Lições de Vida - Contém Material do Educador

Vera Regina Miranda

FICHA TÉCNICA
Autor(es): Vera Regina Miranda
ISBN: 853620234-3
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 82
Publicado em: 24/09/2002
Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

A coleção Lições de Vida foi escrita para oportunizar a adultos e crianças uma parada obrigatória para tratar de momentos já vividos por elas ou por seus amigos e familiares e que suscitam dúvidas, medos e descobertas. Junto com os personagens a criança enfrentará etapas, conflitos e sentimentos, com a certeza de que não está sozinha, pois mais pessoas atravessaram situações semelhantes.

Pretende-se, através dos temas propostos, desenvolver habilidades sócio-emocionais na criança que pressupõem: a autoconciência (conhecer suas próprias emoções, discriminar emoções e reações sabendo nomeá-las corretamente); administração das emoções (para controlar ansiedade, medo, irritabilidade e impulsividade); empatia (para colocar-se no lugar do outro e entendê-lo em seus gestos e não só em suas palavras); automotivação (para concentrar-se em uma tarefa com persistência e otimismo mesmo diante de problemas) e a arte do relacionamento, valendo-se da negociação, assertividade, comunicação e da habilidade para solucionar problemas.

Espera-se de algum modo, contribuir para a grande (e nem sempre fácil) aventura de crescer e viver melhor, contando com a cooperação de todo o adulto que se disponibilizar a acompanhar a criança neste processo.

Contém Material do Educador
O Material do Educador é composto de sugestões úteis e ideias para serem aplicadas e/ou adaptadas pelo adulto para as histórias. O educador não tem que segui-las rigidamente, pois são "sugestões" que, inclusive, poderão suscitar muitas outras reflexões e posturas, talvez mais criativas do que as indicadas. As histórias podem ser "trabalhadas" numa relação bipessoal (pais, profissionais da psicologia ou pedagogia, crianças e jovens) ou grupal (sala de aula ou grupos de atendimento).
 

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: