História Breve das Codificações Jurídicas

Arthur Virmond de Lacerda Neto

Parcele em até 6x sem juros no cartão.
Parcela mínima de R$ 20,00

Versão impressa

Ficha técnica

Autor(es): Arthur Virmond de Lacerda Neto

ISBN: 857394018-2

Acabamento: Brochura

Número de páginas: 120

Publicado em: 01/01/2000

Área(s): Direito - Teoria Geral do Direito

Sinopse

A presente obra busca descrever o movimento codificador europeu em suas bases teóricas, após haver explorado o conceito de código e antes de testemunhar a polêmica que entre THIBAUT e SAVIGNY  aquele movimento provocou, cujo desenrolar em Portugal versará em uma segunda parte, lembrando-lhe as ordenações e as tentativas lá empreendidas de se adotar um código civil.

Ocupa-se por fim do caso brasileiro no que tange ao papel de AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS no processo codificatório do Direito Civil de seu país e sua influência no exterior.

Autor(es)

ARTHUR VIRMOND DE LACERDA NETO
Mestre em História do Direito pela Universidade de Lisboa, Portugal. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor universitário. É autor das obras As Ouvidorias do Brasil Colônia; História Breve das Codificações Jurídicas; A República Positivista – Teoria e Ação no Pensamento Político de Augusto Comte, 3ª Edição; Dilema em Braga, 2ª Edição; Provocações; A Desinformação Antipositivista no Brasil; Memórias de Duas Amizades; Memória de Família; Excertos Genealógicos do Paraná; Um Italiano em Curitiba – Genealogia da Família Castellano e O Magnífico Reitor: Biografia de Flávio Suplicy de Lacerda.

Sumário

PROÊMIO

CÓDIGO

THIBAUT E SAVIGNY

EM PORTUGAL

NO BRASIL: TEIXEIRA DE FREITAS

APÊNDICE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS