Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema

Claudia Hakim

Versão impressa

por R$ 69,90em 2x de R$ 34,95Adicionar ao carrinho

Versão digital

Disponível para:AndroidiOS

Ficha técnica

Autor(es): Claudia Hakim

ISBN v. impressa: 978853625741-9

ISBN v. digital: 978853625776-1

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 149grs.

Número de páginas: 120

Publicado em: 28/04/2016

Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

Versão Digital (eBook)

Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

Disponível para as plataformas:

  • AndroidAndroid 5 ou posterior
  • iOSiOS 8 ou posterior

Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

Compra apenas via site da Juruá Editora.

Sinopse

O presente livro trata sobre a Superdotação e a Dupla Excepcionalidade em suas especificidades, enveredando nos campos da Psicologia, do Direito, da Neurociência e no da Pedagogia. Mas contém também relatos pessoais da Autora, que vão além da sua experiência enquanto especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada, bem como advogada atuante no Direito Educacional.

A obra traz conceitos sobre a inteligência, a superdotação e as características emocionais dos superdotados. Trata das necessidades de identificação dos alunos superdotados e aborda também os mitos que rodeiam a superdotação, as características cognitivas e afetivas das crianças superdotadas e a definição legal do aluno com altas habilidades/superdotação.

Na parte que aborda a dupla excepcionalidade, o livro fala sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a Síndrome de Asperger (TEA), passando por suas funções executivas e bases neurobiológicas (contribuições da neurociência).

O livro faz um paralelo entre a superdotação e os alunos com a dupla excepcionalidade em cada uma destas modalidades (TDAH e Asperger), além de apresentar a legislação aplicável tanto aos alunos com altas habilidades/superdotação, quanto aos alunos com TDAH e a Síndrome de Asperger. E, por fim, sugere propostas de intervenções pedagógicas e de atendimento das necessidades educacionais destes alunos, à luz de nossa legislação e com base nas pesquisas acadêmicas de especialistas da área.

Autor(es)

CLAUDIA HAKIM
Pós-Graduada e Especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada pelo Mackenzie. Advogada Especialista em Direito Educacional, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Alterações do Neurodesenvolvimento. Autora do blog Mãe de Crianças Superdotadas (www.maedecriancassuperdotadas.blogspot.com). Colunista do site Almanaque dos Pais. Proprietária dos grupos do Facebook Mãe de Crianças Superdotadas e Asperger e SD. Autora da página no Facebook Direito e Educação por Claudia Hakim. Palestrante nas áreas de Superdotação e Direito Educacional.

Sumário

Capítulo I Definindo Inteligência e Superdotação, p. 15

Conceito de Inteligência, p. 19

Conceito de Superdotação, p. 20

Características Emocionais dos Superdotados, p. 24

Da Necessidade de Identificação dos Alunos Superdotados, p. 25

Da Superdotação dos Meus Filhos, p. 27

Aceleração de Série: Necessidade X Resistência, p. 30

Da Epopeia para Conseguir Acelerar Meus Filhos de Série, p. 35

Dos Mitos que Rodeiam a Superdotação, p. 43

Características Cognitivas e Afetivas do Superdotado, p. 48

Definição Legal de Aluno com Altas Habilidades / Superdotação, p. 50

Sobre a Identificação e Avaliação de Aluno com Indicativos de Altas Habilidades / Superdotação e a sua Importância, p. 51

Capítulo II Superdotação e Neurociências, p. 55

Bases Neurobiológicas da Superdotação e Funções Executivas na Superdotação, p. 55

Capítulo III Da Dupla Excepcionalidade, p. 57

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), p. 57

Conceito de TDAH, p. 57

Etiologia do TDAH e Bases Neurobiológicas, p. 59

Funções Executivas no TDAH, p. 62

Bases Neurobiológicas em Pessoas de Alto QI e com TDAH, p. 64

Dupla Excepcionalidade Envolvendo a Superdotação, p. 64

Coocorrência de TDAH e SD: dupla Excepcionalidade SD/TDAH, p. 65

Conceito da Síndrome de Asperger, p. 72

Etiologia e Bases Neurobiológicas da Síndrome de Asperger (SA), p. 73

Funções Executivas na Síndrome de Asperger, p. 76

Semelhanças entre os Alunos SD e Alunos com a Síndrome de Asperger, p. 76

Diferenças entre Alunos SD e Alunos com Síndrome de Asperger, p. 78

Coocorrência de SA e SD: Dupla Excepcionalidade SD/SA, p. 80

Da Legislação Inclusiva Aplicável aos Alunos SD, Alunos SD/TDAH, Alunos com a SA, e Alunos com SD/SA, p. 82

Estratégias para Inclusão e Formas de Atendimento das Necessidades Educacionais Especiais dos Alunos SD, com TDAH, com a SA e com Dupla Excepcionalidade, em Sala de Aula, p. 91

Propostas de Intervenções Pedagógicas para Alunos Superdotados, p. 95

Conclusão, p. 99

Referências, p. 105

Índice alfabético

A

  • Aceleração de série: necessidade x resistência, p. 30
  • Afetividade. Características cognitivas e afetivas do superdotado, p. 48
  • Altas habilidades. Sobre a identificação e avaliação de aluno com indica-tivos de altas habilidades/superdotação e a sua importância, p. 51
  • Aluno com a SA. Legislação inclusiva aplicável aos alunos SD, alunos SD/TDAH, alunos com a SA, e alunos com SD/SA, p. 82
  • Aluno com SD/SA. Legislação inclusiva aplicável aos alunos SD, alunos SD/TDAH, alunos com a SA, e alunos com SD/SA, p. 82
  • Aluno SD. Legislação inclusiva aplicável aos alunos SD, alunos SD/TDAH, alunos com a SA, e alunos com SD/SA, p. 82
  • Aluno SD/TDAH. Legislação inclusiva aplicável aos alunos SD, alunos SD/TDAH, alunos com a SA, e alunos com SD/SA, p. 82
  • Aluno superdotado. Sobre a identificação e avaliação de aluno com indi-cativos de altas habilidades/superdotação e a sua importância, p. 51
  • Alunos superdotados. Da necessidade de identificação dos alunos super-dotados, p. 25

B

  • Bases neurobiológicas da superdotação e funções executivas na superdo-tação, p. 55
  • Bases neurobiológicas em pessoas de alto QI e com TDAH, p. 64

C

  • Características cognitivas e afetivas do superdotado, p. 48
  • Características emocionais dos superdotados, p. 24
  • Cognição. Características cognitivas e afetivas do superdotado, p. 48
  • Conceito da Síndrome de Asperger, p. 72
  • Conceito de inteligência, p. 19
  • Conceito de superdotação, p. 20
  • Conceito de TDAH, p. 57
  • Conclusão, p. 99
  • Coocorrência de SA e SD: dupla excepcionalidade SD/SA, p. 80
  • Coocorrência de TDAH e SD: dupla excepcionalidade SD/TDAH, p. 65

D

  • Definindo inteligência e superdotação, p. 15
  • Dupla excepcionalidade, p. 57

E

  • Emoção. Características emocionais dos superdotados, p. 24
  • Ensino. Aceleração de série: necessidade x resistência, p. 30
  • Ensino. Epopeia para conseguir acelerar meus filhos de série, p. 35
  • Etiologia do TDAH e bases neurobiológicas, p. 59
  • Etiologia e bases neurobiológicas da Síndrome de Asperger (SA), p. 73

F

  • Funções executivas no TDAH, p. 62

I

  • Inteligência. Conceito de inteligência, p. 19
  • Inteligência. Definindo inteligência e superdotação, p. 15
  • Intervenção pedagógica. Propostas de intervenções pedagógicas para alunos superdotados, p. 95

L

  • Legislação inclusiva aplicável aos alunos SD, alunos SD/TDAH, alunos com a SA, e alunos com SD/SA, p. 82

M

  • Mitos que rodeiam a superdotação, p. 43

N

  • Necessidades especiais. Estratégias para inclusão e formas de atendimen-to das necessidades educacionais especiais dos alunos SD, com TDAH, com a SA e com dupla excepcionalidade, em sala de aula, p. 91
  • Neurobiologia. Bases neurobiológicas da superdotação e funções executi-vas na superdotação, p. 55
  • Neurobiologia. Bases neurobiológicas em pessoas de alto QI e com TDAH, p. 64
  • Neurociência. Superdotação e neurociências, p. 55

P

  • Propostas de intervenções pedagógicas para alunos superdotados, p. 95

Q

  • QI. Bases neurobiológicas em pessoas de alto QI e com TDAH, p. 64

R

  • Referências, p. 105

S

  • SA. Estratégias para inclusão e formas de atendimento das necessidades educacionais especiais dos alunos SD, com TDAH, com a SA e com dupla excepcionalidade, em sala de aula, p. 91
  • SD. Coocorrência de SA e SD: dupla excepcionalidade SD/SA, p. 80
  • SD. Diferenças entre alunos SD e alunos com Síndrome de Asperger, p. 78
  • SD. Estratégias para inclusão e formas de atendimento das necessidades educacionais especiais dos alunos SD, com TDAH, com a SA e com dupla excepcionalidade, em sala de aula, p. 91
  • SD. Semelhanças entre os alunos SD e alunos com a Síndrome de Asper-ger, p. 76
  • SD/TDAH. Coocorrência de TDAH e SD: dupla excepcionalidade SD/TDAH, p. 65
  • Síndrome de Asperger. Conceito, p. 72
  • Síndrome de Asperger. Coocorrência de SA e SD: dupla excepcionalidade SD/SA, p. 80
  • Síndrome de Asperger. Diferenças entre alunos SD e alunos com Síndro-me de Asperger, p. 78
  • Síndrome de Asperger. Etiologia e bases neurobiológicas da Síndrome de Asperger (SA), p. 73
  • Síndrome de Asperger. Funções executivas na Síndrome de Asperger, p. 76
  • Síndrome de Asperger. Semelhanças entre os alunos SD e alunos com a Síndrome de Asperger, p. 76
  • Sobre a identificação e avaliação de aluno com indicativos de altas habi-lidades/superdotação e a sua importância, p. 51
  • Superdotação dos meus filhos, p. 27
  • Superdotação e neurociências, p. 55
  • Superdotação. Bases neurobiológicas da superdotação e funções executi-vas na superdotação, p. 55
  • Superdotação. Características emocionais dos superdotados, p. 24
  • Superdotação. Conceito de superdotação, p. 20
  • Superdotação. Da necessidade de identificação dos alunos superdotados, p. 25
  • Superdotação. Definição legal de aluno com altas habilida-des/superdotação, p. 50
  • Superdotação. Definindo inteligência e superdotação, p. 15
  • Superdotação. Dupla excepcionalidade envolvendo superdotação, p. 64
  • Superdotação. Mitos que rodeiam a superdotação, p. 43
  • Superdotação. Propostas de intervenções pedagógicas para alunos super-dotados, p. 95
  • Superdotação. Sobre a identificação e avaliação de aluno com indicati-vos de altas habilidades/superdotação e a sua importância, p. 51

T

  • TDAH. Bases neurobiológicas em pessoas de alto QI e com TDAH, p. 64
  • TDAH. Conceito de TDAH, p. 57
  • TDAH. Coocorrência de TDAH e SD: dupla excepcionalidade SD/TDAH, p. 65
  • TDAH. Estratégias para inclusão e formas de atendimento das necessida-des educacionais especiais dos alunos SD, com TDAH, com a SA e com dupla excepcionalidade, em sala de aula, p. 91
  • TDAH. Etiologia do TDAH e bases neurobiológicas, p. 59
  • TDAH. Funções executivas no TDAH, p. 62
  • TDAH. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), p. 57
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), p. 57

Recomendações

Capa do livro: Manual de Apresentação de Trabalhos Técnicos, Acadêmicos e Científicos, Ronaldo Sérgio de Araújo Coêlho

Manual de Apresentação de Trabalhos Técnicos, Acadêmicos e Científicos

 Ronaldo Sérgio de Araújo CoêlhoISBN: 978853621581-5Páginas: 176Publicado em: 17/05/2007

Versão impressa

R$ 89,90em 3x de R$ 29,97Adicionar ao
carrinho
Capa do livro: Tabus Sobre a Maternidade Atípica e Identidade de Gênero - Nem Tudo é o que Parece!, Selma Sueli Silva, Sophia Mendonça

Tabus Sobre a Maternidade Atípica e Identidade de Gênero - Nem Tudo é o que Parece!

 Selma Sueli Silva, Sophia MendonçaISBN: 978652631019-9Páginas: 70Publicado em: 08/03/2024

Versão impressa

R$ 69,90em 2x de R$ 34,95Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 49,90 Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Existencialismo - Uma reflexão antropológica e política a partir de Heidegger e Sartre, Anna Maria Laporte e Neusa Volpe

Existencialismo - Uma reflexão antropológica e política a partir de Heidegger e Sartre

 Anna Maria Laporte e Neusa VolpeISBN: 857394282-7Páginas: 134Publicado em: 17/01/2000

Versão impressa

R$ 69,90em 2x de R$ 34,95Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 49,90 Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Professores e Estilos de Liderança - Manual para Identificá-los e Modelo Teórico para Compreendê-los, Ana Priscila Batista e Lidia Weber

Professores e Estilos de Liderança - Manual para Identificá-los e Modelo Teórico para Compreendê-los

 Ana Priscila Batista e Lidia WeberISBN: 978853625038-0Páginas: 86Publicado em: 04/03/2015

Versão impressa

R$ 59,90em 2x de R$ 29,95Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 40,90 Adicionar eBook
ao carrinho