Razão, Religião & Estruturas de Poder

Capa do livro: Razão, Religião & Estruturas de Poder, João Laurindo de Souza Netto

João Laurindo de Souza Netto

Preço:
Parcele em até 6x sem juros no cartão. Parcela mínima de R$ 20,00
FICHA TÉCNICA
Autor(es): João Laurindo de Souza Netto
ISBN: 857394288-6
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 178
Publicado em: 15/09/1999
Área(s): Literatura e Cultura - Política, História e Filosofia
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

Este livro foi escrito com o propósito de analisar a sempre profunda, e por isso mesmo não fácil de ser tratada, relação do homem com o fenômeno religioso.

Nele são apresentadas as grandes questões da teologia cristã, não só em sua dimensão crítico-teórica, baseada na Bíblia, como também na vertente existencial dos vários personagens que compuseram o quadro histórico abrangido pela análise, em cujo centro se encontra Jesus de Nazaré. Apresenta aos leitores uma crítica séria e bem fundamentada sobre o fenômeno da fé religiosa, sobretudo cristã, a partir de argumentações essenciais como o messianismo e a história do povo hebreu - na qual se insere a evolução do conceito de Deus - para mostrar como foi erigido o insuperável edifício teológico da Igreja, que se transformou na mais eficiente instituição de dominação das consciências e no paradigma de uma estrutura de poder jamais superada na história universal.

O agnosticismo é apresentado como uma doutrina libertadora, segundo a qual só o homem outorga sentido às coisas do mundo, que, por si mesmas, podem desempenhar funções, mas nunca determinar sentido. Os capítulos finais dedicam-se a proporcionar o instrumental - pragmatismo e estoicismo - para lidar com as dificuldades do mundo ao qual o homem está inexoravelmente ligado. Finalmente, no último Capítulo, o homem é apresentado como ser livre das peias do transcendente e capaz de realizar plenamente o seu potencial, pensando sempre, segundo a ética do humanismo, em termos de virtudes de ser bom.

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: