A Muralha e o Mito – Deng Xiaoping e as Reformas Revolucionárias na China - Biblioteca Juruá de Diplomacia e Política Exterior - Coordenador: Argemiro Procópio

Sergio Caldas Mercador Abi-sad

Leia na Biblioteca Virtual
Preço:
Parcele em até 6x sem juros no cartão. Parcela mínima de R$ 20,00
FICHA TÉCNICA
Autor(es): Sergio Caldas Mercador Abi-sad
ISBN: 978853624088-6
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 170
Publicado em: 31/01/2013
Área(s): Direito Internacional; Direito - Outros
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

A análise apresentada nesta obra traz aspectos da evolução da política chinesa que desaguou no formidável processo de reformas e que vem alterando sensivelmente o perfil geoestratégico mundial. Um dos principais artífices e articulares desse programa foi, sem dúvida, Deng Xiaoping, personagem cuja obra vem merecendo contínuas análises e interpretações nos principais círculos político-financeiros. A análise da evolução da carreira política de Deng e a progressiva execução do programa de reformas econômicas e institucionais, que acabaram por alterar em substância o equilíbrio de forças na esfera mundial são temas essenciais na compreensão da política evolutiva.

O presente trabalho passa em revista os principais acontecimentos que marcaram a trajetória de Deng Xiaoping, correlacionando-os com os grandes eventos registrados na vida política chinesa, desde a época dos primeiros embates revolucionários do Partido Comunista até a institucionalização da República Popular. A primeira parte do estudo indica uma cronologia da ação desenvolvida por Deng Xiaoping em diferentes etapas de sua carreira de homem público; na segunda parte do trabalho, são apresentados comentários mais abrangentes sobre sua política e seu papel com o responsável que exerceu uma influência decisiva na história da República Popular da China.

O autor deste trabalho também escreveu duas outras obras sobre a temática chinesa, "A potência do dragão - a estratégia diplomática da China" e "Os anjos rebeldes da paz celestial", que, de certa forma, complementam e diversificam conceitos emitidos no presente estudo sobre Deng Xiaoping e as reformas econômicas na China de hoje.

AUTOR(ES)

Sergio Caldas Mercador Abi-sad
Membro da Academia Diplomática de Londres. "Who's Who in the World" (Marquis Enciclopédia). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil. Pós-graduado pelo "Institut Universitaire des Hautes Études Internationales"(Genebra). Formado no Curso de Preparação à Carreira de Diplomata do Instituto Rio Branco. Professor e conferencista. Autor de obras publicadas em segmentos diversos.


BIBLIOTECA JURUÁ DE DIPLOMACIA E POLÍTICA EXTERIOR
Coordenador Argemiro Procópio


Ponto de conjunção de esforços analíticos, a Biblioteca Juruá de Diplomacia e Política Exterior soma reflexões aprofundadas de profissionais e especialistas consagrados sobre a dinâmica das relações exteriores, das diplomacias e das paradiplomacias. Desvendando desafios que representam oportunidades e eliminando as fronteiras entre o cultural, o religioso, o político e o econômico, os livros que compõem essa Biblioteca usam ferramentas antigas e novas para o reconhecimento inclusivo de um campo de estudo bastante identificado com os processos de mudança da sociedade internacional.

Mais do que uma forma virtuosa de entender o que se passa na Terra, os trabalhos como campo de reflexão se oferecem para desconstruir a invisibilidade da diplomacia e das relações exteriores.
Em um universo mais estreito e propício para as relações de confiança e se fazendo de bússola para navegar na paisagem diplomática, o conteúdo que robustece as publicações sopra a chama da cooperação internacional, do trabalho conjunto e da alteridade entre os países.

Ciente que as diplomacias estão nos governos e raras vezes no poder, a função de destaque dos autores é de munir com suas reflexões o setor empresarial, artístico, midiático e acadêmico com um fidedigno registro das realidades em transformação na sociedade das nações.

SUMÁRIO

A TÍTULO DE ESCLARECIMENTO

INTRODUÇÃO

Parte I UMA VIDA TUMULTUADA CONSOANTE COM SEU TEMPO

Capítulo I - UM MUNDO CONTURBADO PARA A INICIAÇÃO DO JOVEM REVOLUCIONÁRIO

Capítulo II - O COMUNISTA DENG: MILITANTE DE TODOS OS COMBATES

Capítulo III - O LEAL SERVIDOR DA REPÚBLICA POPULAR

Capítulo IV - A DESCIDA AOS INFERNOS

Capítulo V - A FORRA, O PODER E A GLÓRIA

Capítulo VI - O CREPÚSCULO DOS DEUSES

Capítulo VII - NO LIMIAR DO INFINITO

Parte II DENG: O HOMEM E O MITO

Capítulo I - O MANIPULADOR: ENTRE O PARTIDO E O "GUANXI"

Capítulo II - A DESMAOÍZAÇÃO CONFUCIANA

Capítulo III - A CAIXA DE PANDORA

SÍNTESE: A RPC DEPOIS DAS REFORMAS DENGUISTAS

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: