Diretoria de Foro e Administração Judiciária - Para Concursos da Magistratura - Prefaciado pelo Ministro do STF Gilmar Mendes

Wanderlei José dos Reis

Leia na Biblioteca Virtual
Preço:
Parcele em até 6x sem juros no cartão. Parcela mínima de R$ 20,00
FICHA TÉCNICA
Autor(es): Wanderlei José dos Reis
ISBN: 978853623147-1
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 260
Publicado em: 20/10/2010
Área(s): Direito - Exame de Ordem e Concursos; Direito - Outros
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

A presente obra é indicada a juristas e operadores do direito em geral e, principalmente, a magistrados, acadêmicos e candidatos aos concursos da magistratura nacional (conforme conteúdo constante no Anexo VI, da Resolução 75/09 - CNJ).

Nela o autor, valendo-se da sua experiência de administração judiciária na magistratura mato-grossense (nas comarcas de Chapada dos Guimarães e Sorriso), docência na disciplina de diretoria de foro na ESMAGIS/MT e MBA em Poder Judiciário pela FGV, trata de temas como o acesso à Justiça, a gestão e a modernização judiciárias, a administração da Justiça, liderança no Judiciário, uso de indicadores de desempenho, qualidade total, alto desempenho, accountability, stakeholders, governança, reengenharia do Poder, benchmarking, orçamento e planejamento estratégico no âmbito do Judiciário nacional.

Ao definir diretoria de foro como parte integrante da administração da Justiça, distinguindo foro de fórum, aborda amiúde a figura do juiz diretor de foro no 1º grau de jurisdição, demonstra a grande influência do trabalho da diretoria (atividade-meio) sobre o serviço judiciário (atividade-fim), trata com vagar da rotina administrativa de uma unidade judiciária e defende a capacitação técnico-profissional de magistrados e servidores e a busca incessante da excelência nos serviços prestados à sociedade como forma de combate à morosidade da Justiça.

Por fim, formula propostas para o aperfeiçoamento e a modernização de todo o aparato judiciário brasileiro com vistas à obtenção da qualidade, acessibilidade, transparência, eficiência, efetividade e celeridade da Justiça brasileira – anseio social.

AUTOR(ES)

Wanderlei José dos Reis
Juiz de Direito em MT (1º colocado no concurso). Mestre em Direito Constitucional. Doutor e Pós-doutor em Di¬reito. Professor da disciplina de Diretoria de Foro na ESMAGIS/MT. Foi juiz diretor do foro da comarca de Chapada dos Guimarães/MT em 2003 e 2004, ocasião em que o fórum foi considerado referência nacional em gestão judiciária pelo Ministério da Justiça. Foi diretor do foro da comarca de Sorriso/MT, de 2004 a 2011, ocasião em que o fórum recebeu em 2006 inédita moção de reconhecimento conferida pelo INBRAP, através do Certificado Top Of Mind Brazil de Consagração Pública, pela excelência no serviço judiciário prestado à população local. Ex-delegado de Polícia (1º colocado no concurso). MBA em Poder Judiciário pela FGV Rio. Graduado em Ciências e Matemática (com ênfase em Informática). Especialista em Educação, Direito Constitucional (dois cursos), Direito Internacional, Direito Eleitoral, Direito e Processo Penal, Direito Administrativo e Contratos, Direito Público Avançado, Direito Processual Civil Avançado e Direito e Processo Tributário. Realizou inúmeros cursos de Administração Judiciária no Brasil e exterior e o Programa de Intercâmbio de Estudo Comparado com Foco na Administração Judicial e no Sistema Constitucional, Civil e Penal dos Estados Unidos. Professor de Direito. Coordenador-adjunto do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) da ESMAGIS-MT. Palestrante. Conferencista. Doutrinador. Membro vitalício da Academia Mato-grossense de Letras – AML e da Academia Mato-grossense de Magistrados – AMA. Autor dos livros Direito Penal - Para Provas e Concursos, Diretoria de Foro e Administração Judiciária, Temas de Direito Penal - Para Provas e Concursos, Recursos Penais para Exame de Ordem e Toga e Pelerine, além de inúmeros artigos publicados em revistas jurídicas especializadas.

 

ENTREVISTA COM O AUTOR

Título: Diretoria de Foro e Administração Judiciária - Para Concursos da Magistratura
Resumo: Nesta entrevista o autor, valendo-se da sua experiência de administração judiciária na magistratura , docência na disciplina de diretoria de foro na ESMAGIS/MT e MBA em Poder Judiciário pela FGV, trata de temas como o acesso à Justiça, a gestão e a modernização judiciárias, entre outros, sendo indicada a juristas e operadores do direito em geral e, principalmente, a magistrados, acadêmicos e candidatos aos concursos da magistratura nacional

Clique aqui e leia a íntegra da entrevista.

SUMÁRIO

I - INTRODUÇÃO

II - DESENVOLVIMENTO

1. Poder Judiciário como Instituição

2. Acesso à Justiça e Prestação Jurisdicional

3. Administração da Justiça e Gestão Judiciária

4. Gestão e Orçamento no Judiciário

5. Unidade Judiciária

5.1. Fórum e Foro

5.2. Excelência na Unidade Judiciária

5.3. Importância da Equipe

5.4. Servidores da Central de Administração

5.5. Importância em Delegar

6. Juiz Diretor de Foro

6.1. Seleção do Juiz Diretor de Foro

6.2. Missão do Juiz Diretor de Foro

6.3. Características do Juiz Diretor de Foro

6.4. Habilidades Pessoais do Juiz Diretor de Foro

6.5. Capacitação do Juiz Diretor de Foro

6.6. Liderança - Juiz Diretor Líder

6.7. Remuneração do Juiz Diretor de Foro

6.8. Juiz Diretor e a Imprensa

6.9. Relacionamento com Servidores

6.10. Atribuições do Juiz Diretor

6.10.1. Atribuições Previstas no COJE

6.10.2. Atribuições Previstas na CNGC

6.11. Sugestão de Alteração nas Atribuições do Juiz Diretor

6.12. Imprescindibilidade de um Juiz na Diretoria de Foro

III - CONSIDERAÇÕES FINAIS

IV - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXOS

Anexo I - Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Anexo II - Ministério da Justiça - Experiências de Administração Judicial - Mato Grosso - Comarca de Chapada dos Guimarães - 2004

Anexo III - RIDF - Regimento Interno de Diretoria de Foro

Anexo IV - Fluxogramas - Procedimentos que Tramitam pela Diretoria de Foro

Anexo V - NGA - Normas Gerais de Ação - Serviço de Policiais Militares no Fórum de Sorriso

Anexo VI - Modelo de Portaria - Diretoria do Foro da Comarca de Sorriso

Anexo VII - Modelo de Ordem de Serviço - Diretoria do Foro da Comarca de Sorriso

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: