Juruá Editora
  quinta, 02/set/2010 PESQUISA:   
Livraria virtual Biblioteca Virtual Boletim informativo Professores Livreiros Sobre a Juruá Sua compra Fale conosco


Você está em um site seguro


Capa do livro: Execução contra a Fazenda Pública Federal (Por Quantia Certa) - Atualizado de acordo com a Lei 11.232, de 22/12/2005 e com as Resoluções CJF 438/05 e 439/05, Mauro Spalding Execução contra a Fazenda Pública Federal (Por Quantia Certa) - Atualizado de acordo com a Lei 11.232, de 22/12/2005 e com as Resoluções CJF 438/05 e 439/05 - Encadernação Especial
Mauro Spalding, 288 pgs.
Publicado em: 29/5/2006
Editora: Juruá Editora
ISBN: 853621272-1
Preço: R$ 64,70

* Desconto não cumulativo com outras promoções e P.A.P.

         

ÁREA(S)

  • Direito Processual Civil
  • Clique aqui e veja os últimos lançamentos da mesma área.

    SINOPSE

    As normas jurídicas que impõem obrigações à Fazenda Pública têm mitigados os seus atributos da imperatividade e da coercitividade, aproximando-se das normas unicamente morais, afinal, descumprida a obrigação pelo Poder Público não há no sistema meios efetivos para se remediar a crise que se instaura em virtude do não atendimento ao comando normativo que se extrai daquela regra de conduta.

    Quando a Fazenda Pública figura como executada num processo executivo objetivando a solução dessa crise de inadimplemento fica difícil falar-se em tutela jurisdicional efetiva, ficando o exeqüente-credor à mercê do cumprimento voluntário da obrigação pelo Poder Público.

    Em virtude da relevância do tema, várias reformas legislativas vêm sendo realizadas; algumas delas de fato contribuindo para que se consiga atingir a pacificação social, resolvendo-se as crises de descumprimento nascidas pela conduta reprovável da Fazenda Pública (p. ex., a criação das Requisições de Pequeno Valor); porém, muitas outras vêm sendo aprovadas com o visível objetivo de, cada vez mais, impor óbices intransponíveis à obtenção do resultado efetivo da tutela executiva (p. ex., o parcelamento dos precatórios instituído pelo art. 78 do ADCT).

    O presente trabalho aborda esses aspectos das execuções contra a Fazenda Pública Federal de modo a demonstrar que a efetividade das tutelas executivas relativas às obrigações de pagar quantia em dinheiro é apenas uma ilusão, decorrente desse lamentável paradoxo representado pelo descumprimento das normas jurídicas pela própria entidade responsável por assegurar o seu cumprimento, o que acaba por macular a própria existência do Estado Democrático de Direito. As recentes alterações do Código de Processo Civil como um todo (Leis aprovadas em 2005 e 2006), principalmente no tocante às execuções (Lei 11.232/2005), demonstram a grande preocupação do legislador em tornar mais célere e efetiva a prestação jurisdicional, mas em relação à Fazenda Pública não se vê qualquer demonstração por parte do legislador infraconstitucional com o tema abordado na presente obra.

    CURRÍCULO DO AUTOR

    Mauro Spalding graduou-se em Direito pela PUCSP em 1996 e em Administração de Empresas pela Faculdade Ibero-Americana em São Paulo, 1995. Obteve o título de Especialista em Direito Tributário em 1999 pela USP (IBDT – Instituto Brasileiro de Direito Tributário) e no ano seguinte pela PUCSP (Cogeae – Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão). Obteve o Título de Mestre em Direito Econômico e Social pela PUCPR em 2005. Exerceu a advocacia no Estado de São Paulo até o ano de 2001, quando ingressou na Magistratura Federal da 4ª Região, ocupando atualmente o cargo de Juiz Federal junto à 7ª Vara Federal de Curitiba/PR. É Diretor e Professor de Direito Processual Civil da Escola da Magistratura Federal do Paraná – Esmafe/PR.

    SUMÁRIO DA OBRA
    INTRODUÇÃO
    1 - NORMAS JURÍDICAS E A EXECUÇÃO PÚBLICA POR QUANTIA CERTA
     1.1 As Normas Jurídicas
     1.2 A Tutela Jurisdicional
     1.3 Tutela Executiva versus Tutela Cognitiva
     1.4 A Tutela Executiva e a Efetividade do Processo
     1.5 Classificação das Execuções
     1.6 A Execução por Quantia Certa
     1.7 A "Execução Pública por Quantia Certa"
    2 - A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO
     2.1 O Princípio da Isonomia Processual
     2.2 Quem é Fazenda Pública?
     2.2.1 A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT
     2.2.2 Conselhos de Fiscalização Profissional
     2.3 Algumas Prerrogativas/Privilégios da Fazenda Pública em Juízo
     2.3.1 Prazos mais Dilatados para Contestar e para Recorrer
     2.3.2 Honorários Advocatícios e Fazenda Pública
     2.3.3 Duplo Grau Jurisdicional Obrigatório
     2.3.4 Outras Hipóteses de Tratamento Diferenciado
     2.4 Fundamentos para Tratamento Diferenciado à Fazenda Pública quando Figura como Executada no Processo
     2.4.1 Indisponibilidade do Interesse Público e Impenhorabilidade do Bem Público
     2.4.2 Necessidade de Prévia Inclusão em Orçamento
     2.4.3 Necessidade de Tratamento Isonômico entre os Diversos Credores da Fazenda Pública
    3 - PROCEDIMENTO NO PROCESSO EXECUTIVO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA FEDERAL
     3.1 Breve histórico da Responsabilidade Patrimonial do Estado
     3.2 Breve Histórico da Execução Contra a Fazenda Pública no Direito Brasileiro
     3.3 Execução Contra a Fazenda Pública no Direito Comparado
     3.3.1 Execução Contra a Fazenda Pública no Direito Alemão
     3.3.2 Execução Contra a Fazenda Pública no Direito Francês
     3.3.3 Execução Contra a Fazenda Pública no Direito Inglês
     3.3.4 Execução Contra a Fazenda Pública no Direito Norte-Americano
     3.3.5 Execução Contra a Fazenda Pública no Direito Italiano
     3.3.6 Execução Contra a Fazenda Pública no D ireito Espanhol
     3.4 Normas Procedimentais da Execução Contra a Fazenda Pública Federal no Brasil
     3.4.1 Petição Inicial
     3.4.2 "Despacho Liminar" do Juízo
     3.4.3 Embargos do Devedor
     3.4.4 A Objeção de Pré-Executividade
     3.4.5 O Ofício Requisitório
     3.4.6 Liberação dos Valores
     3.4.7 Extinção do Processo Executivo
     3.5 Execução Provisória e Títulos Extrajudiciais
     3.5.1 Execução Provisória e Fazenda Pública
     3.5.2 Títulos Extrajudiciais e Execução Contra a Fazenda Pública
     3.6 Parcelamento de Precatórios - Art. 78, ADCT
     3.7 Precatório Complementar
    ANOTAÇÕES DE CARÁTER CONCLUSIVO
    REFERÊNCIAS
              

     

     
    ©2005 Juruá Editora Ltda.
    Av. Munhoz da Rocha, 143 - Juvevê
    Curitiba - Paraná - CEP 80030-475
    Televendas: (41) 3352-1200 / 3352-3900
    Vendas Atacado: (41) 4009-3939
    Livraria Exclusiva Juruá
    Av. Visconde de Guarapuava, 2435 - Centro
    Curitiba - Paraná - CEP 80010-100
    Televendas: (41) 3352-1200 / 3352-3900
    Vendas Atacado: (41) 4009-3939
    274 Usuários Ativos