Justiça Ambiental na Amazônia - Análise de Casos Emblemáticos

Raimundo Rodrigues Santana

Preço:
Parcele em até 6x sem juros no cartão. Parcela mínima de R$ 20,00
FICHA TÉCNICA
Autor(es): Raimundo Rodrigues Santana
ISBN: 978853622806-8
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 166
Publicado em: 11/03/2010
Área(s): Direito Ambiental; Direito Constitucional
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

A partir do estudo de casos emblemáticos - escolhidos por representarem situações de aguda conflituosidade socioambiental, o presente trabalho analisa a atuação do Poder Judiciário na Amazônia, especificamente no estado do Pará, ao tratar de questões que implicam em grandes impactos socioambientais. Com suporte nos casos analisados, o texto convida à reflexão sobre a atuação jurisdicional e os fundamentos jurídicos e políticos de suas decisões. Em conseqüência, invoca por uma Jurisdição que, em dialogo com a sociedade, contribua ativamente para pacificar ou ajustar impasses entre o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental. Acredita o autor que esse diálogo entre Jurisdição e Sociedade, mediado pelos processos judiciais, somente será profícuo se a Jurisdição conceber uma
agenda temática tendente a materializar, de fato, os compromissos constitucionais relativos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

AUTOR(ES)

Raimundo Rodrigues Santana é Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. É Mestre em Direito (Direitos Humanos e Proteção Ambiental) pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Pela mesma universidade, é Especialista em Ciência Política, bacharel em Direito e também em Ciências Contábeis. Atualmente, concilia a magistratura com o magistério na Faculdade do Pará – FAP, onde leciona as disciplinas Direito Ambiental e Prática de Processo Ambiental.

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: