Reflexões Sobre a Administração Universitária e Ensino Superior

Coordenadoras: Amélia Silveira e Maria José Carvalho de Souza Domingues

Parcele em até 6x sem juros no cartão.
Parcela mínima de R$ 20,00

Versão impressa

Ficha técnica

Autor(es): Coordenadoras: Amélia Silveira e Maria José Carvalho de Souza Domingues

ISBN: 978853623225-6

Acabamento: Brochura

Número de páginas: 192

Publicado em: 13/12/2010

Área(s): Administração; Literatura e Cultura - Educação

Sinopse

Neste Volume:

 • Contribuições para a Construção de uma Teoria de Gestão Universitária - Irineu Manoel de Souza

 • A Formação de Estratégia: Estudo na Educação Superior de Santa Catarina, Brasil - Carlos Ricardo Rossetto e João Roman Neto

 • Estratégias Acadêmicas: Análise de uma Escola de Administração - Silvana Anita Walter e Victor Meyer Junior

 • Administração de Marketing em Instituição de Ensino Superior - Maria José Barbosa de Souza e Janaina Lorenzi Tomio

 • As Instituições de Ensino Superior no Século XXI: Desafios para a Gestão e Relacionamento com os Stakeholders - Emerson Wagner Mainardes, Helena Alves e Mario Raposo

 • Comparativo entre o Sistema de Avaliação da Capes (Brasil) e o Sistema de Avaliação da AACSB (EUA) - Emerson Antonio Maccari, Leonel Cezar Rodrigues e Thomas Brashear Alejandro

 • Adoção de Sistemas e Tecnologias de Informação para Apoio ao Ensino Superior: uma Análise de Tendências e Reflexos junto aos seus Usuários - Gilberto Perez e Moises Ari Zilber

Autor(es)

COORDENADORAS:

Amélia Silveira -  Pós-Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, e em Ciências da Informação pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, na qual se aposentou como Professora Titular, tendo exercido cargos na administração acadêmica e coordenado núcleo de pesquisa. Atuou como presidente de comissão de especialista de ensino junto ao Ministério da Educação e como presidente de associação de classe, dentre outros. É atualmente professora dos Programas de Pós-Graduação em Administração e de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau. É ainda líder de grupo de pesquisa no Diretório de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Administração Universitária e Ensino Superior. Possui expressivo número de trabalhos publicados na forma de livros e de capítulos de livros, em periódicos especializados nacionais e internacionais, tendo participado ativamente de eventos das áreas de ciência da informação e de administração, ao longo das últimas décadas. Atua nas áreas de Estratégia e Empreendedorismo, e em Avaliação do Ensino Superior, Marketing, Sistemas de Informação e Metodologia da Pesquisa.

 Maria José Carvalho de Souza Domingues - Doutora em Engenharia da Produção e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e do Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau, coordena ainda as Atividades de Integração de Conteúdos do Curso de Graduação em Administração. A atua no Diretório de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como vice-líder do Grupo de Pesquisas em Administração Universitária e Ensino Superior. Tendo coordenado o Programa de Pós-Graduação em Administração em duas ocasiões, atualmente é Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas Universidade Regional de Blumenau. Possui inúmeros trabalhos publicados em forma de livros, capítulos de livros e periódicos especializados na área de Administração, atuando, em especial, no ensino da área de Administração.

 COLABORADORES:

Irineu Manoel de Souza - Doutor em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, com concentração em Gestão Universitária. Mestre em Administração, pela Universidade Federal de Santa Catarina, com concentração em Gestão Universitária. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Santa Catarina. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Dedica-se há três décadas à área de gestão universitária, tendo exercido distintos cargos ao longo do tempo, tendo coordenado o Curso de Especialização em Gestão Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina, de 1997 a 2004. Recebeu várias distinções honrosas em sua carreira, destacando-se o Prêmio Hélio Beltrão - Inovações na Gestão Pública, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública no ano de 2001, principalmente em face do projeto de criação do Programa de Pós-graduação em Gestão Universitária - PROGEU, lato sensu, dirigido aos servidores técnico-administrativos e docentes da UFSC, marco inicial para criação do mestrado em administração universitária. Integra o Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq no Grupo de Pesquisa do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU. Publicou vários artigos científicos, bem como vem colaborando com capítulos de livros em obras organizadas nas áreas de gestão universitária, gestão de pessoas, gestão pública e Gestão do Conhecimento. Publicou em co-autoria os seguintes livros: Gestão do conhecimento para a tomada de decisão; Prospecção de Cenários; e Processo Decisório. Atuação acadêmica: Políticas e Desenvolvimento Recursos Humanos nas universidades, Gestão do Conhecimento nas universidades, Processo Decisório, Modelos de Gestão universitária, História e Evolução das Universidades, Administração Pública, Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior e Teoria das Organizações.

Carlos Ricardo Rossetto - Pesquisador com Bolsa Produtividade do CNPq, concluiu o Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1998. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) onde estão inseridos os cursos de Mestrado em Administração e Doutorado em Administração e Turismo. Professor da Universidade do Vale do Itajaí no PPGA nas disciplinas de Análise Macro-Organizacional e Planejamento e Estratégia e na Graduação em Administração na disciplina de Estratégias Organizacionais. Publicou 25 artigos em periódicos especializados e 178 trabalhos em anais de eventos. Possui 15 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 53 itens de produção técnica. Orientou 28 dissertações de Mestrado e cinco teses de Doutorados. Atua na área de Administração, com ênfase em estudos do Ambiente Organizacional, Comportamento estratégico e Desempenho. Os processos de Mudança e Adaptação Estratégica a luz das teorias organizacionais também fazem parte do foco dos estudos e pesquisa. Em suas atividades profissionais interagiu com 72 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

João Roman Neto - Graduado em Administração pela Univali, Especialista em Administração de Vendas pela Univali e em Marketing pela FGV, e Mestre em Administração pela Univali. Atua como empresário, consultor de empresas e professor universitário. Possui publicações em eventos nacionais e internacionais nas áreas de Estratégia, Marketing e Metodologia de Pesquisa em Administração.

Silvana Anita Walter - Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Administração pela FURB. Bacharel e Especialista em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atua como administradora e instrutora da empresa Qualific Assessoria e Treinamentos nas áreas de Atendimento, Vendas, Secretarial, Oratória e Programa de Qualificação Profissional in company. Atuou como Professora da Graduação e Pós-Graduação lato sensu em Administração da PUCPR campus Toledo, no período de março de 2003 a 2007, tendo sido fundadora do Grupo de Pesquisas Estudos em Gestão Empreendedora. Foi Professora de Pós-Graduação lato sensu do Grupo Educacional OPET. Atua nas linhas de pesquisas de Processos Estratégicos (PUCPR), Estratégia e Competitividade (FURB), Contabilidade Gerencial (UFPR), Perfil de Gestores de Cursos de Ciências Contábeis (FECAP), Métodos Qualitativos (FURB) e Strategy as Practice (FURB). Possui diversos trabalhos apresentados em eventos e publicados em periódicos e em capítulos de livros.

 Victor Meyer Júnior - Doutor e Mestre em Administração Universitária pela University of Houston, EUA. Pós-Doutor pela University of Michigan. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e Professor Convidado da DePaul University (Chicago, EUA). Possui diversos artigos apresentados em eventos e publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de autor e organizador de livros e capítulos de livros, principalmente na área de Gestão Universitária. Outras áreas de interesse são: Administração Estratégica, Organizações Complexas e Organizações Sem Fins Lucrativos.

 Maria José Barbosa de Souza - Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil. Bacharel em Administração pela Universidade da Cidade de São Paulo, Brasil. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Turismo da Universidade do Vale do Itajaí. Possui trabalhos apresentados em eventos e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Marketing, Gestão Universitária e Responsabilidade Social Corporativa.

 Janaina Lorenzi Tomio - Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí, Brasil. Especialista em Turismo, Gestão e Marketing pela Universidade do Vale do Itajaí, Brasil e Bacharel em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí, Brasil. Possui trabalhos apresentados em eventos e artigos publicados em periódicos nacionais nas áreas de Marketing e Gestão Universitária.

 Emerson Wagner Mainardes - Doutorando em Administração para Universidade da Beira Interior (UBI - Covilhã/Portugal), possui mestrado em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2007), especialização em Administração pela Universidade da Região de Joinville - Univille (2000), e graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo Cefet/PR (1993). Foi Professor titular do Colégio Cenecista José Elias Moreira e da Faculdade Cenecista de Joinville. Possui trabalhos apresentados em eventos e artigos publicados em periódicos nacionais nas áreas de Gestão Universitária, Atração, Satisfação e Lealdade de Alunos, Qualidade em Serviços Educacionais. Atua também nos seguintes temas: vendas, atendimento a clientes, clientes, negociação e televendas.

 Helena Alves - Doutora em Gestão pela Universidade da Beira interior, Portugal. Mestre em Gestão pela Universidade da Beira interior, Portugal. Licenciada em Gestão pela Universidade da Beira interior, Portugal. Professora da licenciatura em marketing do Mestrado em Marketing e do Doutoramento em Gestão. Possui trabalhos apresentados em eventos e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de marketing das instituições de ensino superior, qualidade do serviço e satisfação do cliente.

 Mario Raposo - Professor Catedrático do Departamento de Gestão em Economia da Universidade da Beira Interior – Portugal, Doutor em Gestão pela Universidade da Beira Interior, Pós-graduação em Entrepreneurship and Small Management Enterprise, pela Universidade Autónoma de Barcelona, Vice-reitor da UBI, Coordenador do NECE – Unidade de Investigação em Ciências Empresariais, Vice-presidente para Portugal do European Council of Small Business. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais nas áreas de Gestão, Marketing, Empreendedorismo.

 Emerson Antonio Maccari - Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP, Brasil, com Estágio doutoral na University of Massachusetts Amherst - USA. Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, Brasil. Graduado em Ciências da Computação e em Administração pela mesma universidade. Especialista em Tecnologia da Informação aplicada à Gestão de Negócios pela FURB/INPG, Brasil. Atua como Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração – PMDA da Universidade Nove de Julio – Uninove. Possui artigos publicados em periódico e eventos científicos que abordam a temática da gestão estratégica acadêmica; gestão da pós-graduação e sistemas de avaliação.

 Leonel Cezar Rodrigues - Doutor em Administração e Mestre em Administração da Tecnologia, ambos pela Vanderbilt University, TN – USA. Foi Consultor da CM – Consultoria em Administração (SP) na área de Planejamento Estratégico de IES. Foi Diretor Superintendente do BLUSOFT – Pólo de Software e Alta Tecnologia de Blumenau. Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade Regional de Blumenau e Diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da mesma Universidade. Possui ampla experiência de trabalho com foco especial em Planejamento Estratégico; Tecnologia de Informação; Empreendedorismo; e Inteligência Competitiva. Possui três livros publicados e inúmeros artigos em eventos e periódicos, nacionais e internacionais. Correntemente é Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA da Universidade Nove de Julho - Uninove.

Thomas Brashear Alejando - Doutor em Economia pela Georgia State University, USA. Mestrado em Marketing pela mesma universidade. Graduado em Economia pela University of Kentucky. Atualmente é Professor e Pesquisador do Departamento de Marketing da Isemberg Business Scholl da University of Massachussets – Amherst e Coordenador do Consórcio FIPSE-CAPES – USA - BRASIL. Possui artigos em periódico e eventos científicos na área de marketing com foco em Marketing Internacional, Business to Business em Marketing e Vendas.

Gilberto Perez - Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil. Bacharel em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela Universidade São Judas Tadeu, Brasil. Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor do Programa de Mestrado em Controladoria Empresarial e dos Programas de Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil. Professor do Programa de Graduação em Administração da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil. Possui trabalhos apresentados em eventos e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Inovação, Sistemas e Tecnologias de Informação e Sistemas de Informação Contábeis.

Moises Ari Zilber - Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil. Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Doutorado em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil. Possui trabalhos apresentados em eventos e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Estratégia e Inovação.

Sumário

APRESENTAÇÃO Amélia Silveira e Maria José Carvalho de Souza Domingues

PREFÁCIO Rodrigo Bandeira-de-Mello

1 CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA TEORIA DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA Irineu Manoel de Souza

2 A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA: UM ESTUDO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SANTA CATARINA, BRASIL Carlos Ricardo Rossetto e João Roman Neto

3 ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS: ANÁLISE DE UMA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Silvana Anita Walter e Victor Meyer Jr

4 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Maria José Barbosa de Souza e Janaina Lorenzi Tomio

5 AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO SÉCULO XXI: DESAFIOS PARA A GESTÃO E RELACIONAMENTO COM OS STAKEHOLDERS Emerson Wagner Mainardes, Helena Alves e Mário Raposo

6 ADOÇÃO DE SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PARA APOIO AO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE TENDÊNCIAS E REFLEXOS JUNTO AOS SEUS USUÁRIOS Gilberto Perez e Moisés Ari Zilber

Recomendações

Capa do livro: Magia da Expressão Verbal, A, Josias Alcântara e Gian Carlo Mazzoto

Magia da Expressão Verbal, A

 Josias Alcântara e Gian Carlo MazzotoISBN: 853620308-0Páginas: 96Publicado em: 02/04/2003

Versão impressa

R$ 29,90Adicionar ao
carrinho
Capa do livro: Mal-Estar na Educação - O Sofrimento Psíquico de Professores, Rosana Márcia R. Aguiar e Sandra Francesca Conte de Almeida

Mal-Estar na Educação - O Sofrimento Psíquico de Professores

 Rosana Márcia R. Aguiar e Sandra Francesca Conte de AlmeidaISBN: 978853622192-2Páginas: 98Publicado em: 29/10/2008

Versão impressa

R$ 29,90Adicionar ao
carrinho
Capa do livro: Descomplicando a Escrita Braille - Considerações a Respeito da Deficiência Visual, Rosane do Carmo Machado - Coautor: Eugenio Andrés Díaz Merino

Descomplicando a Escrita Braille - Considerações a Respeito da Deficiência Visual

 Rosane do Carmo Machado - Coautor: Eugenio Andrés Díaz MerinoISBN: 978853622494-7Páginas: 94Publicado em: 01/06/2009

Versão impressa

R$ 34,70Adicionar ao
carrinho