Notícias

Confira todos as notícias ou faça uma pesquisa por título ou autor!
 

STJ decide que imposto de renda não incide sobre bem de valor histórico transmitido por herança

Publicada em: 24/11/2025
por: Equipe Juruá

TributárioProcesso Civil

A 2ª Turma do STJ, em julgamento de Recurso Especial, decidiu que a transmissão de bens e direitos por herança, quando avaliados pelo valor histórico constante da declaração de bens do “de cujus”, não se submete à incidência do Imposto de Renda, por não configurar acréscimo patrimonial apto a gerar o fato gerador previsto no art. 43 do CTN.

No caso dos autos, o recurso especial foi interposto contra decisão do TRF 4ª Região, que que determinou a incidência de imposto de renda sobre a transferência das cotas relativas a fundos de investimento, pelo seu valor histórico, por força de sucessão “causa mortis”.

A Corte destacou que a Lei 9.532/1997, em seu art. 23, § 1º, corrobora essa interpretação ao dispor que a incidência do Imposto de Renda somente ocorrerá sobre a diferença positiva entre o valor de mercado e o valor constante da declaração de bens do “de cujus”, caso a transferência seja efetuada a valor de mercado. Assim, a transferência pelo valor histórico não configura ganho de capital tributável.

Ainda, a interpretação da Receita Federal do Brasil, materializada no Ato Declaratório Interpretativo RFB 13/2007, bem como a aplicação do art. 65, § 2º, da Lei 8.981/1995 de forma a tributar a mera transferência de titularidade pelo valor histórico, contrariam a legislação específica que prevê a isenção para bens recebidos por herança e a ausência de ganho de capital na avaliação pelo custo de aquisição.

Esta notícia refere-se ao REsp/RS/STJ 1736600

Fonte: ST


Fonte: STJ