Saga dos Alemães do Volga, A

Luiz Fernando Saffraider

Preço:
Parcele em até 6x sem juros no cartão. Parcela mínima de R$ 20,00
FICHA TÉCNICA
Autor(es): Luiz Fernando Saffraider
ISBN: 978853622796-2
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 154
Publicado em: 08/02/2010
Área(s): Literatura e Cultura - Política, História e Filosofia
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

No século XVIII o território do antigo Império Germânico (hoje Alemanha) vivia vários conflitos. A guerra dos sete anos (1756 a 1763) ceifou muitas vidas e disseminou fome, doenças e desemprego. Nessa época ascendeu ao trono russo a czarina Catarina II, alemã de nascença, que conhecendo as dificuldades por que passavam seus compatriotas, bem como a capacidade de sobrevivência e trabalho a eles inerentes, lançou um Manifesto convidando-os para povoarem terras ainda inabitadas do império russo, prometendo terras para cultivo, auxilio financeiro para fixação das colônias, isenção de impostos, dispensa do serviço militar, liberdade religiosa e manutenção da língua e seus dialetos bem como dos costumes e tradições da terra natal.

Cerca de 30 mil pessoas emigraram para a Rússia, fixando-se em colônias na região de Saratov, próximo ao Rio Volga, daí porque passaram a ser chamados de "Alemães do Volga". Mesmo vivendo na Rússia, se isolaram dos costumes do país, mantendo as características alemãs.

Com o advento do nacionalismo no final do século XIX perderam muitos dos privilégios concedidos, em especial a isenção do serviço militar e de pagamento de impostos além da autonomia de gestão das colônias.

Iniciou, então, novo movimento migratório com destino aos Estados Unidos da América, Canadá, Argentina e Brasil.

AUTOR(ES)

Luiz Fernando Saffraider é descendente de alemães do Volga tanto pelo lado paterno – Saffraider – como materno – Schnaider, nascido em Ponta Grossa/PR, vem pesquisando, a mais de oito anos, a história dos bravos alemães étnicos, que povoaram a região do rio Volga, na Rússia, a partir de 1763, e que a partir de 1872 migraram para os Estados Unidos da América, Canadá, Argentina e Brasil. Advogado militante.

 

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: