Fundada há 47 anos, a Juruá Editora dedicou-se inicialmente à produção da periódica Revista de Jurisprudência Brasileira, a qual atingiu todo o território nacional, tornando-se obrigatória em escritórios de advocacia e tribunais. Posteriormente, a Juruá passou a desenvolver obras legislativas com notório padrão de qualidade, não só pela atualidade de suas publicações, mas também por estas remeterem ao texto anterior da lei, uma inovação promovida pela Editora.

Com o advento da era tecnológica, a Juruá conseguiu mais uma vez dar um passo à frente, ao implantar o sistema de impressão de obras por demanda, que extingue a necessidade de estocagem de livros, permitindo que os autores atualizem suas obras de imediato, sempre que acharem necessário.

Seguindo a mesma linha, implantou-se no site da Editora um sistema de acesso a múltiplas informações e, via Biblioteca Virtual, obras on-line, permitindo aos clientes, parceiros e autores manterem-se atualizados, com acesso às informações mais importantes da área.

Além da área jurídica, a Juruá, há cerca de dez anos, vem publicando obras nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Literatura e Psicologia, construindo assim o maior catálogo de obras atualizadas de qualidade do Brasil.

Evolução do conhecimento e qualidade

A Juruá é hoje uma das editoras de maior destaque no ramo jurídico do Brasil. Sua proposta, desde o início, foi estabelecer um planejamento editorial, no qual o mais importante é difundir o conhecimento, associado a um conceito de qualidade, tanto no que se refere ao conteúdo de uma publicação, quanto a sua apresentação.

Para tanto, ao longo desse período, a Juruá vem capitalizando sistematicamente o que há de mais moderno em termos de tecnologia, recursos humanos e infra-estrutura, propiciando aos seus autores e leitores o que há de melhor em termos de produção editorial.

Sempre preocupada com a qualidade dos produtos que oferece, a Juruá possui um Conselho Editorial formado exclusivamente por mestres e doutores de destaque em suas respectivas áreas, que fazem a seleção das obras que serão publicadas, incluindo as obras que devem compor as coleções que a Editora lança no mercado, como a coleção Biblioteca Internacional, na qual são publicadas as melhores teses e dissertações do país, e a coleção Concursos e Exame de Ordem, elaborada para atender com praticidade e riqueza de conteúdo aos clientes.

Ainda no que tange à preocupação com o conhecimento que difunde, a Juruá dá suma relevância à qualidade material de suas publicações, razão pela qual mantém um rigoroso sistema de revisão, diagramação e desenvolvimento de arte gráfica, atendendo a cada obra individualmente