Negócio Jurídico - Vícios Sociais - Biblioteca de Estudos em Homenagem ao Professor Arruda Alvim

Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho

Preço:
Parcele em até 6x sem juros no cartão. Parcela mínima de R$ 20,00
FICHA TÉCNICA
Autor(es): Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho
ISBN: 978853622155-7
Acabamento: Capa Dura + Sobrecapa
Número de Páginas: 208
Publicado em: 04/09/2008
Área(s): Direito Civil - Contratos; Direito Civil - Obrigações
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

O objeto da presente obra é a análise detalhada dos vícios sociais (fraude contra credores, simulação e reserva mental), tal como regrados no Código Civil de 2002, sem descuidar, no entanto, de referir os defeitos do consentimento (erro, dolo, coação, lesão e estado de perigo).
Para tanto, como pressuposto do correto entendimento dos vícios sociais, abordou-se a origem, a estrutura e o fundamento dos negócios jurídicos, sob o prisma dos modernos princípios que inspiram o Direito Privado, tais como o da lealdade, o da confiança e o da boa-fé. A figura negocial, no entanto, foi estudada, essencialmente, a partir do conceito social do Direito, pela análise do que o autor denominou de função social dos negócios jurídicos.
A função social do Direito, o princípio da solidariedade e a função social dos negócios jurídicos vêm tratados em cotejo com o fundamento da repressão aos vícios sociais. Em seguida, em capítulos próprios, abordou-se a fraude contra credores (sem faltar os comentários às recentes leis processuais que tocam de perto a matéria da fraude de execução), a simulação (que sofreu profundas alterações com o novo Diploma civil) e a reserva mental que, na visão do autor, é modalidade de vício social e agora regrada pelo direito positivo.
O trabalho, finalmente, não negligencia a legislação, a doutrina e a jurisprudência estrangeiras pertinentes, referindo, sempre que possível, o entendimento adotado em outros países, em contraste com o nosso sistema.

AUTOR(ES)

Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho é Mestre em Direito Civil (Função Social dos Institutos de Direito Privado) pela Fadisp; Professor de Direito Civil, Ética Profissional e Metodologia Científica na mesma Instituição de Ensino. Coordenador Cultural e Coordenador dos Núcleos de Monografia, Monitoria e Estudos de Casos Reais da Fadisp. Ex-Defensor da Terceira Turma Disciplinar do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de São Paulo. Membro-fundador do Instituto Paulista de Ciências Jurídicas Ministro Raphael de Barros Monteiro – IPCJ. Conselheiro Editorial da Revista Autônoma de Processo e da Revista Autônoma de Direito Privado. Advogado em São Paulo.

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: