Revista da Associação Psicanalítica de Curitiba - Vol. 16 - O Desejo - Edição Comemorativa dos Dez Anos da APC

Rosane Weber Licht

Leia na Biblioteca Virtual
FICHA TÉCNICA
Autor(es): Rosane Weber Licht
ISBN: 978853622054-3
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 92
Publicado em: 19/06/2008
Área(s): Psicologia - Psicanálise
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

Este número do APC em Revista é comemorativo aos 10 anos da instituição e publica alguns dos trabalhos realizados – tanto por seus membros quanto por convidados – durante o ano comemorativo desta data.
A APC iniciou focada em ver como se estruturar, idealizando e planejando. Gradativamente, passou a compreender que a prática difere do planejamento e que uma bela Carta de Princípios não é garantia de que os mesmos sejam seguidos. Para tal, se exige maleabilidade frente aos impasses os mais variados – por conta do exercício da diferença – que diferem em muito da escrita que os documenta. Isso levou a concluir, por fim, que a manutenção de uma associação na diferença, no espaço para a transmissão, na liberdade de expressão, nos princípios freudianos lacanianos – o que já a delimita – não é nada fácil! Implica em atenção aos princípios, para que os mesmos não se configurem como letra morta.
Na medida em que aquilo que se transmite não é outra coisa que o desejo, e sem ele não existe trabalho analítico, este foi o tema de base dos trabalhos deste ano: o desejo, em suas múltiplas articulações.
No Espaço da Letra contamos com o texto de Leda Mariza Fischer Bernardino, O X da questão, onde a partir das questões que acometem aos candidatos a sujeito para responder à incógnita do desejo do Outro, a autora trabalha o grafo do desejo e interroga o papel do psicanalista como “parteiro do desejo”. Um drama chamado desejo é o texto de Lucia Marly Verdum de Almeida, que aborda o paradoxo do desejo que nos habita, impelindo e impedindo ao mesmo tempo as elaborações dos sujeitos. No texto Acidentes sob o desejo, Maria Aparecida Luna Pedrosa propõe reflexões sobre a angústia suscitada pelo desejo. O desejo na construção do sujeito, de Tânia Maria Galeazzi Stoppa, trabalha o grafo do desejo e os primórdios da constituição do sujeito desejante. Um leão por dia é o texto em que Wael de Oliveira trata do desejo e sua interpretação a partir dos rituais da aliança entre Deus e o povo judeu. Em Desejo, necessidade, vontade. Você tem fome de quê? Wagner Rengel trabalha o surgimento do desejo, seu deslizar significante e a possibilidade de chegar até ele, em análise.
No Espaço de Interlocução apresentamos a transcrição do seminário As homossexualidades, proferido por Mauro Mendes Dias, que discorre sobre as diferentes abordagens do tema no decorrer do tempo e as possibilidades de trabalho.
No Espaço Amarelinhas, Sandra Tellier Motti, em O Coelhão-Olhão, nos relata um caso clínico, onde o que está em questão é o resgate e a construção de um desejo em nome próprio. Publicamos também neste espaço a transcrição do encontro realizado com Diana Corso e Mário Corso, autores do livro Fadas no Divã: psicanálise nas histórias infantis. Neste encontro, intitulado Fadas no Divã: narrativas sobre uma escrita, os autores compartilharam suas experiências e motivações para a escrita do referido livro e enfatizaram a importância do imaginário contemporâneo na criança.
No Espaço de Indicações contamos com a excelente resenha do livro Psicose – Aberturas da Clínica, publicação da APPOA, realizada de forma clara e minuciosa por Wagner Rengel, produzindo o desejo de ler e aprofundar sobre o tema.
A todos, o convite para compartilhar o trabalho realizado e uma boa leitura!

SUMÁRIO

EDITORIAL

ESPAÇO DA LETRA

O X da questão / The matter of X Leda Mariza Fischer Bernardino

Um drama chamado desejo / A drama named desire Lucia Marly Verdum de Almeida

Acidentes sob o desejo / Acidentes under the desire Maria Aparecida Luna Pedrosa

O desejo na constituição do sujeito / Desire in the constitution of the subject Tânia Maria Galeazzi Stoppa

Um leão por dia / A lion a day Wael de Oliveira

Desejo, necessidade, vontade. Você tem fome de quê? / Desire, necessity, will. what do you seek for? Wagner Rengel

ESPAÇO DE INTERLOCUÇÃO

As homossexualidades / The homosexualities Mauro Mendes Dias

ESPAÇO AMARELINHAS

O Coelhão-Olhão / The big eyed rabbit Sandra Tellier Motti

Fadas no divã: narrativas sobre uma escrita / Fairies of divã: stories about writing Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso

ESPAÇO DE INDICAÇÕES

Psicose - Aberturas da Clínica (Org.) Associação Psicanalítica de Porto Alegre / Psychosis: opening of institutions Wagner Rengel

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: