Noção Freudiana de Construção, A

Márcio Zanardini Vegas

de: R$ 34,90 * por
* Desconto não cumulativo com outras promoções, incluindo P.A.P. e Cliente Fiel
FICHA TÉCNICA
Autor(es): Márcio Zanardini Vegas
ISBN: 978853621998-1
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 120
Publicado em: 08/08/2008
Área(s): Psicologia - Psicanálise
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

Freud formaliza a noção de construção apenas ao final de sua vida e obra. Atualmente, na psicanálise freudo-lacaniana a construção não é considerada como um trabalho ou técnica do analista. Em função de seu pouco prestígio cabe a pergunta: qual o lugar dessa noção na psicanálise? O livro apresenta o estatuto da noção de construção na psicanálise freudiana, procurando precisar o seu conceito e indicar algumas implicações técnicas, teóricas e políticas desta formalização. Para tanto, percorre conceitos como: o delírio psicótico, a identificação primária ao pai e sua representação através dos fenômenos do totemismo e o monoteísmo.
O trabalho de construção freudiano pretende um avanço no tratamento analítico em direção do compulsivo que não pode ser interpretado. A construção é eficiente quando toca o núcleo recalcado do sujeito e passa a operar como verdade. Produz um efeito completo com um instrumento incompleto, afirma Freud. Será?

AUTOR(ES)

Márcio Zanardini Vegas é Graduado como Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em “Fundamentos Filosóficos da Psicanálise e da Formação do Analista” pela mesma instituição. Mestre em Psicologia, na linha de pesquisa de psicanálise, do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Além de atendimento clínico em consultório particular, é professor em cursos de graduação e sócio da Cena Hum – Academia de Artes Cênicas.

ENTREVISTA COM O AUTOR

Título: A Noção Freudiana de Construção
Resumo: Nesta entrevista o Prof. Márcio faz uma abordagem do estatuto da noção de construção na psicanálise freudiana, esclarecendo pontos como o delírio psicótico. Confira!

Clique aqui e leia a íntegra da entrevista.

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: