Vivendo Emoções - Treino de Pais e Professores para Lidar com as Emoções das Crianças

Patrícia Alvarenga, Taiane Costa de Souza Lins, Nilton Correia dos Anjos Filho, Débora Gomes Valois Coutinho, Paula Kleize Costa Sales Lopes - Ilustradora: Gabriela dos Santos Cardoso

Versão impressa

por R$ 139,90em 5x de R$ 27,98Adicionar ao carrinho

Versão digital

Disponível para:AndroidiOS
por R$ 99,90em 3x de R$ 33,30Adicionar ao carrinho

Ficha técnica

Autor(es): Patrícia Alvarenga, Taiane Costa de Souza Lins, Nilton Correia dos Anjos Filho, Débora Gomes Valois Coutinho, Paula Kleize Costa Sales Lopes - Ilustradora: Gabriela dos Santos Cardoso

ISBN v. impressa: 978652630460-0

ISBN v. digital: 978652630568-3

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 367grs.

Número de páginas: 296

Publicado em: 01/06/2023

Área(s): Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Família e Adoção; Psicologia - Diversos

Versão Digital (eBook)

Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

Disponível para as plataformas:

  • AndroidAndroid 5 ou posterior
  • iOSiOS 8 ou posterior

Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

Compra apenas via site da Juruá Editora.

Sinopse

Com Prefácio de Lidia Weber

As emoções nos movem. Sentir alegria, tristeza, orgulho, angústia, medo ou culpa realça os contornos do mundo ao nosso redor e nos prepara para agir. Perceber essa conexão entre a realidade fora de nós, as nossas emoções e o modo como nos comportamos é fundamental para entender que as emoções são parte natural da vida. É na primeira infância que se inicia o contato com uma variedade de situações que eliciam as seis emoções básicas: alegria, medo, tristeza, raiva, surpresa e nojo. Entre os três e os seis anos, a criança aprimora a capacidade de identificar o que ela sente e de compreender as causas das suas emoções. Contudo, aprimorar essas habilidades requer relacionamentos que proporcionem à criança viver e compartilhar suas emoções com adultos atentos e sensíveis a elas. As crianças precisam ser incentivadas pelos adultos, sobretudo, a expressar suas emoções com palavras. Esta é uma tarefa importante e desafiadora. Daí, a relevância de apoiar pais e professores nesse desafio diário: ajudar as crianças pequenas a expressar e compreender emoções. Este livro apresenta um material teórico e técnico completo que habilita psicólogos a implementar uma intervenção que prepara pais e professores de crianças, entre três e seis anos de idade, para ajudar, respectivamente, seus filhos e alunos a expressar e compreender emoções difíceis, como o medo, a tristeza e a raiva. O Programa Vivendo Emoções foi desenvolvido especialmente para mães, pais e professores brasileiros. A versão para mães e pais tem características que facilitam a implementação com populações de baixa escolaridade, e as duas versões, para pais e para professores, foram criadas para atender às necessidades de serviços que contam com recursos financeiros limitados.

Autor(es)

PATRÍCIA ALVARENGA 

Psicóloga, Doutora em Psicologia, Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nos últimos dez anos, seu trabalho esteve focado em intervenções para promover práticas parentais sensíveis e o desenvolvimento socioemocional infantil que atendam necessidades de famílias de baixo nível socioeconômico. 

TAIANE COSTA DE SOUZA LINS 

Psicóloga, Doutora em Psicologia e Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu trabalho de pesquisa tem como foco as relações mãe-criança e o desenvolvimento socioemocional na infância. Como parte da sua tese de doutorado, desenvolveu o Programa Vivendo Emoções, buscando favorecer estratégias maternas de apoio às expressões emocionais dos filhos, com foco na redução de problemas de comportamento na infância. A tese deu origem a este livro.

NILTON CORREIA DOS ANJOS FILHO 

Psicólogo, doutorando e Mestre em Psicologia, pela Universidade Federal da Bahia, e Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade do Estado da Bahia. Psicólogo clínico de crianças e adolescentes há dez anos, docente de cursos de graduação e especialização em Psicologia. Sua dissertação de mestrado aprimorou o Programa Vivendo Emoções.

DÉBORA GOMES VALOIS COUTINHO

Psicóloga, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro Universitário Amparense, Mestra e doutoranda em Psicologia, pela Universidade Federal da Bahia. Docente do curso de Psicologia e preceptora de Residência Multiprofissional em Saúde no Hospital Geral Clériston Andrade, onde também é coordenadora do Serviço de Psicologia. Sua dissertação de mestrado adaptou o Programa Vivendo Emoções para o contexto escolar.

PAULA KLEIZE COSTA SALES LOPES

Psicóloga, Mestra e doutoranda pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Terapia analítico-comportamental pelo Centro Universitário Jorge Amado e especialista em Avaliação Psicológica pelo Portal Diagnóstico e Tratamento. Ao longo da sua trajetória, tem realizado pesquisas e intervenções sobre a parentalidade e o desenvolvimento socioemocional infantil em contexto de famílias de baixo nível socioeconômico e atuado como psicóloga clínica. Durante o mestrado, colaborou com o aprimoramento do Programa Vivendo Emoções.

Sumário

INTRODUÇÃO, p. 23

PARTE I - FUNDAMENTOS E DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA VIVENDO EMOÇÕES, p. 27

Capítulo 1 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROGRAMA VIVENDO EMOÇÕES, p. 29

O desenvolvimento emocional nos primeiros seis anos de vida, p. 33

Socialização emocional e desenvolvimento emocional na infância: o papel dos pais como agentes de socialização emocional, p. 38

Socialização emocional e desenvolvimento emocional na infância: o papel dos professores como agentes de socialização emocional, p. 44

Programas de intervenção direcionados a pais e a professores com foco na socialização emocional infantil, p. 49

Referências, p. 52

Capítulo 2 - HISTÓRICO, DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA VIVENDO EMOÇÕES, p. 57

Histórico e evidências do Programa Vivendo Emoções, p. 59

O Programa Vivendo Emoções na família e na escola, p. 63

Recomendações para implementação do programa, p. 66

Treinamento e supervisão de facilitadores e cofacilitadores, p. 68

Avaliação dos efeitos do Programa Vivendo Emoções, p. 70

Referências, p. 73

PARTE II - VIVENDO EMOÇÕES NA FAMÍLIA, p. 75

Capítulo 3 - PRIMEIRA SESSÃO: CONHECENDO O PROGRAMA VIVENDO EMOÇÕES NA FAMÍLIA, p. 77

Capítulo 4 - SEGUNDA SESSÃO: REFLETINDO SOBRE EMOÇÕES NA PARENTALIDADE, p. 85

Capítulo 5 - TERCEIRA SESSÃO: VALIDANDO EMOÇÕES DIFÍCEIS, p. 91

Capítulo 6 - QUARTA SESSÃO: APOIANDO AS EMOÇÕES DIFÍCEIS DOS FILHOS, p. 99

Capítulo 7 - QUINTA SESSÃO: LIDANDO COM O MEDO E APRENDENDO A RESOLVER PROBLEMAS, p. 107

Capítulo 8 - SEXTA SESSÃO: LIDANDO COM A TRISTEZA, p. 115

Capítulo 9 - SÉTIMA SESSÃO: LIDANDO COM A RAIVA, p. 125

Capítulo 10 - OITAVA SESSÃO: EXPRESSANDO AS PRÓPRIAS EMOÇÕES, p. 135

Capítulo 11 - NONA SESSÃO: REVISANDO O VIVENDO EMOÇÕES NA FAMÍLIA, p. 143

PARTE III - VIVENDO EMOÇÕES NA ESCOLA, p. 151

Capítulo 12 - PRIMEIRA SESSÃO: CONHECENDO O PROGRAMA VIVENDO EMOÇÕES NA ESCOLA, p. 153

Capítulo 13 - SEGUNDA SESSÃO: REFLETINDO SOBRE EMOÇÕES NA DOCÊNCIA, p. 161

Capítulo 14 - TERCEIRA SESSÃO: VALIDANDO EMOÇÕES DIFÍCEIS, p. 169

Capítulo 15 - QUARTA SESSÃO: APOIANDO AS EMOÇÕES DIFÍCEIS DOS ALUNOS, p. 179

Capítulo 16 - QUINTA SESSÃO: LIDANDO COM O MEDO E APRENDENDO A RESOLVER PROBLEMAS, p. 189

Capítulo 17 - SEXTA SESSÃO: LIDANDO COM A TRISTEZA, p. 197

Capítulo 18 - SÉTIMA SESSÃO: LIDANDO COM A RAIVA, p. 207

Capítulo 19 - OITAVA SESSÃO: EXPRESSANDO AS PRÓPRIAS EMOÇÕES, p. 215

Capítulo 20 - NONA SESSÃO: REVISANDO O VIVENDO EMOÇÕES NA ESCOLA, p. 223

PARTE IV - APÊNDICES - VIVENDO EMOÇÕES NA FAMÍLIA, p. 231

A) As emoções básicas, p. 233

B) Calendário dos encontros, p. 234

C) Regras de participação e convivência, p. 235

D) Mãe multitarefa, p. 236

E) Oportunidades de ensinar sobre emoções, p. 237

F) Jogo da memória sobre emoções, p. 238

G) Filho com medo e reação da mãe, p. 240

H) Reações não apoiadoras, p. 241

I) Filhos com medo, p. 242

J) História sobre o medo, p. 243

K) Perguntas sobre o medo, p. 245

L) Filho triste e reação dos pais, p. 246

M) Filho com raiva e reações do pai, p. 252

N) Como amenizar as emoções e resolver os problemas com os filhos, p. 254

O) Cartões de resposta, p. 256

P) Recordação do Programa Vivendo Emoções, p. 257

PARTE V - APÊNDICES - VIVENDO EMOÇÕES NA ESCOLA, p. 259

A) As emoções básicas, p. 261

B) Calendário dos encontros, p. 262

C) Regras de participação e convivência, p. 263

D) Professora multitarefa, p. 264

E) Oportunidades de ensinar sobre emoções, p. 265

F) Professora e aluno que sente tristeza, p. 266

G) Professora e aluna que sente raiva, p. 267

H) Reações não apoiadoras, p. 268

I) Perguntas sobre emoções, p. 269

J) Alunos com medo, p. 270

K) História sobre o medo, p. 271

L) Perguntas sobre o medo, p. 273

M) Aluna triste e reações da professora, p. 274

N) Termômetro das emoções, p. 280

O) Jogo da memória sobre emoções, p. 284

P) Como amenizar emoções e resolver problemas com os alunos, p. 286

Q) Cartões de resposta, p. 288

R) Recordação do Programa Vivendo Emoções, p. 289

Índice alfabético

A

  • Apêndices. Vivendo emoções na escola, p. 259
  • Apêndices. Vivendo emoções na família, p. 231
  • Avaliação dos efeitos do Programa Vivendo Emoções, p. 70

C

  • Cofacilitador. Treinamento e supervisão de facilitadores e cofacilitadores, p. 68

D

  • Desenvolvimento emocional nos primeiros seis anos de vida, p. 33
  • Desenvolvimento emocional. Socialização emocional e desenvolvimento emocional na infância: o papel dos pais como agentes de socialização emocional, p. 38
  • Desenvolvimento. Fundamentos e desenvolvimento do Programa Vivendo Emoções, p. 27
  • Desenvolvimento. Histórico, desenvolvimento e caracterização do Programa Vivendo Emoções, p. 57

E

  • Emoção. Fundamentos e desenvolvimento do Programa Vivendo Emoções, p. 27
  • Emoção. Socialização emocional e desenvolvimento emocional na infância: o papel dos pais como agentes de socialização emocional, p. 38
  • Emoção. Vivendo emoções na família, p. 75
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola, p. 259
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Aluna triste e reações da professora, p. 274
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Alunos com medo, p. 270
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. As emoções básicas, p. 261
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Calendário dos encontros, p. 262
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Cartões de resposta, p. 288
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Como amenizar emoções e resolver problemas com os alunos, p. 286
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. História sobre o medo, p. 271
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Jogo da memória sobre emoções, p. 284
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Oportunidades de ensinar sobre emoções, p. 265
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Perguntas sobre emoções, p. 269
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Perguntas sobre o medo, p. 273
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Professora e aluna que sente raiva, p. 267
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Professora e aluno que sente tristeza, p. 266
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Professora multitarefa, p. 264
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Reações não apoiadoras, p. 268
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Recordação do Programa Vivendo Emoções, p. 289
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Regras de participação e convivência, p. 263
  • Escola. Apêndices. Vivendo emoções na escola. Termômetro das emoções, p. 280
  • Escola. Programa Vivendo Emoções na família e na escola, p. 63
  • Escola. Vivendo emoções na escola, p. 151

F

  • Facilitador. Treinamento e supervisão de facilitadores e cofacilitadores, p. 68
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família, p. 231
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. As emoções básicas, p. 233
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. Calendário dos encontros, p. 234
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. Cartões de resposta, p. 256
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. Como amenizar as emoções e resolver os problemas com os filhos, p. 254
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. Filho com medo e reação da mãe, p. 240
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. Filho com raiva e reações do pai, p. 252
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. Filho triste e reação dos pais, p. 246
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. Filhos com medo, p. 242
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. História sobre o medo, p. 243
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. Jogo da memória sobre emoções, p. 238
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. Mãe multitarefa, p. 236
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. Oportunidades de ensinar sobre emoções, p. 237
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. Perguntas sobre o medo, p. 245
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. Reações não apoiadoras, p. 241
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. Recordação do Programa Vivendo Emoções, p. 257
  • Família. Apêndices. Vivendo emoções na família. Regras de participação e convivência, p. 235
  • Família. Programa Vivendo Emoções na família e na escola, p. 63
  • Família. Vivendo emoções na família, p. 75
  • Fundamentos e desenvolvimento do Programa Vivendo Emoções, p. 27
  • Fundamentos e desenvolvimento do Programa Vivendo Emoções. Referências, p. 52
  • Fundamentos teóricos do Programa Vivendo Emoções, p. 29

H

  • Histórico, desenvolvimento e caracterização do Programa Vivendo Emoções, p. 57
  • Histórico, desenvolvimento e caracterização do Programa Vivendo Emoções. Referências, p. 73

I

  • Infância. Socialização emocional e desenvolvimento emocional na infância: o papel dos pais como agentes de socialização emocional, p. 38
  • Intervenção. Programas de intervenção direcionados a pais e a professores com foco na socialização emocional infantil, p. 49
  • Introdução, p. 23

P

  • Pais. Socialização emocional e desenvolvimento emocional na infância: o papel dos pais como agentes de socialização emocional, p. 38
  • Primeiros seis anos de vida. Desenvolvimento emocional nos primeiros seis anos de vida, p. 33
  • Programa vivendo emoções na família e na escola, p. 63
  • Programa vivendo emoções. Avaliação dos efeitos, p. 70
  • Programa vivendo emoções. Fundamentos e desenvolvimento do Programa Vivendo Emoções, p. 27
  • Programa vivendo emoções. Fundamentos teóricos, p. 29
  • Programa vivendo emoções. Histórico e evidências, p. 59
  • Programa vivendo emoções. Histórico, desenvolvimento e caracterização, p. 57
  • Programa vivendo emoções. Recomendações para implementação, p. 66
  • Programas de intervenção direcionados a pais e a professores com foco na socialização emocional infantil, p. 49

R

  • Recomendações para implementação do programa, p. 66

S

  • Socialização emocional e desenvolvimento emocional na infância: o papel dos pais como agentes de socialização emocional, p. 38
  • Socialização emocional infantil. Programas de intervenção direcionados a pais e a professores com foco na socialização emocional infantil, p. 49
  • Socialização emocional. Socialização emocional e desenvolvimento emocional na infância: o papel dos professores como agentes de socialização emocional, p. 44
  • Supervisão. Treinamento e supervisão de facilitadores e cofacilitadores, p. 68

T

  • Treinamento e supervisão de facilitadores e cofacilitadores, p. 68

V

  • Vivendo emoções na escola, p. 151
  • Vivendo emoções na escola. Nona sessão: revisando o vivendo emoções na escola, p. 223
  • Vivendo emoções na escola. Oitava sessão: expressando as próprias emoções, p. 215
  • Vivendo emoções na escola. Primeira sessão: conhecendo o Programa Vivendo Emoções na escola, p. 153
  • Vivendo emoções na escola. Quarta sessão: apoiando as emoções difíceis dos alunos, p. 179
  • Vivendo emoções na escola. Quinta sessão: lidando com o medo e aprendendo a resolver problemas, p. 189
  • Vivendo emoções na escola. Segunda sessão: refletindo sobre emoções na docência, p. 161
  • Vivendo emoções na escola. Sétima sessão: lidando com a raiva, p. 207
  • Vivendo emoções na escola. Sexta sessão: lidando com a tristeza, p. 197
  • Vivendo emoções na escola. Terceira sessão: validando emoções difíceis, p. 169
  • Vivendo emoções na família, p. 75
  • Vivendo emoções na família. Nona sessão: revisando o vivendo emoções na família, p. 143
  • Vivendo emoções na família. Oitava sessão: expressando as próprias emoções, p. 135
  • Vivendo emoções na família. Primeira sessão: conhecendo o Programa Vivendo Emoções na família, p. 77
  • Vivendo emoções na família. Quarta sessão: apoiando as emoções difíceis dos filhos, p. 99
  • Vivendo emoções na família. Quinta sessão: lidando com o medo e aprendendo a resolver problemas, p. 107
  • Vivendo emoções na família. Segunda sessão: refletindo sobre emoções na parentalidade, p. 85
  • Vivendo emoções na família. Sétima sessão: lidando com a raiva, p. 125
  • Vivendo emoções na família. Sexta sessão: lidando com a tristeza, p. 115
  • Vivendo emoções na família. Terceira sessão: validando emoções difíceis, p. 91

Recomendações

Capa do livro: Mães em Luto – A Dor e suas Repercussões Existenciais e Psicanalíticas, Organizadoras: Joanneliese de Lucas Freitas e Maria Virginia Filomena Cremasco

Mães em Luto – A Dor e suas Repercussões Existenciais e Psicanalíticas

 Organizadoras: Joanneliese de Lucas Freitas e Maria Virginia Filomena CremascoISBN: 978853625339-8Páginas: 170Publicado em: 21/08/2015

Versão impressa

R$ 79,90em 3x de R$ 26,63Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 57,70em 2x de R$ 28,85Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Ergonomia Cognitiva e Representação Mental, Gilbert Cardoso Bouyer

Ergonomia Cognitiva e Representação Mental

 Gilbert Cardoso BouyerISBN: 978853627674-8Páginas: 176Publicado em: 21/02/2018

Versão impressa

R$ 79,90em 3x de R$ 26,63Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 57,70em 2x de R$ 28,85Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Porque a Vida é Agora!, Thalita Lacerda Nobre

Porque a Vida é Agora!

 Thalita Lacerda NobreISBN: 978655605909-9Páginas: 246Publicado em: 09/02/2022

Versão impressa

de R$ 109,90* porR$ 87,92em 3x de R$ 29,31Adicionar ao
carrinho

Versão digital

de R$ 77,70* porR$ 62,16em 2x de R$ 31,08Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Individuação da Pessoa na Ontologia de Edith Stein, Ocir de Paula Andreata

Individuação da Pessoa na Ontologia de Edith Stein

 Ocir de Paula AndreataISBN: 978853629795-8Páginas: 264Publicado em: 07/06/2022

Versão impressa

R$ 109,90em 4x de R$ 27,48Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 77,70em 3x de R$ 25,90Adicionar eBook
ao carrinho