Regresso, O - Um Amor Censurado e Eterno Anseio Libertário

Enézio de Deus Silva Júnior e Patrícia Lacerda Trindade de Lima

Veja o vídeo da obraLeia na Biblioteca Virtual
Preço:
Parcele em até 6x sem juros no cartão. Parcela mínima de R$ 20,00
FICHA TÉCNICA
Autor(es): Enézio de Deus Silva Júnior e Patrícia Lacerda Trindade de Lima
ISBN: 978853623462-5
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 256
Publicado em: 14/09/2011
Área(s): Literatura e Cultura - Diversos
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

Uma história de amor. Mas também de lutas, de intrigas, de traições, de dores, toda perpassada por eterno anseio libertário. Seria uma história sobre a liberdade? Pode-se dizer, seja uma saga sobre sentimentos humanos, sobre pessoas apaixonadas pela vida - que amam, sofrem, sonham, reagem, recomeçam, lutam; com a particularidade de se desenrolar em meio a um cenário inegavelmente sofrido e injusto: o da escravidão, no seio do Recôncavo Baiano. Guilherme, poderoso senhor de engenho, que se apaixona por uma jovem escrava - a filha da Bá, velha enigmática, sábia, possuidora do dom de falar com a natureza, de traduzir os sinais do tempo e que chegou grávida na fazenda Pouso Alegre. Em pouco tempo, Mãe Miúda (como também era conhecida a Bá) ganhou a confiança e o respeito do senhor, ainda ele, em seu íntimo, a questionar o estranho poder que a envolvia – especialmente católico fervoroso, devoto de Santo Antônio. Ao revés de mais um caso de senhor que deseja uma de suas escravas, a sólida afeição entre Guilherme e Felicidade (que traz no nome o seu ideal de vida) muda os rumos daquela fazenda. Apesar de uma vida de privilégios, que a sua condição de amante lhe proporcionava, ela tenta conciliar o amor pelo seu dono com a vontade de ajudar os seus irmãos e irmãs escravos(as). Cercada por esses(as), que lutam pela liberdade resistindo e organizando fugas, Felicidade tem em Felícia sua especial amiga - uma escrava sedutora, destemida e revolucionária, que, a muitos, sinalizou caminhos de leveza e de alegria, mesmo ante dores e perseguições - a da sua mente conflituosa, por sinal. Sustentando o coração guerreiro da senzala contra a vida escravizada, o grito de Antonio - negro destemido e sedutor - ecoou em outros escravos e escravas, como na existência de Luanda, através de cujas mãos de lavadeira, muitas lágrimas puderam ser transformadas em açúcar derramado no chão. Sábia dona do tempo, Luanda, da cozinha da casagrande, é ponte de libertação para o seu povo e transita pelas páginas de todo o canavial literário da obra. Izabel, a sinhazinha, esposa do senhor adúltero, agoniza em silêncio com a traição escancarada do marido, a quem ama, pai de seus dois filhos. Na sociedade baiana do século XIX, revelam-se poderes, sofrimentos, pompas, sangues e os feitos de homens e mulheres batalhadores(as) ou entregues à inércia de suas vidas, dominadas por anseios e frustrações. Por estas páginas de cana regada pelo Subaé então límpido e caudaloso, os leitores e as leitoras verão que O Regresso é cachoeira, umidade, bambu, torrente de emoção capaz de conduzi-los(as) às múltiplas sensações de como viveram e sentiram cada uma destas personagens, ainda tão presentes dentro de nós.

AUTOR(ES)

Enézio de Deus Silva Júnior é Natural de Retirolândia/BA, é Advogado; Autor dos livros: A Possibilidade Jurídica de Adoção Por Casais Homossexuais (5ª ed., Juruá) e Retirolândia: Memória e Vida (Juruá); Coautor do livro Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo (Revista dos Tribunais); Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz/BA (UESC); Servidor Público (Gestor Governamental) Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (SAEB, Bahia); Especialista em Direito Público (Unifacs); Mestrando em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL); Membro-pesquisador do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), do Núcleo de Estudos sobre as Mulheres e as Relações de Gênero (Mulieribus/UEFS) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Juventude, Cultura, Identidade e Cidadania (NPEJI/UCSAL); Professor de Direitos Humanos (Academia da Polícia Civil do Estado da Bahia e Faculdade de Tecnologia e Ciências/FTC-EAD); Membro-honorário da Academia de Cultura da Bahia (ACB – posse em 2007) e da Academia de Letras, Artes e Ciências da Argentina (posse em 2008); Cantor e compositor, com os seguintes CDs gravados: Inspirações e Louvores a Antônio (2004), Reencontro (2005), Hino de Retirolândia (2005), Nos Cantos da Minha Terra (2007) e Hino de Nossa Senhora D’Ajuda (2010).

Patrícia Lacerda Trindade de Lima é Natural de Salvador/BA, é Técnica em Geologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA), atual IFBA; Bacharela em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz/BA (UESC); Pós-graduanda em Direito Público pela Unifacs. Atuou como Advogada monitora do Serviço de Orientação e Assistência Jurídica (SOAJ) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia (OAB/BA). Advogada com atuação nas áreas de família, cível e consumidor. Atualmente, é Assessora Especial da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Estado da Bahia, onde coordena a Agenda Bahia do Trabalho Decente. É instrutora do curso de Formação de Formadores para o Programa de Fortalecimento Institucional para a Igualdade de Gênero, Raça, Erradicação da Pobreza e Geração de Emprego – GRPE, no Governo da Bahia.
 

SUMÁRIO

Capítulo I - REENCONTROS

Pouso Alegre

A Aquisição

Consolo na Dor

Presente

O Alimento

Lucas

Lavando o Tempo

Reconhecimento

Antonio

Afã Vestido

Na Varanda

Uma Cigarra!

Aprendizado

Para Além do Mero Entendimento

Moenda

Luxúria

Uma Mulher Fascinante

Tereza e Seus Pecados Capitais

Enganos

No Banho de Cachoeira

Despedida

Escrava do Desejo

Ao Redor da Fogueira

Railda, Dores e Loucuras

Fome e Sede

Matrimônio

Uma Vida de Abdicações

O Preço da Liberdade

Dia de Apanhar

Ideário

Sucessões

Amada

Momentos

Capítulo II -CAMINHOS

Sonho de Liberdade

Louvores a Santo Antônio

Ciúmes da Propriedade

Entrega

Um Brinde ao Mascavo!

A Jovem Isabela

Meandros do Ciúme

No Quarto dos Fundos

Pés Cansados

Da dor, a Vingança

Desperta!

A Grande Perda

Direitos de Esposa

Escolhas

Vida Nova

No Suor do Teu Corpo

A Outra

Legado Guerreiro

Do Silêncio

Festa!

Destino

União e Batismo

Um Veneno, Uma Tentativa

Palavras de Sabedoria

Retorno

De Amores e Dores

Rumo à Felicidade

Glória e Decadência

Ave Sagrada

Anunciação

Carne e Pele

Trilhas

Sem Volta

Sonhos Despedaçados

Fruto

Carta de Alforria

Capítulo III -RECOMEÇOS

A Mais Sublime Construção

Continuidade

Nunca Mais

A Dor, sem Cortes

Do Pecado, a Cor

Revolta

Quilombo É Vida!

O Barco

Recado

Um Espírito Libertário

Liberdade

Reparação

Novos Caminhos

Fogo

Verdades Reveladas

Para as Terras do Sem Fim

Ambição

Raízes

A Maior Felicidade

Herança

Senhora do Tempo

Renascimento

VERSOS, POEMAS E CANÇÕES

VÍDEO
INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: