Resumos Juruá - Língua Portuguesa - Reforma Ortográfica – Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa, de 1990, Comentado - Volume 02

Neumar Carta Winter

FICHA TÉCNICA
Autor(es): Neumar Carta Winter
ISBN: 978853624508-9
Acabamento: Lâmina com Dobras
Número de Páginas: 6
Publicado em: 15/04/2014
Área(s): Literatura e Cultura - Educação
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

TAMANHO: 15x22cm fechado e 45x22cm aberto.

Em busca de uma ortografia unificada e consequente fortalecimento dos países de Língua Portuguesa, diante dos organismos internacionais, o recente Acordo de Língua Portuguesa, aprovado, em 12 de outubro de 1990, após assinatura dos sete países lusófonos (Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, e, mais tarde, o oitavo país, Timor Leste), está em vigor, no Brasil, desde 1º de janeiro de 2009, passando a ser norma obrigatória, a partir de 1º de janeiro de 2016.

Na realidade, são duas as variantes: a portuguesa e a brasileira. Os outros países lusófonos adotam o modelo português.

A oralidade da língua, as diferentes pronúncias de um país para outro, bem como as variantes regionais de cada país, não serão alteradas pelo Acordo, que se atém à norma escrita, e esta, em Portugal, terá cerca de 1,6% de suas palavras mudadas, enquanto que a do Brasil, 0,5%, ou seja, das prováveis 370 mil unidade lexicais, segundo levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, pouco mais de 1800 serão atingidas.

Em Portugal, não há mudanças na acentuação das palavras, mas na grafia; aqui no Brasil, além da acentuação, altera-se, também, a grafia, em decorrência das normas sobre o emprego do hífen.

AUTOR(ES)

Neumar Carta Winter

Pós-graduada em Literatura Brasileira Contemporânea, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da rede pública paranaense, compõe, atualmente, a equipe de editoração da "Revista do Centro de Letras do Paraná". Filóloga e crítica literária, mantém a atividade de revisora de grafia para monografias, teses e obras literárias.

 

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: