Identidade e Subjetividade na Gestão de Pessoas

Coords.: Adriane Vieira e Íris Barbosa Goulart

Parcele em até 6x sem juros no cartão.
Parcela mínima de R$ 20,00

Versão impressa

de R$ 89,90*

* Desconto não cumulativo com outras promoções, incluindo P.A.P. e Cliente Fiel

Ficha técnica

Autor(es): Coords.: Adriane Vieira e Íris Barbosa Goulart

ISBN: 978853621719-2

Acabamento: Brochura

Número de páginas: 296

Publicado em: 09/10/2007

Área(s): Administração; Literatura e Cultura - Saúde; Psicologia - Organizacional e do Trabalho

Sinopse

Este livro traz uma coletânea de ensaios e artigos teórico-empíricos com temas que têm sido objeto de discussão e de reflexão entre os alunos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, na área de administração. Os mesmos refletem a preocupação com a dimensão subjetiva dos indivíduos nas organizações, algumas vezes esquecidas, mas que sabemos exercer influência sobre a dimensão objetiva, como a produtividade.

O que se pretende com essa obra é chamar a atenção dos profissionais que lidam com a gestão de pessoas para a necessidade da humanização das organizações, buscando transformar o trabalho humano em uma forma de construção do sujeito, e não em uma forma de alienação do trabalhador.

A obra foi organizada em dez capítulos e fundamenta-se no pressuposto de que o homem é, ao mesmo tempo, sujeito psicológico, singular e histórico, já que nasce sob condições materiais determinadas e, ao longo de sua vida, alterna ser influenciado e influenciador dessas condições.

 

Autor(es)

Coordenadoras:
Adriane Vieira – Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988); Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001); Professora/Pesquisadora do Mestrado Profissional em Administração da FEAD, em Belo Horizonte e Coordenadora do curso de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, inovação tecnológica, competências, qualificação, identidade e subjetividade. É autora do livro A qualidade de vida no trabalho e o controle da qualidade total (1996), e de capítulos dos livros Temas de psicologia e administração (2006), e Hotelaria e Turismo: Elementos de Gestão e Competitividade (2006). Tem vários artigos publicados em periódicos nacionais, anais de congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais.
Íris Barbosa Goulart – Graduada em psicologia e pedagogia; Especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Foi Professora da Universidade Federal de Minas Gerais de 1969 a 1990, na área de Psicologia da Educação, e de 1993 a 2005, na área de Psicologia do Trabalho. Já orientou diversas dissertações de Mestrado principalmente sobre temáticas ligadas à Psicologia Social e do Trabalho e à Administração. Atualmente é Professora do curso de Mestrado Profissional em Administração da FEAD, em Belo Horizonte. É organizadora e autora de diversos livros, entre os quais Psicologia do trabalho e gestão de recursos humanos: estudos contemporâneos, organizado juntamente com Jader dos Reis Sampaio e publicado em 1998; e Psicologia Organizacional e do trabalho: teoria, pesquisa e temas correlatos, publicado em 2002; Temas de Psicologia e Administração, publicado em 2006. Além destes, tem quatro livros publicados sobre a teoria de Jean Piaget.

Colaboradores:
Cássia Helena Pereira Lima – Bacharela em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (1988), especialista em Marketing pela Fumec (1990) e em Gestão de Negócios pelo IBMEC (2004) e Mestra em Administração pela FEAD; Ex-Coordenadora e Professora do MBA em Gestão de Negócios da FEAD; ex-Coordenadora do curso de Comunicação e atualmente Diretora-adjunta da Faculdade Pitágoras; Sócia-Diretora da Marca Consultoria. Tem experiência de mais de 20 anos em trabalhos na área de Comunicação, Marketing e Gestão. Tem artigos publicados em periódicos nacionais, anais de congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais. É autora de capítulo do livro: Temas de psicologia e administração (2006).
Flávia Elias Ferreira – Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva/MG (2001), pós-graduação em Gerência de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas/MG (2004) e mestrado profissional pela FEAD/MG (2007). Atualmente é Professora da FGV – Fundação Getúlio Vargas, no Programa de Pós-Graduação em Administração.
Gilberto Braga Pereira – Graduado em Psicologia pela PUC/MG; Especialista em Gestão de Negócios pelo IBMEC e mestre em Administração pela FEAD. É Professor em cursos de pós-graduação lato sensu nas disciplinas Gestão de Pessoas, Captação e Seleção de Talentos, Psicologia da Personalidade, Treinamento & Desenvolvimento; Especialista em coaching e Sócio-Diretor da Núcleo RH: consultoria e desenvolvimento. Tem artigos publicados em periódicos nacionais, anais de congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais. É autor de capítulo do livro: Temas de psicologia e administração (2006).
Lecy Rodrigues Moreira – Graduada em psicologia pela Fumec; Psicanalista pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos – IEPSI; Especialista em Psicomotricidade Relacional e em Psicologia Clínica e Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas (CEFET-MG); Membro da equipe técnica da Pro Ergo Consultoria. É Coordenadora do Núcleo Mineiro da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP-MG e Professora de cursos de graduação do Centro Universitário UNA e pós-graduação lato sensu da PUC/MG.
Lílian Fernanda Cruz – Graduada em Fisioterapia pela PUC/MG; Especialista em Reeducação Sensoperceptiva – RPG, pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, e Mestra em Administração pela FEAD. É Coordenadora do Departamento de Fisioterapia da CRED MHS LTDA., fisioterapeuta da Prefeitura de Pedro Leopoldo, além de atender em consultório particular como fisioterapeuta.
Solange Maria Pimenta – Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1970), graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Administrativas de Barra Mansa (1980), DEA – Diplôme en Etudes Approfondies de Sociologie du Tiers-Monde pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1991); Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984); Mestrado em Sociologia do Desenvolvimento pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1991); Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e Doutorado em Sociologia pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1996). Foi Professora de graduação, mestrado e doutorado, da UFMG na Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Administrativas na Graduação. Atualmente é Professora do curso de Mestrado Profissional em Administração da FEAD, em Belo Horizonte. Organizou e publicou 7 livros em co-autoria, 8 capítulos de livros e tem vários artigos publicados em periódicos nacionais, anais de congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais.
Virgínia Nogueira Vieira – Psicóloga; Especialista (Canadá, Barcelona e EUA) em Coaching de Executivos e em Desenvolvimento Organizacional. Sócia-diretora da Núcleo RH: Consultoria e desenvolvimento.

Sumário

SUBJETIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES Íris Barbosa Goulart

PAPÉIS SOCIAIS E EXPECTATIVAS Adriane Vieira - Cássia Helena Pereira Lima - Gilberto Braga Pereira

IDENTIDADE E CRISE DE IDENTIDADE: REFLEXÕES CONCEITUAIS Adriane Vieira

TRABALHO, IDENTIDADE E CONSUMO: A CONFIGURAÇÃO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO Solange Maria Pimenta - Flávia Elias Ferreira

EFEITOS DO IMAGINÁRIO SOBRE LIDERANÇA NOS PROCEDIMENTOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES ORGANIZACIONAIS Gilberto Braga Pereira

SOFRIMENTO, INJUSTIÇAS E DESILUSÃO: TEMAS EMERGENTES EM UMA PESQUISA SOBRE SIGNIFICADO DO TRABALHO Cássia Helena Pereira Lima

TRABALHO E SUBJETIVIDADE: PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO Cássia Helena Pereira Lima

AS PRESSÕES DO TRABALHO SOBRE A SAÚDE DA MULHER Lílian Fernanda Cruz - Adriane Vieira

OS MECANISMOS DE DEFESA E O SUJEITO-TRABALHADOR Lecy Rodrigues Moreira

O SER DO HUMANO E O COACHING Gilberto Braga Pereira

COACHING: DO CONCEITO E DA EXPERIMENTAÇÃO Gilberto Braga Pereira - Virginia Nogueira Vieira

Índice alfabético

A

  • Ação administrativa. O ser do humano e ocoaching. Gilberto Braga Pereira
  • Adriane Vieira. As pressões do trabalho sobre a saúde da mulher. Lílian Fernanda Cruz. Adriane Vieira
  • Adriane Vieira. Identidade e crise deidentidade: reflexões conceituais.
  • Adriane Vieira. Papéis sociais e expectativas. Adriane Vieira. Cássia Helena Pereira Lima. Gilberto Braga Pereira.
  • Análise de dados. Papéis sociais e expectativas. Adriane Vieira. Cássia Helena Pereira Lima. Gilberto Braga Pereira.
  • As pressões do trabalho sobre a saúde da mulher. Lílian Fernanda Cruz. Adriane Vieira.

C

  • Cássia Helena Pereira Lima. Papéis sociais e expectativas. Adriane Vieira. Cássia Helena Pereira Lima. Gilberto Braga Pereira
  • Cássia Helena Pereira Lima. Sofrimento, injustiças e desilusão: temas emergentes em uma pesquisa sobre significado do trabalho.
  • Cássia Helena Pereira Lima. Trabalho e subjetividade: prazer e sofrimento no trabalho
  • Coaching. O ser do humano e o coaching. Gilberto Braga Pereira.
  • Coaching: do conceito e da experimentação. Gilberto Braga Pereira. Virginia Nogueira Vieira
  • Conceito. Coaching: do conceito e da experimentação. Gilberto Braga Pereira. Virginia Nogueira Vieira
  • Conceito. Identidade e crise de identidade: reflexões conceituais. Adriane Vieira
  • Consumo. Trabalho, identidade e consumo: a configuração do sujeito contemporâneo. Solange Maria Pimenta. Flávia Elias Ferreira
  • Crise de identidade. Identidade e crise de identidade: reflexões conceituais. Adriane Vieira.

D

  • Defesa. Os mecanismos de defesa e o sujeito-trabalhador. Lecy Rodrigues Moreira
  • Desilusão. Sofrimento, injustiças e desilusão: temas emergentes em uma pesquisa sobre significado do trabalho. Cássia Helena Pereira Lima

E

  • Efeitos do imaginário sobre liderança nos procedimentos de treinamento e desenvolvimento de líderes organizacionais. Gilberto Braga Pereira.
  • Expectativa. Papéis sociais e expectativas. Adriane Vieira. Cássia Helena Pereira Lima. Gilberto Braga Pereira
  • Experimentação. Coaching: do conceito e da experimentação. Gilberto Braga Pereira. Virginia Nogueira Vieira

F

  • Fenomenologia. O ser do humano e ocoaching. Gilberto Braga Pereira.
  • Flávia Elias Ferreira. Trabalho, identidade e consumo: a configuração do sujeito contemporâneo. Solange Maria Pimenta. Flávia Elias Ferreira

G

  • Geração. Efeitos do imaginário sobre liderança nos procedimentos de treinamento e desenvolvimento de líderes organizacionais. Gilberto Braga Pereira.
  • Gilberto Braga Pereira. coaching: do conceito e da experimentação. Gilberto Braga Pereira.Virginia Nogueira Vieira
  • Gilberto Braga Pereira. Efeitos do imaginário sobre liderança nos procedimentos de treinamento e desenvolvimento de líderes organizacionais.
  • Gilberto Braga Pereira. O ser do humano e ocoaching.
  • Gilberto Braga Pereira. Papéis sociais e expectativas. Adriane Vieira. Cássia Helena Pereira Lima. Gilberto Braga Pereira.

I

  • Identidade. Trabalho, identidade e consumo: a configuração do sujeito contemporâneo. Solange Maria Pimenta. Flávia Elias Ferreira
  • Identidade e crise de identidade: reflexões conceituais. Adriane Vieira.
  • Imaginário. Efeitos do imaginário sobre liderança nos procedimentos de treinamento e desenvolvimento de líderes organizacionais. Gilberto Braga Pereira
  • Injustiça. Sofrimento, injustiças e desilusão: temas emergentes em uma pesquisa sobre significado do trabalho. Cássia Helena Pereira Lima
  • Íris Barbosa Goulart. Subjetividade nas organizações

L

  • Lecy Rodrigues Moreira Os mecanismos de defesa e o sujeito-trabalhador
  • Líder organizacional. Efeitos do imaginário sobre liderança nos procedimentos de treinamento e desenvolvimento de líderes organizacionais. Gilberto Braga Pereira
  • Liderança. Efeitos do imaginário sobre liderança nos procedimentos de treinamento e desenvolvimento de líderes organizacionais. Gilberto Braga Pereira
  • Lílian Fernanda Cruz. As pressões do trabalho sobre a saúde da mulher. Lílian Fernanda Cruz. Adriane Vieira.

M

  • Mecanismos de defesa e o sujeito-trabalhador. Lecy Rodrigues Moreira.
  • Metodologia. Papéis sociais e expectativas. Adriane Vieira. Cássia Helena Pereira Lima. Gilberto Braga Pereira.
  • Mulher. As pressões do trabalho sobre a saúde da mulher. Lílian Fernanda Cruz. Adriane Vieira.

O

  • O ser do humano e ocoaching. Gilberto Braga Pereira.
  • Organização. Subjetividade nas organizações. Íris Barbosa Goulart
  • Os mecanismos de defesa e o sujeito-trabalhador. Lecy Rodrigues Moreira

P

  • Papéis sociais e expectativas. Adriane Vieira. Cássia Helena Pereira Lima. Gilberto Braga Pereira
  • Personalidade. O ser do humano e ocoaching. Gilberto Braga Pereira
  • Pesquisa. Sofrimento, injustiças e desilusão: temas emergentes em uma pesquisa sobre significado do trabalho. Cássia Helena Pereira Lima
  • Prazer. Trabalho e subjetividade: prazer e sofrimento no trabalho. Cássia Helena Pereira Lima
  • Pressões do trabalho sobre a saúde da mulher. Lílian Fernanda Cruz. Adriane Vieira

R

  • Referencial teórico. Papéis sociais e expectativas. Adriane Vieira. Cássia Helena Pereira Lima. Gilberto Braga Pereira

S

  • Saúde. As pressões do trabalho sobre a saúde da mulher. Lílian Fernanda Cruz. Adriane Vieira.
  • Ser do humano e ocoaching. Gilberto Braga Pereira.
  • Significado. Sofrimento, injustiças e desilusão: temas emergentes em uma pesquisa sobre significado do trabalho. Cássia Helena Pereira Lima
  • Sofrimento. Trabalho e subjetividade: prazer e sofrimento no trabalho. Cássia Helena Pereira Lima.
  • Sofrimento, injustiças e desilusão: temas emergentes em uma pesquisa sobre significado do trabalho. Cássia Helena Pereira Lima
  • Solange Maria Pimenta. Trabalho, identidade e consumo: a configuração do sujeito contemporâneo. Solange Maria Pimenta. Flávia Elias Ferreira
  • Subjetividade. Trabalho e subjetividade: prazer e sofrimento no trabalho. Cássia Helena Pereira Lima.
  • Subjetividade nas organizações.Íris BarbosaGoulart.
  • Sujeito contemporâneo. Trabalho, identidade e consumo: a configuração do sujeito contemporâneo. Solange Maria Pimenta. Flávia Elias Ferreira
  • Sujeito-trabalhador. Os mecanismos de defesa e o sujeito-trabalhador. Lecy Rodrigues Moreira

T

  • Trabalho. As pressões do trabalho sobre a saúde da mulher. Lílian Fernanda Cruz. Adriane Vieira
  • Trabalho. Sofrimento, injustiças e desilusão: temas emergentes em uma pesquisa sobre significado do trabalho. Cássia Helena Pereira Lima
  • Trabalho. Trabalho e subjetividade: prazer e sofrimento no trabalho. Cássia Helena Pereira Lima.
  • Trabalho e subjetividade: prazer e sofrimento no trabalho. Cássia Helena Pereira Lima.
  • Trabalho, identidade e consumo: a configuração do sujeito contemporâneo. Solange Maria Pimenta. Flávia Elias Ferreira
  • Treinamento. Efeitos do imagináriosobre liderança nos procedimentos de treinamento e desenvolvimento de líderes organizacionais. Gilberto Braga Pereira

V

  • Virginia Nogueira Vieira. coaching: do conceito e da experimentação. Gilberto Braga Pereira. Virginia Nogueira Vieira.

Recomendações

Capa do livro: Guia da Gestante Saudável, Sheldon Rodrigo Botogoski e Vivian Ferreira do Amaral

Guia da Gestante Saudável

 Sheldon Rodrigo Botogoski e Vivian Ferreira do AmaralISBN: 978853622073-4Páginas: 240Publicado em: 15/07/2008

Versão impressa

R$ 69,90Adicionar ao
carrinho
Capa do livro: Auditoria Integral - Metodologia GAP - Inclui CD com modelos para uso prático, Aderbal N. Müller e Eduardo Penido

Auditoria Integral - Metodologia GAP - Inclui CD com modelos para uso prático

2ª Edição - Revista e AtualizadaAderbal N. Müller e Eduardo PenidoISBN: 978853622389-6Páginas: 272Publicado em: 12/03/2009

Versão impressa

R$ 79,90Adicionar ao
carrinho
Capa do livro: Consciência Social & Relações de Trabalho, Antônio Fernando Gomes Alves

Consciência Social & Relações de Trabalho

 Antônio Fernando Gomes AlvesISBN: 978853624841-7Páginas: 220Publicado em: 01/10/2014

Versão impressa

R$ 67,70Adicionar ao
carrinho
Capa do livro: Assédio Moral no Trabalho - Culpa e Vergonha pela Humilhação Social, Ivonete Steinbach Garcia e Suzana da Rosa Tolfo

Assédio Moral no Trabalho - Culpa e Vergonha pela Humilhação Social

 Ivonete Steinbach Garcia e Suzana da Rosa TolfoISBN: 978853623405-2Páginas: 200Publicado em: 01/07/2011

Versão impressa

R$ 59,90Adicionar ao
carrinho