Ser Surda - História de uma vida para muitas vidas

Sílvia Andreis-Witkoski e Rosani Suzin Santos

Leia na Biblioteca Virtual
FICHA TÉCNICA
Autor(es): Sílvia Andreis-Witkoski e Rosani Suzin Santos
ISBN: 978853624252-1
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 74
Publicado em: 20/05/2013
Área(s): Psicologia - Desenvolvimento
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

Revelar a história de vida de Rosani - que certamente repete a de milhares de surdos, e que por longos anos teve amputado o direito de ser surda - tem como propósito desnudar os prejuízos da abordagem patológica da surdez, que subtrai o direito dos surdos de constituir uma linguagem, ainda em tenra idade, impossibilitando-os de entender e de se relacionar com o mundo, mantendo-os aprisionados, sem identidade própria, induzindo-os a imenso sofrimento.

A importância e a responsabilidade familiar, diante do filho surdo, também são discutidas neste trabalho, de modo a levar os pais a conhecer o mundo do surdo, aprender a Língua de Sinais e, por meio desta, comunicar-se fluentemente com seu filho ou filha, gozando das imensas alegrias e dificuldades que ser pai e mãe proporciona, independentemente do fato do(a) filho(a) ser surdo(a) ou ouvinte.

A leitura do presente livro é fundamental, não apenas para professores, ouvintes e surdos, como fulcral também para os pais de crianças surdas, como um instrumento que os auxilie a perceber a importância de reconhecer seus filhos como tal, e de adentrar na riqueza singular de tê-los justamente por serem surdos, buscando o encontro das diferenças. Também se entende que a leitura será profícua para os próprios surdos, como uma forma de reconhecer-se e ter orgulho da própria historicidade: marcada por luta e resiliência. Para o leitor que nunca teve contato com estes indivíduos, ou apenas teve um convívio superficial, certamente este livro vai se constituir em uma fonte reveladora, para que conheça outro parâmetro de existência para além de seu próprio universo ouvinte.

Dra. Sílvia Andreis-Witkoski

AUTOR(ES)

Sílvia Andreis-Witkoski é Pós-Doutora e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Educação Artística também pela UFRGS. É professora do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É autora dos livros Educação de Surdos e Preconceito (2012) e Educação de Surdos pelos Próprios Surdos: Uma Questão de Direitos. Também é autora e ilustradora delivros infanto-juvenis, entre os quais destaca: A Estrela (2012), Árvores daVida (2009), Brincando com Portinari (2006) e O Galo Apaixonado (2006). Do pertencimento: surda, bilíngue em Língua Portuguesa (oral e escrita) e Libras com certificação do Prolibras (Proficiência no Uso e no Ensino da Libras - Nível Superior).

Rosani Suzin Santos é Formada em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL, e também em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atuou por mais de quinze anos como Voluntária da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS, como coordenadora dos cursos de Intérpretes na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e de formação dos instrutores surdos. Tem experiência de mais de vinte anos como professora de surdos e ouvintes da Libras. Atualmente é coordenadora nacional dos Surdocegos, pela FENEIS.

SUMÁRIO

HISTÓRIA DE VIDA DE ROSANI SUZIN SANTOS

REFLEXÕES DESTA HISTÓRIA PARA OUTRAS VIDAS POSSÍVEIS

REFERÊNCIAS

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: