Dignidade Humana - Princípio Constitucional

Jussara Maria Moreno Jacintho

Preço:
Parcele em até 6x sem juros no cartão. Parcela mínima de R$ 20,00
FICHA TÉCNICA
Autor(es): Jussara Maria Moreno Jacintho
ISBN: 853621370-1
Acabamento: Capa Dura + Sobrecapa
Número de Páginas: 272
Publicado em: 04/09/2006
Área(s): Direito Constitucional; Direito Internacional
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

O objetivo desta obra é estudar o princípio da dignidade humana como vetor hermenêutico a fundar um novo método de interpretação, direcionado à concretização da norma constitucional. Sua linha de raciocínio bebe na fonte do moderníssimo Direito Internacional dos Direitos Humanos, única dogmática apta a refrear o ímpeto globalizante da exploração e vilipêndio humanos.
Com a CF/88, a ordem jurídica nacional inseriu novo ideário voltado à legitimação do Estado brasileiro no cenário internacional sem, na realidade, introduzir mecanismos que garantissem a concretização de tais postulados. E, mais uma vez, o que se viu foram interpretações apenas cristalizadoras do status quo ante. Como não poderia deixar de ser, a lacuna teria que ser preenchida através da interpretação constitucional, cujo eixo gravitacional, segundo essa nova ordem constitucional, só poderia ser assumido pelo princípio da dignidade humana.
Desse modo, de acordo com a topografia constitucional, esse princípio assumiu a condição de elemento legitimador do Estado Democrático de Direito.
A fim de não comprometer a imperatividade do princípio, passamos a empreender o esforço de compreensão do tema, abordando a moderna teoria dos princípios e o seu aspecto mais intrigante, qual seja, a colisão de princípios e como esta será solucionada; assim como trata dos aspectos evolutivos do Estado Democrático de Direito, única ambiência jurídico-política propícia à promoção de uma existência digna. O livro traz também uma outra questão cuja discussão apenas se inicia, como seja, em que consiste o núcleo essencial do Direito Fundamental à dignidade humana, quais prestações positivas e negativas estão forjadas em seu centro nervoso.
Ao fim, constatamos que a dignidade humana assume a dimensão de um superprincípio, norte hermenêutico a prover unidade material aos regimes constitucionais e mola propulsora na construção de uma hermenêutica de princípios concretizadora de direitos.

AUTOR(ES)

Jussara Maria Moreno Jacinto é Especialista em Direito pela FGV/RJ; Mestra em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Doutora em Direito pela PUCSP; Professora universitária; Advogada e Consultora em São Paulo, tendo participado de seminários e congressos como palestrante.

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: