Gestão Estratégica da Informação, do Conhecimento e das Competências no Ambiente Educacional - Vencendo Desafios na Busca de Novas Oportunidades de Aprendizado, Inovação e Competitividade

Organizadora: Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos

Versão impressa

por R$ 69,90em 2x de R$ 34,95Adicionar ao carrinho

Versão digital

Disponível para:AndroidiOS

Ficha técnica

Autor(es): Organizadora: Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos

ISBN v. impressa: 978853622236-3

ISBN v. digital: 978853626682-4

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 210grs.

Número de páginas: 152

Publicado em: 20/10/2008

Área(s): Administração; Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

Versão Digital (eBook)

Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

Disponível para as plataformas:

  • AndroidAndroid 5 ou posterior
  • iOSiOS 8 ou posterior

Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

Compra apenas via site da Juruá Editora.

Sinopse

Este livro vem preencher uma lacuna na literatura sobre a gestão da informação, do conhecimento e das competências: a carência de estudos no ambiente educacional. Os artigos reunidos revelam como as instituições de ensino estão superando o desafio de buscar novas oportunidades de aprendizado, inovação e competitividade. O livro ressalta a importância da gestão dos ativos intangíveis, geradores de diferenciais e compromisso das organizações rumo à excelência.
Os artigos foram oriundos de trabalhos de dissertação de mestrado defendidos no Programa de Mestrado em Administração das Faculdades Pedro Leopoldo (FPL) orientados pela professora e pesquisadora responsável pela organização do livro. Estão inseridos no grupo de pesquisas intitulado "Proteção ao Conhecimento Organizacional", registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e liderado pela pesquisadora.

Autor(es)

Coordenadora:
Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos - é Graduada em Engenharia Química, pela UFMG; mestre em Engenharia Nuclear; doutora em Ciência da Informação, pela UFMG; Pós-doutora em Gestão do Conhecimento e da Inovação pelo Center for Research in Innovation Management, Brighton University, UK. Atualmente, é Professora titular e pesquisadora do Mestrado Profissional em Administração das Faculdades Pedro Leopoldo e coordenadora do MBA Gestão da Excelência nas Organizações. É a pesquisadora-líder de grupo de pesquisa do CNPq entitulado “Proteção ao Conhecimento”. Foi gerente do Instituto Euvaldo Lodi da FIEMG, onde teve como prioridade promover a integração entre a indústria mineira, centros de pesquisa e universidades, visando ao aumento da competitividade da indústria, mediante a formação de redes de inovação e desenvolvimento de projetos de pesquisa cooperativos. Foi Pesquisadora do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear da CNEN, tendo ocupado vários cargos, de chefe de divisão a vice-superintendente. Tem vários trabalhos publicados sobre gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, inovação tecnológica e redes de cooperação.
Colaboradores:
André Luiz Pires de Miranda - Graduado em Tecnologia da Informação e Administração pela Universidade FUMEC; MBA em Finanças, pelo IBMEC Business School e; Mestre em Administração, pelas Faculdades Pedro Leopoldo; Professor de Simulação Empresarial e Coordenador de projetos de sistemas de informação da Universidade Fumec; Consultor em sistemas de apuração de concursos para empresas públicas e privadas; revisor técnico na área de finanças; e autor de publicações científicas e artigos apresentados no Brasil.
Andréa Teixeira Alves - Graduada em Ciência da Administração, pela Faculdade de Administração de Governador Valadares; especialista em Administração e Gerência, pela Fundação João Pinheiro; e Mestra em Ciência da Educação, pela Universidade Enrique José Varona – Havana, Cuba; Mestra em Administração, pelas Faculdades Pedro Leopoldo; Professora titular do Ensino Superior na Faculdade de Administração de Governador Valadares há 13 anos; analista da Administração na Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares, a partir de maio de 2002; e professora titular do Ensino Superior e da Pós-graduação lato sensu da Universidade Antônio Carlos, unidade de Governador Valadares.
Eurípes Balsanufo Alves - Mestre em Administração, pelas Faculdades Pedro Leopoldo; especialista em Engenharia da Qualidade; graduado em Normalização e Qualidade Industrial; experiência de 25 anos na supervisão industrial em duas empresas de grande porte: Fiat Automóveis e Usiminas Mecânica; Coordenador técnico do curso de Projetista no ITACE; Professor substituto na unidade de ensino superior do CEFET/MG; Professor no curso técnico industrial da POLIMIG; avaliador técnico na Olimpíada do Conhecimento do SENAI. avaliador técnico em cinco edições da Olimpíada Mundial de Habilidades - World Skills, realizadas nos seguintes países: Holanda, Taiwan, França, Canadá e Coréia do Sul; atual supervisor técnico no SENAI-DR/MG.
Marco Antônio Silva - Tem formação técnica em mecânica pelo CEFET/MG (1984); é graduado em Matemática, pelo Unicentro Newton Paiva/MG (1998); possui Especialização em Pedagogia Empresarial, pelo CEPEMG/UEMG da Newton Paiva (2000) e mestrado em Administração, pelas Faculdades Pedro Leopoldo (2007); atuou profissionalmente nas empresas Vale S.A., Brasif S.A. e Sotreq S.A., totalizando 19 anos de experiência. Atualmente, é Professor e Consultor, com vasta experiência em equipamentos mecatrônicos (Caterpillar); ministra seminários e cursos neste ramo, já tendo ministrado mais de 50 cursos de curta duração (média de 32 horas/curso) no ramo de máquinas, equipamentos e formação profissional.
Marilene Nunes - Pedagoga, com Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (UnilesteMG); mestre em Administração, pelas Faculdades Pedro Leopoldo. Atualmente, é Professora no curso de Pedagogia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais com experiência na área de gestão da informação e do conhecimento, referente a avaliação dos cursos superiores pelo INEP (autorização e reconhecimento de curso), em função de sua atuação como supervisora pedagógica na Gerência de Processos e Projetos Acadêmico-Administrativos (UnilesteMG).

Sumário

INTRODUÇÃO, p. 11

Capítulo 1 ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS REQUERIDAS PELA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO COM ALUNOS FORMANDOS NO ENSINO MÉDIO - Marco Antônio Silva e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 13

Resumo, p. 13

1.1 Introdução, p. 14

1.2 Conceitos de competência, p. 16

1.2.1 Competências individuais, p. 16

1.2.2 As Competências na Atualidade, p. 17

1.2.3 As Competências no Ensino Médio, p. 18

1.3 Metodologia, p. 21

1.4 Análise dos Resultados, p. 22

1.4.1 Perfil dos Respondentes, p. 22

1.4.1.1 Análise dos Comentários sobre a Escolha, p. 24

1.4.2 Análise das Competências, p. 24

1.4.2.1 Os Escores para Competências Individuais, p. 25

1.4.3 Comparação com os Resultados Encontrados por Sant’Anna (2002), p. 26

1.4.4 As Competências do ENEM versus Competências Requeridas nas Empresas, p. 28

1.4.4.1 Dominar Linguagens, p. 28

1.4.4.2 Compreender Fenômenos, p. 30

1.4.4.3 Enfrentar Situações-Problema, p. 30

1.4.4.4 Construir Argumentações, p. 30

1.4.4.5 Elaborar Propostas, p. 30

1.4.5 Análise das Entrevistas, p. 31

1.4.6 Uma Análise Geral, p. 33

1.5 Considerações Finais, p. 33

1.6 Referências, p. 35

Capítulo 2 OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ESCOLAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO SENAI - Eurípes Balsanufo Alves e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 37

Resumo, p. 37

2.1 Introdução, p. 38

2.2 Referencial Teórico, p. 39

2.2.1 Conceituando Conhecimento, p. 39

2.2.2 Conhecimento Tácito e Explícito, p. 40

2.2.3 Disseminação do Conhecimento, p. 41

2.3 Abordagem Metodológica, p. 41

2.4 O Senai e a Olimpíada do Conhecimento, p. 42

2.4.1 Olimpíada do Conhecimento, p. 43

2.5 Apresentação e Análise dos Resultados, p. 47

2.5.1 Perfil dos Respondentes, p. 47

2.5.2 A Olimpíada do Conhecimento na Percepção de Docentes e Técnicos, p. 48

2.5.2.1 Aplicação de Metodologias de Aprendizagem na Formação Profissional, p. 48

2.5.2.2 Recursos Utilizados para a Disseminação do Conhecimento na Fase de Preparação, p. 50

2.5.2.3 Estímulo aos Alunos e Docentes do SENAI a Pesquisarem Novos Conhecimentos, p. 50

2.5.2.4 Disseminação das Tarefas e Situações Problemas, Desenvolvidas no World Skills, p. 51

2.5.3 A Olimpíada do Conhecimento, na Percepção dos Alunos Competidores, p. 52

2.5.3.1 Contribuição Técnica da Olimpíada do Conhecimento em Face dos Desafios do Mercado de Trabalho, p. 52

2.5.3.2 Nível de Dificuldade das Tarefas Propostas na Olimpíada do Conhecimento, p. 52

2.5.3.3 Busca de Informações Durante o Período de Preparação para a Olimpíada do Conhecimento, p. 53

2.5.3.4 Utilização de Novos Instrumentos, Equipamentos Automatizados ou Softwares, p. 54

2.5.4 Discussão dos Resultados, p. 55

2.5.4.1 Análise das Respostas dos Docentes e Técnicos, p. 55

2.5.4.2 Análise das Respostas dos Alunos, p. 56

2.5.4.3 Resultado da Entrevista, p. 57

2.6 Considerações Finais, p. 58

2.7 Referências, p. 60

Capítulo 3 HABILIDADES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO: UMA EXIGÊNCIA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO? - André Luiz Pires de Miranda e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 61

Resumo, p. 61

3.1 Introdução, p. 62

3.2 Habilidade em Tecnologia da Informação, p. 64

3.2.1 A Informação e a Evolução da Tecnologia da Informação, p. 66

3.2.2 Evolução ou Revolução da Informação, p. 67

3.2.3 O Uso Estratégico e Seguro da Informação, p. 68

3.2.4 Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, p. 70

3.2.5 O Administrador e a Necessidade de Habilidades em TI, p. 71

3.3 Metodologia, p. 72

3.4 Análise dos Resultados, p. 73

3.4.1 Análise dos Resultados da Entrevista Aplicada aos Alunos, p. 73

3.4.2 Análise dos Resultados do Questionário Aplicado aos Alunos, p. 78

3.4.3 Análise dos Resultados da Entrevista com Professores e Coordenador, p. 82

3.4.4 Análise dos Resultados do Questionário Aplicado aos Professores e Coordenador, p. 84

3.5 Considerações Finais, p. 84

3.6 Referências, p. 86

Capítulo 4 O DESAFIO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DO INEP: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR - Marilene Nunes e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 89

Resumo, p. 89

4.1 Introdução, p. 90

4.2 Gestão da Informação e do Conhecimento, p. 91

4.2.1 A Importância da Gestão da Informação e do Conhecimento para as Instituições de Ensino, p. 95

4.3 O Sistema de Avaliação do Ensino Superior no Brasil, p. 98

4.4 Metodologia, p. 101

4.5 Apresentação da Instituição Pesquisada, p. 102

4.6 Apresentação dos Resultados, p. 105

4.6.1 Sobre as Ações Desenvolvidas na GEPPA, p. 106

4.6.2 A Gestão da Informação no GEPPA, p. 108

4.6.3 Sobre a Gestão do Conhecimento, p. 110

4.6.4 A Importância da GEPPA Para a IES e para as Avaliações do INEP, p. 112

4.7 Considerações Finais, p. 114

4.8 Referências, p. 115

Capítulo 5 A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÃO PRODUTORA DE CONHECIMENTO: SUPERANDO DESAFIOS NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA - Andréa Teixeira Alves e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 117

Resumo, p. 117

5.1 Introdução, p. 117

5.2 Os Desafios da Gestão do Conhecimento nas IES, p. 119

5.2.1 Conceitos de Conhecimento, p. 120

5.2.2 A Importância da Gestão do Conhecimento, p. 121

5.2.3 As Sete Dimensões da Gestão do Conhecimento, p. 123

5.3 Metodologia, p. 124

5.4 Apresentação e Discussão dos Resultados, p. 126

5.4.1 Análise do Resultado do Corpo Docente, Média Gerência e Coordenadores de Curso, p. 126

5.4.2 Similaridades e Divergências Observadas no Resultado do Corpo Docente, Média Gerência e Coordenadores de Curso, p. 130

5.4.3 Análise da Entrevista com Membros da Alta Administração, p. 135

5.4.4 Diagnóstico sobre as Sete Dimensões da Gestão do Conhecimento na IESP, p. 137

5.5 Considerações Finais, p. 139

5.6 Referências, p. 140

Índice alfabético

A

  • Abordagem metodológica, p. 41
  • Administrador e a necessidade de habilidades em TI, p. 71
  • Aluno. Análise das respostas dos alunos, p. 56
  • Aluno competidor. Olimpíada do conhecimento, na percepção dos alunos competidores, p. 52
  • Análise da entrevista com membros da alta administração, p. 135
  • Análise das competências, p. 24
  • Análise das competências individuais requeridas pela sociedade do conhecimento: um estudo com alunos formandos no ensino médio. Marco Antônio Silva e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 13
  • Análise das competências individuais requeridas pela sociedade do conhecimento: um estudo com alunos formandos no ensino médio. Marco Antonio Silva e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos. Introdução, p. 14
  • Análise das competências individuais requeridas pela sociedade do conhecimento: um estudo com alunos formandos no Ensino médio. Metodologia, p. 21
  • Análise das competências individuais requeridas pela sociedade do conhecimento: um estudo com alunos formandos no ensino médio. Considerações finais, p. 33
  • Análise das competências individuais requeridas pela sociedade do conhecimento: um estudo com alunos formandos no ensino médio. Marco Antonio Silva e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos. Referência, p. 35
  • Análise das entrevistas, p. 31
  • Análise das respostas dos alunos, p. 56
  • Análise das respostas dos docentes e técnicos, p. 55
  • Análise do resultado do corpo docente, média gerência e coordenadores de curso, p. 126
  • Análise dos comentários sobre a escolha, p. 24
  • Análise dos resultados, p. 22
  • Análise dos resultados da entrevista aplicada aos alunos, p. 73
  • Análise dos resultados da entrevista com professores e coordenador, p. 82
  • Análise dos resultados do questionário aplicado aos alunos, p. 78
  • Análise dos resultados do questionário aplicado aos professores e coordenador, p. 84
  • André Luiz Pires de Miranda e Maria Celeste R. Lobo de Vasconcelos. Habilidades em tecnologia da informação de alunos de administração: uma exigência da sociedade da informação e do conhecimento?, p. 61
  • Andréa Teixeira Alves e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos. Gestão do conhecimento em organização produtora de conhecimento: superando desafios numa instituição de ensino superior privada, p. 117
  • Aplicação de metodologias de aprendizagem na formação profissional, p. 48
  • Apresentação da instituição pesquisada, p. 102
  • Apresentação dos resultados, p. 105
  • Apresentação e análise dos resultados, p. 47
  • Apresentação e discussão dos resultados, p. 126
  • Atualidade. Competências na atualidade, p. 17

B

  • Busca de informações durante o período de preparação para a olimpíada do conhecimento, p. 53

C

  • Comparação com os resultados encontrados por Sant’anna (2002), p. 26
  • Competência. Análise das competências, p. 24
  • Competência. Competências do ENEM versus competências requeridas nas empresas, p. 28
  • Competência.Conceitos, p. 16
  • Competências do ENEM versus competências requeridas nas empresas, p. 28
  • Competências individuais, p. 16
  • Competências individuais. Análise das competências individuais requeridas pela sociedade do conhecimento: um estudo com alunos formandos no ensino médio. Marco Antônio Silva e Maria Celeste Reis L, p. 13
  • Competências individuais. Escores, p. 25
  • Competências na atualidade, p. 17
  • Competências no Ensino Médio, p. 18
  • Compreender fenômenos, p. 30
  • Conceitos de competência, p. 16
  • Conceitos de conhecimento, p. 120
  • Conceituando conhecimento, p. 39
  • Conhecimento. Análise das competências individuais requeridas pela sociedade do conhecimento: um estudo com alunos formandos no ensino médio. Marco Antônio Silva e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 13
  • Conhecimento. Busca de informações durante o período de preparação para a olimpíada do conhecimento, p. 53
  • Conhecimento. Conceituando conhecimento, p. 39
  • Conhecimento. Disseminação do conhecimento, p. 41
  • Conhecimento. Gestão da informação e do conhecimento, p. 91
  • Conhecimento. Gestão do conhecimento, p. 110
  • Conhecimento. Habilidades em tecnologia da informação de alunos de administração: uma exigência da sociedade da informação e do conhecimento? André Luiz Pires de Miranda e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 61
  • Conhecimento. Importância da gestão da informação e do conhecimento para as instituições de ensino, p. 95
  • Conhecimento. Olimpíada do conhecimento, p. 43
  • Conhecimento. Olimpíada do conhecimento na percepção de docentes e técnicos, p. 48
  • Conhecimento. Olimpíada do conhecimento, na percepção dos alunos competidores, p. 52
  • Conhecimento. Recursos utilizados para a disseminação do conhecimento na fase de preparação, p. 50
  • Conhecimento tácito e explícito, p. 40
  • Construir argumentações, p. 30
  • Contribuição técnica da olimpíada do conhecimento em face dos desafios do mercado de trabalho, p. 52
  • Coordenador. Análise dos resultados do questionário aplicado aos professores e coordenador, p. 84
  • Coordenador. Análise dos resultados da entrevista com professores e coordenador, p. 82

D

  • Desafio da gestão da informação. Considerações finais, p. 114
  • Desafio da gestão da informação e do conhecimento nos processos de avaliação do INEP. Metodologia, p. 101
  • Desafio da gestão da informação e do conhecimento nos processos de avaliação do INEP: um estudo em uma instituição de ensino superior. Marilene Nunes e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 89
  • Desafio da gestão da informação e do conhecimento nos processos de avaliação do INEP: um estudo em uma instituição de ensino superior. Resumo, p. 89
  • Desafio da gestão da informação e do conhecimento nos processos de avaliação do INEP: um estudo em uma instituição de ensino superior. Introdução, p. 90
  • Desafio da gestão da informação e do conhecimento nos processos de avaliação do INEP: um estudo em uma instituição de ensino superior. Referências, p. 115
  • Desafios da gestão do conhecimento nas IES, p. 119
  • Diagnóstico sobre as sete dimensões da gestão do conhecimento na IESP, p. 137
  • Discussão dos resultados, p. 55
  • Disseminação das tarefas e situações problemas, desenvolvidas no World Skills, p. 51
  • Disseminação do conhecimento, p. 41
  • Docência. Olimpíada do conhecimento na percepção de docentes e técnicos, p. 48
  • Docente. Análise das respostas dos docentes e técnicos, p. 55
  • Dominar linguagens, p. 28

E

  • ENEM. Competências do ENEM versus competências requeridas nas empresas, p. 28
  • Elaborar propostas, p. 30
  • Enfrentar situações-problema, p. 30
  • Ensino. Enfrentar situações-problema, p. 30
  • Ensino. Habilidades em tecnologia da informação de alunos de administração: uma exigência da sociedade da informação e do conhecimento? Referências, p. 86
  • Ensino. Importância da gestão da informação e do conhecimento para as instituições de ensino, p. 95
  • Ensino. Uma análise geral, p. 33
  • Ensino médio. Análise das competências individuais requeridas pela sociedade do conhecimento: um estudo com alunos formandos no ensino médio. Marco Antônio Silva e Maria Celeste Reis L. Vasconcelos, p. 13
  • Ensino médio. Análise das competências individuais requeridas pela sociedade do conhecimento: um estudo com alunos formandos no ensino médio. Considerações finais, p. 33
  • Ensino médio. Competências no Ensino Médio, p. 18
  • Ensino superior. Desafio da gestão da informação e do conhecimento nos processos de avaliação do INEP: um estudo em uma instituição de ensino superior. Marilene Nunes e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 89
  • Ensino superior. Sistema de avaliação do ensino superior no Brasil, p. 98
  • Entrevista. Análise das entrevistas, p. 31
  • Entrevista. Análise dos resultados da entrevista aplicada aos alunos, p. 73
  • Entrevista. Análise dos resultados da entrevista com professores e coordenador, p. 82
  • Escores para competências individuais, p. 25
  • Estímulo aos alunos e docentes do SENAI a pesquisarem novos conhecimentos, p. 50
  • Eurípes Balsanufo Alves e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos. Olimpíada do conhecimento: contribuição para a disseminação do conhecimento nas escolas de formação profissional do SENAI, p. 37
  • Evolução ou revolução da informação, p. 67

G

  • GEPPA. Gestão da informação no GEPPA, p. 108
  • GEPPA. Importância da GEPPA para a IES e para as avaliações do INEP, p. 112
  • GEPPA. Sobre as ações desenvolvidas na GEPPA, p. 106
  • Gestão da informação. Desafio da gestão da informação e do conhecimento nos processos de avaliação do INEP: um estudo em uma instituição de ensino superior. Marilene Nunes e Maria Celeste Reis Lobo de, p. 89
  • Gestão da informação. Importância da gestão da informação e do conhecimento para as instituições de ensino, p. 95
  • Gestão da informação e do conhecimento, p. 91
  • Gestão da informação no GEPPA, p. 108
  • Gestão do conhecimento, p. 110
  • Gestão do conhecimento e tecnologia da informação, p. 70
  • Gestão do conhecimento em organização produtora de conhecimento: superando desafios. Gestão do conhecimento em organização produtora de conhecimento: superando desafios numa instituição de ensino superior, p. 124
  • Gestão do conhecimento em organização produtora de conhecimento: superando desafios numa instituição de ensino superior privada. Andréa Teixeira Alves e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 117
  • Gestão do conhecimento em organização produtora de conhecimento: superando desafios numa instituição de ensino superior privada. Resumo, p. 117
  • Gestão do conhecimento em organização produtora de conhecimento: superando desafios numa instituição de ensino superior privada. Introdução, p. 117
  • Gestão do conhecimento em organização produtora de conhecimento: superando desafios numa instituição de ensino superior privada. Considerações finais, p. 139
  • Gestão do conhecimento em organização produtora de conhecimento: superando desafios numa instituição de ensino superior privada. Referências, p. 140

H

  • Habilidade em tecnologia da informação, p. 64
  • Habilidades em tecnologia da informação de alunos de administração: uma exigência da sociedade da informação e do conhecimento? André Luiz Pires de Miranda e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 61
  • Habilidades em tecnologia da informação de alunos de administração: uma exigência da sociedade da informação e do conhecimento? Resumo, p. 61
  • Habilidades em tecnologia da informação de alunos de administração: uma exigência da sociedade da informação e do conhecimento? Introdução, p. 62
  • Habilidades em tecnologia da informação de alunos de administração: uma exigência da sociedade da informação e do conhecimento? Considerações finais, p. 84
  • Habilidades em tecnologia da informação de alunos de administração: uma exigência da sociedade da informação e do conhecimento? Referências, p. 86

I

  • IES. Importância da GEPPA para a IES e para as avaliações do INEP, p. 112
  • INEP. Importância da GEPPA para a IES e para as avaliações do INEP, p. 112
  • Importância da GEPPA para a IES e para as avaliações do INEP, p. 112
  • Importância da gestão da informação e do conhecimento para as instituições de ensino, p. 95
  • Importância da gestão do conhecimento, p. 121
  • Informação. Evolução ou revolução da informação, p. 67
  • Informação. Gestão da informação e do conhecimento, p. 91
  • Informação. Gestão do conhecimento e tecnologia da informação, p. 70
  • Informação. Habilidades em tecnologia da informação de alunos de administração: uma exigência da sociedade da informação e do conhecimento? André Luiz Pires de Miranda e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 61
  • Informação. Uso estratégico e seguro da informação, p. 68
  • Informação e a evolução da tecnologia da informação, p. 66
  • Instituição pesquisada. Apresentação, p. 102
  • Introdução, p. 11

L

  • Linguagem. Dominar linguagens, p. 28

M

  • Marco Antônio Silva e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos. Análise das competências individuais requeridas pela sociedade do conhecimento: um estudo com alunos formandos no ensino médio, p. 13
  • Maria Celeste R. Lobo de Vasconcelos e André Luiz P. de Miranda. Habilidades em tecnologia da informação de alunos de administração: uma exigência da sociedade da informação e do conhecimento?, p. 61
  • Maria Celeste Reis L. de Vasconcelos e Marilene Nunes. Desafio da gestão da informação e do conhecimento nos processos de avaliação do INEP: um estudo em uma instituição de ensino superior, p. 89
  • Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos e Eurípedes Balsanufo Alves. Olimpíada do conhecimento: contribuição para a disseminação do conhecimento nas escolas de formação profissional do SENAI, p. 37
  • Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos e Marco Antônio Silva. Análise das competências individuais requeridas pela sociedade Do conhecimento: um estudo com alunos formandos no ensino médio, p. 13
  • Marilene Nunes e Maria Celeste Reis L. de Vasconcelos. Desafio da gestão da informação e do conhecimento nos processos de avaliação do INEP: um estudo em uma instituição de ensino superior, p. 89
  • Metodologia. Análise das competências individuais requeridas pela sociedade do conhecimento: um estudo com alunos formandos no Ensino médio, p. 21

N

  • Nível de dificuldade das tarefas propostas na olimpíada do conhecimento, p. 52

O

  • Olimpíada do conhecimento, p. 43
  • Olimpíada do conhecimento: contribuição para a disseminação do conhecimento nas escolas de formação profissional do SENAI. Eurípes Balsanufo Alves e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 37
  • Olimpíada do conhecimento: contribuição para a disseminação do conhecimento nas escolas de formação profissional do SENAI. Resumo, p. 37
  • Olimpíada do conhecimento: contribuição para a disseminação do conhecimento nas escolas de formação profissional do SENAI. Introdução, p. 38
  • Olimpíada do conhecimento: contribuição para a disseminação do conhecimento nas escolas de formação profissional do SENAI. Referências, p. 60
  • Olimpíada do conhecimento: contribuição para disseminação do conhecimento. Considerações finais, p. 58
  • Olimpíada do conhecimento e SENAI, p. 42
  • Olimpíada do conhecimento na percepção de docentes e técnicos, p. 48
  • Olimpíada do conhecimento, na percepção dos alunos competidores, p. 52

P

  • Perfil dos respondentes, p. 22
  • Perfil dos respondentes, p. 47
  • Preparação. Recursos utilizados para a disseminação do conhecimento na fase de preparação, p. 50
  • Professor. Análise dos resultados da entrevista com professores e coordenador, p. 82
  • Professor. Análise dos resultados do questionário aplicado aos professores e coordenador, p. 84

Q

  • Questionário. Análise dos resultados do questionário aplicado aos alunos, p. 78

R

  • Recursos utilizados para a disseminação do conhecimento na fase de preparação, p. 50
  • Referencial teórico, p. 39
  • Resultado. Apresentação e análise dos resultados, p. 47
  • Resultado. Comparação com os resultados encontrados por Sant’Anna (2002), p. 26
  • Resultado da entrevista, p. 57
  • Resultados. Análise dos resultados, p. 22

S

  • SENAI. Olimpíada do conhecimento:contribuição para a disseminação do conhecimento nas escolas de formação profissional do SENAI. Introdução, p. 38
  • SENAI e a olimpíada do conhecimento, p. 42
  • Sete dimensões da gestão do conhecimento, p. 123
  • Similaridades e divergências observadas no resultado do corpo docente, média gerência e coordenadores de curso, p. 130
  • Sistema de avaliação do ensino superior no Brasil, p. 98
  • Sobre a gestão do conhecimento, p. 110
  • Sociedade do conhecimento. Análise das competências individuais requeridas pela sociedade do conhecimento: um estudo com alunos formandos no ensino médio. Marco Antônio Silva e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 13
  • Software. Utilização de novos instrumentos, equipamentos automatizados ou softwares, p. 54

T

  • Tarefa. Disseminação das tarefas e situações problemas, desenvolvidas no World Skills, p. 51
  • Técnico. Análise das respostas dos docentes e técnicos, p. 55
  • Tecnologia. Habilidades em tecnologia da informação de alunos de administração: uma exigência da sociedade da informação e do conhecimento? André Luiz Pires de Miranda e Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, p. 61
  • Tecnologia da informação. Administrador e a necessidade de habilidades em TI, p. 71
  • Tecnologia da informação. Alunos de administração. Metodologia, p. 72
  • Tecnologia da informação.Análise dos resultados, p. 73
  • Tecnologia da informação. Análise dos resultados da entrevista aplicada aos alunos, p. 73
  • Tecnologia da informação. Habilidades, p. 64
  • Tecnologia da informação. Habilidades em tecnologia da informação de alunos de administração: uma exigência da sociedade da informação e do conhecimento? Referências, p. 86
  • Tecnologia da informação. Informação e a evolução da tecnologia da informação, p. 66
  • Teoria. Olimpíada do conhecimento na percepção de docentes e técnicos, p. 48

U

  • Utilização de novos instrumentos, equipamentos automatizados ou softwares, p. 54

W

  • World Skills. Disseminação das tarefas e situações problemas, desenvolvidas no World Skills, p. 51

Recomendações

Capa do livro: Administração Grade Evolutiva Interdisciplinar - Repensando o Curso de Administração, Reinaldo Alves dos Prazeres

Administração Grade Evolutiva Interdisciplinar - Repensando o Curso de Administração

 Reinaldo Alves dos PrazeresISBN: 853620807-4Páginas: 86Publicado em: 28/09/2004

Versão impressa

de R$ 59,90* porR$ 44,93 Adicionar ao
carrinho
Capa do livro: Gestão Pública Municipal de Alto Desempenho, Paulo Roberto Galvão, Antônio de Loureiro Gil e Roberto de Oliveira Júnior

Gestão Pública Municipal de Alto Desempenho

 Paulo Roberto Galvão, Antônio de Loureiro Gil e Roberto de Oliveira JúniorISBN: 978853625624-5Páginas: 154Publicado em: 11/03/2016

Versão impressa

R$ 79,90em 3x de R$ 26,63Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 57,70em 2x de R$ 28,85Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Supervisão e Formação em Psicologia, Organizadoras: Edwiges Ferreira de Mattos Silvares, Márcia Helena da Silva Melo e Suzane Schmidlin Löhr

Supervisão e Formação em Psicologia

 Organizadoras: Edwiges Ferreira de Mattos Silvares, Márcia Helena da Silva Melo e Suzane Schmidlin LöhrISBN: 978853626022-8Páginas: 246Publicado em: 01/08/2016

Versão impressa

R$ 99,90em 3x de R$ 33,30Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 69,90em 2x de R$ 34,95Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Redes Sociais - A Doce Tirania das Vidas Expostas, Nehemias Bandeira e Carlos César Ronchi

Redes Sociais - A Doce Tirania das Vidas Expostas

 Nehemias Bandeira e Carlos César RonchiISBN: 978853628972-4Páginas: 106Publicado em: 05/08/2019

Versão impressa

R$ 59,90em 2x de R$ 29,95Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 40,90 Adicionar eBook
ao carrinho