: O PREÇO DO TRABALHADOR PLATAFORMIZADO

    5 TRABALHAR PARA UM FUTURO MELHOR: RECONSTRUINDO A DIGNIDADE HUMANA NO TRABALHO DIGITAL

    5.1 O TRABALHO DECENTE: ONDE A TECNOLOGIA DEVE SERVIR E O HOMEM EXISTIR

    5.2 O DIREITO FUNDAMENTAL AO TRABALHO DIGNO: RECONSTRUINDO O VALOR DO TRABALHO NA ECONOMIA DIGITAL

    6 CONCLUSÃO

    REFERÊNCIAS