Contestado, O - Causas e Consequências

Osnivaldo de Oliveira Vargas

Leia na Biblioteca Virtual
Versão Impressa:
Versão Digital (e-Book):
Disponível para:  Android  iOS  Windows Phone
Parcele em até 6x sem juros no cartão. Parcela mínima de R$ 20,00
FICHA TÉCNICA
Autor(es): Osnivaldo de Oliveira Vargas
ISBN v. Impressa: 978853625201-8
ISBN v. Digital: 978853625261-2
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 250
Publicado em: 16/06/2015
Área(s): Literatura e Cultura - Política, História e Filosofia
VERSÃO DIGITAL (E-BOOK)
  • Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora para Smartphones e Tablets rodando iOS, Android ou Windows Phone;
  • Disponível para as plataformas:
    Android Android 4 ou posterior
    iOS iOS 7 ou posterior
    Windows Phone Windows Phone 8 ou posterior
  • Não compatível para leitura em computadores;
  • Compra apenas via site da Juruá Editora.
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

Ao longo dos anos muitos livros e estudos foram publicados com a finalidade de descrever aos leitores o tema "O Contestado", um dos maiores movimentos sociais ocorridos no Brasil no início do séculoXX, proveniente do litígio pela demarcação fronteiriça entre os estados do Paraná e de Santa Catarina. Porém, poucas obras retratam de forma concreta as causas e as consequências do movimento que acabou deflagrando um conflito armado entre a população cabocla e as forças militares.

Diante disso, esta obra que o leitor tem em mãos traz como objetivo principal a descrição das circunstâncias provocadoras da contenda, apresentando, em um primeiro plano, as causas do conflito, descrevendo a região contestada, o início e motivos do litígio e as infrutíferas negociações judiciais e extrajudiciais. Também há relatos sobre a construção da estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul e a instalação de duas grandes madeireiras na região, que causaram a expulsão de centenas de camponeses de suas terras, fazendo com que eles passassem a perambular pelo sertão em busca de trabalho, acabando por se envolver ao messianismo de um homem conhecido como monge José Maria.

Conhecidas as causas da questão, a segunda parte da obra trata das consequências do litígio de terras, dando origem ao que ficou conhecido como "Campanha do Contestado", relatando desde a trágica investida militar ao acampamento do monge e seus seguidores, nos campos de Irani, em outubro de 1912, resultando na morte de dezenas de caboclos e do monge José Maria, além de inúmeros militares, entre os quais o Comandante do Regimento de Segurança do Paraná, Coronel João Gualberto Gomes de Sá Filho.

Com este trágico resultado, durante quatro anos foram travados inúmeros conflitos armados entre militares e caboclos, provocando a morte de milhares de civis e quase duas centenas de militares, estendendo-se até outubro de 1916, quando foi assinado o acordo entre os governadores do Paraná e de Santa Catarina para solução da questão de limites.

AUTOR(ES)

OSNIVALDO DE OLIVEIRA VARGAS

Nasceu em Irani, cidade localizada no oeste de Santa Catarina, considerada o Berço do Contestado. Adolescente, mudou-se para Curitiba, onde mora até hoje. É advogado, contador e servidor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná desde 1992. Resolveu estudar o litígio de terras travado pelos estados do Paraná e Santa Catarina pelo fato de seu avô, Gabriel Fabrício das Neves, à época do conflito, ser proprietário de uma área de terras vizinha ao Banhado Grande, palco da trágica investida militar aos devotos do monge José Maria, provocando a morte de inúmeras pessoas, entre as quais, o próprio monge, além do comandante das forças legais paranaenses, Coronel João Gualberto Gomes de Sá Filho.

SUMÁRIO

Primeira Parte - AS CAUSAS DO CONTESTADO

1.1 O Que Foi o Contestado

1.2 Início e Motivos do Litígio

1.3 A Região Contestada

1.4 As Negociações

1.5 O Conflito Brasil-Argentina

1.6 A Estrada de Ferro e a Madeireira

1.7 Os Primeiros Conflitos

1.8 O Messianismo no Contestado

1.9 A Perseguição em Taquaruçu

Segunda Parte - AS CONSEQUÊNCIAS DO CONTESTADO

2.1 A Batalha de Irani

2.2 Um Ano Sem Derramamento de Sangue

2.3 De Volta a Taquaruçu

2.4 Novos Acampamentos - Caraguatá

2.5 Novos Redutos, Novas Expedições

2.6 A Morte do Capitão Matos Costa

2.7 Expedição Setembrino de Carvalho

2.8 A Chegada do Capitão Potiguara

2.9 As Últimas Expedições

2.10 Adeodato e o Vale da Morte

2.11 Os Últimos Rebeldes

2.12 Negociações Finais - O Acordo

2.13 Memórias Num Baú

REFERÊNCIAS

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: