Direito a Partir do Cinema, O - O Burro de Nietzsche e Outros Textos

João da Cruz Gonçalvez Neto

Leia na Biblioteca Virtual
Preço:
Parcele em até 6x sem juros no cartão. Parcela mínima de R$ 20,00
FICHA TÉCNICA
Autor(es): João da Cruz Gonçalvez Neto
ISBN: 978853624274-3
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 146
Publicado em: 19/06/2013
Área(s): Direito - Outros
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

Este livro constitui-se da soma de vários textos desenvolvidos no interior de um projeto pedagógico e de uma pesquisa que buscou usar a arte - em especial o cinema - para pensar a cultura e o direito no âmbito dos debates acadêmicos e fora dele. Por toda a obra partiu-se do pressuposto de que: se o cinema pode contribuir de alguma maneira com o processo educacional, será menos pelo seu conteúdo crítico do que pelo oferecimento de possibilidades dramáticas às experiências reflexivas. Alguns temas e problemas são recorrentes às abordagens do primeiro ao último texto presentes neste volume.

O superdimensionamento do direito, aos olhos de seus operadores, que lhe atribuem funções e papéis maiores do que sua estrutura institucional pode admitir, é um desses temas constantes e comuns. Outro tema recorrente é o custo da normalização da vida e as imensas instâncias humanas que ficam de fora de uma dimensionalidade única e estreita de nossa vida social, que se desenvolve em consonância com uma moral e um direito muitas vezes cegos para a complexidade. Dentre outros, ainda, que o leitor deverá verificar para além dessa pequena referência, está também o tema difuso da crítica cultural como o primeiro dos estímulos pedagógicos, por neste âmbito residir o primeiro dos mais importantes requisitos para o nascimento intelectual do indivíduo - a sua localização cultural.

AUTOR(ES)

João da Cruz Gonçalves Neto é Professor de Ética, Filosofia e Teoria do Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, onde também integra a equipe de pesquisadores dos programas de Mestrado em Direito Agrário e em Direitos Humanos. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Ação em Direito e Arte, o Kenosis, cujo principal propósito é produzir crítica jurídica e cultural a partir da arte e da educação. Sítio do professor: http://dellacroce.pro.br.

SUMÁRIO

O PREÇO DA NORMALIDADE

EM NOME DO PAI

ENTRE O AMOR E A MERCADORIA

DIREITO E VIDA TRÁGICA

A VIDA COMO COMÉRCIO MORAL

AS IMPESSOAS

A SEGURANÇA COMO IMOBILIDADE

O DIREITO E O POLITICAMENTE CORRETO

A FÁBULA DA MODERNIDADE POLÍTICA

DIREITO E COMPLEXIDADE

A METÁFORA ÍNTIMA

O JOGO DA INDETERMINAÇÃO

O LUGAR DO MEDO

O BURRO DE NIETZSCHE

A AUTOMATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS PELO DIREITO

O SENTIDO DA VIDA

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: