Preço:
Parcele em até 6x sem juros no cartão. Parcela mínima de R$ 20,00
FICHA TÉCNICA
Autor(es): Noel Nascimento
ISBN: 978853623077-1
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 174
Publicado em: 27/08/2010
Área(s): Literatura e Cultura - Diversos
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

Casa Verde é o romance que revela o Contestado como a grande guerra camponesa do Brasil, ocorrida no início do século passado na região disputada pela Argentina e a antiga questão de fronteiras entre Paraná e Santa Catarina.
Monges recebidos e seguidos como santos pelos camponeses, em maioria pobres, pregavam e conduziam-nos à luta contra a opressão do coronelismo, das oligarquias e das companhias estrangeiras, luta pela terra e a implantação de uma monarquia que lhes garantisse os direitos. Essa Guerra tomou enormes proporções e nela se envolveram cerca de dois terços do Exército Nacional, tropas policiais do Paraná e Santa Catarina, forças de capangas a serviço das companhias estrangeiras e das oligarquias regionais.
No Contestado há semelhanças com as guerras camponesas ocorridas quatrocentos anos antes na Europa, como as descreve Engels em “As guerras Camponesas na Alemanha”.
Casa Verde esclarece que a essência da grande guerra camponesa no Contestado é a luta pela terra, e o chamado messianismo nada mais de que consequência da miséria no latifúndio.

AUTOR(ES)

Noel Nascimento - Natural de Ponta Grossa/PR formou-se em Direito pela UFPR, fez carreira no Ministério Público e se aposentou como Procurador de Justiça. É romancista, ensaísta e poeta. Colaborou durante décadas em jornais e revistas com ensaios, poemas e textos literários. Foi premiado nacionalmente com o romance “Arcabuzes” em que revela a guerra civil ocorrida no país. Em “Casa Verde” retrata o Contestado caracterizado como grande guerra camponesa do Brasil. Publicou “Coreto de Papel” e “Cosmonave” (poesias); “A escola Humanista”, defesa de um sistema protecional mediante o exercício da não violência, a persuasão, a solidariedade e a educação”; “A Nova Estética e o Novo Período Literário”; “A Revolução do Brasil”; “A Nova Civilização” e “Contos Fantásticos”.É Noel uma pensador inconformado com a realidade que o rodeia, as contradições sociais que atormentam a humanidade. É membro da Academia Paranaense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e do Centro de Letras.

SUMÁRIO

Livro I

Livro II

Referências

Notas

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: