Beleza e Plasticomania

Everley Rosane Goetz

Leia na Biblioteca Virtual
FICHA TÉCNICA
Autor(es): Everley Rosane Goetz
ISBN: 978853624054-1
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 98
Publicado em: 05/04/2013
Área(s): Psicologia - Saúde
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

A primeira impressão sobre a beleza de uma pessoa pode não se manter, não ser duradoura. Isso porque características subjetivas interferem em tal percepção. Por outro lado, estar fora dos padrões de beleza pode gerar insatisfação em diversos aspectos da existência humana. O medo de engordar pode assumir a forma de psicopatologia. Engordar pode representar exclusão social. Envelhecer pode ser encarado como doença. Mudar o corpo pode se tornar perigoso! E a questão que fica é: para aonde caminhamos enquanto seres humanos racionais e evoluídos?

Este livro aborda uma visão científica da beleza, no qual são apresentados os principais resultados de uma pesquisa que tangenciou aspectos da saúde e da estética corporal. Os seres humanos tendem a atribuir características positivas às pessoas consideradas mais atraentes fisicamente. A beleza não é algo singular aos olhos de determinado observador, antes, sim, obedecem a diretrizes, padrões e medidas definidas como gerais no julgamento humano. Mas, no sentido oposto, a beleza também é resultado de uma construção social, que interfere nas relações humanas. E é sobre este prisma, da beleza, que se discute.

AUTOR(ES)

Everley Rosane Goetz é Doutora e Mestre em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente dedica-se a pesquisas que envolvem temas de saúde e desenvolvimento humano, trabalha na Universidade do Planalto Catarinense e é pesquisadora colaboradora da UFSC.

SUMÁRIO

A BUSCA PELA BELEZA

O CORPO

PERCURSOS DA BELEZA

HISTÓRIA DO EMBELEZAMENTO FEMININO

CORPO E IMAGEM CORPORAL

A BELEZA NA ATUALIDADE

SAÚDE E ESTÉTICA

PLASTICOMANIA

O QUE SE PODE CONCLUIR?

REFERÊNCIAS

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: