Dom Casmurro - A História que Machado de Assis Escondeu - Semeando Livros

Vladimir Souza Carvalho

Leia na Biblioteca Virtual
FICHA TÉCNICA
Autor(es): Vladimir Souza Carvalho
ISBN: 978853624793-9
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 124
Publicado em: 27/08/2014
Área(s): Literatura e Cultura - Diversos
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

Depois de despertar a atenção de analistas brasileiros e alienígenas, e até mesmo de psicanalistas, Dom Casmurro foi, agora, dissecado por um magistrado, que sobre ele se debruçou como se fosse um processo, na tentativa de encontrar uma resposta segura para o grande enigma criado por Machado de Assis: Capitu é inocente ou culpada?

O exame do livro se procedeu de forma lenta e constante, atracando em várias conclusões, depois abandonadas, até ser despertado para uma pista, no sentido de estar, atrás de toda a narrativa machadiana, escondida uma história que o personagem narrador não deseja ver indagada nem descavada. É justamente essa a história escondida, mas aludida no texto de Dom Casmurro, que Vladimir Souza Carvalho procurou ter em mãos, na demonstração de que o personagem narrador contou uma história, cuja veracidade é duvidosa, deixando  outra, que o incomodava, completamente sepultada.

Dom Casmurro: A História que Machado de Assis Escondeu, é, exatamente, a história que o personagem narrador conseguiu esconder por mais de um século, trazendo em todas as suas linhas uma versão completamente diferente para Dom Casmurro, à medida que acrescenta ao suposto triângulo amoroso a envolver Bentinho, Capitu e Escobar, uma terceira figura, até então fora de qualquer suspeita, para, no palco, desempenhar um papel que, ante a extensa bibliografia consultada, apenas um analista, José Geraldo, percebeu.

Sancha, melhor amiga de Capitu, quase irmã, esposa de Escobar, de quem fica viúva, é a quarta personagem, cujo papel é de suma importância na alteração do destino do casamento de Capitu com Bentinho.

Dom Casmurro: A História que Machado de Assis Escondeu se propõe a apontar a chave do secular enigma machadiano.

AUTOR(ES)

Vladimir Souza Carvalho

Itabaianense de Sergipe, com incursões na poesia, no conto, na história de sua terra, no folclore e no Direito, sessenta e quatro anos, ex-juiz de Direito no seu Estado, juiz federal em três Seções Judiciárias (Piauí, Alagoas e Sergipe) e, finalmente, membro do Tribunal Regional Federal da 5ª. Região, com sede em Recife. Escreve quinzenalmente no Correio de Sergipe, Aracaju e no Diário de Pernambuco, Recife.

SUMÁRIO

Capítulo 1 As pistas em direção à história não cavada

Capítulo 2 O relacionamento de Bentinho com Sancha

Capítulo 3 A presença de Sancha na (in)compreensão da linguage m

Capítulo 4 A história cavada

Referências

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: