Administração - Metodologia - Organizações - Estratégia - 2ª Edição - Revista e Atualizada

Coordenadores: Fernando Coutinho Garcia e Luiz Carlos Honório

Versão impressa

por R$ 99,90em 3x de R$ 33,30Adicionar ao carrinho

Ficha técnica

Autor(es): Coordenadores: Fernando Coutinho Garcia e Luiz Carlos Honório

ISBN: 978853621720-8

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 298grs.

Número de páginas: 248

Publicado em: 09/10/2007

Área(s): Administração; Direito - Empresarial

Sinopse

Este livro procura trazer uma contribuição significativa tanto para a academia quanto para as empresas brasileiras, apresentando uma coletânea de artigos teóricos e empíricos que desvendam aspectos relacionados à metodologia da pesquisa e a diferentes perspectivas que abordam a realidade das organizações. A coletânea, procurando gerar reflexões em direção a futuras investigações que contribuam para o desenvolvimento da ciência administrativa, organiza-se em três partes. A primeira parte está composta por artigos teóricos sobre metodologia da pesquisa e a segunda e terceira partes, fundamentalmente, por artigos de natureza empírica que exploram questões associadas a fenômenos organizacionais e estratégicos.

Autor(es)

Anthero de Moraes Meirelles - Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Comunicação (Jornalismo) e Matemática; é Analista do Banco Central do Brasil e Professor titular da Faculdade Novos Horizontes.

Carlos Alberto Gonçalves - Graduado em Engenharia Elétrica/Eletrônica pelo Centro Universitário da FEI; Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal da Paraíba e Doutor em Engenharia Biomédica pela Université de Technologie de Compiègne; é Professor adjunto da Universidade de Brasília, lotado no departamento de Ciências Fisiológicas do IB.

Clara Márcia Ribeiro - Especialista em Gestão Estratégica com concentração em Marketing pelo CEGE/FACE/UFMG; graduada em Administração com Habilitação em Mercadologia pela Faculdade Novos Horizontes; membro do Grupo de Pesquisa Nurteg - Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologias de Gestão.

Cristiana Fernandes de Muylder - Doutora e Mestra em Economia pela Universidade Federal de Viçosa; Especialista em Sistemas de Informação e Planejamento estratégico pela PUC/MG; Bacharela em Ciência da Computação pela PUC/MG; Professora titular e Pesquisadora da Faculdade Novos Horizontes; participa dos Grupos de Pesquisa Nurteg e Nupec da Faculdade Novos Horizontes; Professora adjunta do Centro Universitário de Ciências Gerenciais da UNA.

Diogo Henrique Helal - Administrador e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Doutorando em Sociologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; é Professor e Pesquisador dos cursos de graduação em administração e do mestrado acadêmico em administração da Faculdade Novos Horizontes, além de Professor dos cursos de graduação em administração e gestão de recursos humanos do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI/BH).

Éster Eliane Jeunon - Graduada em Psicologia pela FCH/Fumec; Mestra em Administração pela FACE/UFMG e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília; atualmente é Professora titular - Faculdade Novos Horizontes e Professora adjunto 3 da PUC/MG.

Fernando Coutinho Garcia - Pós-doutorado em Sociologia do Trabalho pela Universitá di Roma; Professor titular da Faculdade Novos Horizontes – Belo Horizonte/MG.

Gizelle de Souza Mageste - Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

José Carlos Silva Valeriano - Mestre em Administração pela FEAD-MINAS; Assessor da Cia. Vale do Rio Doce; Professor adjunto da Facesi – Itabira/MG.

Kely César Martins de Paiva - Doutora em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (Cepead/FACE/UFMG); é Professora em cursos de graduação e pós-graduação em instituições particulares de ensino superior (Universidade Fumec e Faculdade Novos Horizontes).

Lúcio Flávio Renault de Moraes - Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutor em Leadership and Human Behavior pela United States International University ; Pós-doutorado pela Aston University Of Manchester e Pós-doutorado pela Australian Catholic University; é Pesquisador/Consultor do Conselho Nacional Científico e Tecnológico; Professor titular da Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo.

Luiz Carlos Honório - Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), mestrado e doutorado em Administração pelo CEPEAD/FACE/UFMG em 1998 e 2006, respectivamente. Durante o curso de doutorado, no período de 2003 a 2004, realizou programa de estágio no exterior na Birmingham Business School - University of Birmingham, Inglaterra. Atualmente é professor titular da Faculdade Novos Horizontes em Belo Horizonte, Minas Gerais, lecionando nos cursos da Graduação e do Mestrado Acadêmico. Atua, também, como pesquisador nessa instituição, investigando temas associados à internacionalização de empresas e ao comportamento humano nas organizações, bem como publicando diversos artigos em periódicos como a RAE, RAUSP e anais nacionais/internacionais.

Marcos Antônio de Camargos - Administrador; Mestre e Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; é Professor e Pesquisador dos cursos de graduação em administração e do mestrado acadêmico em administração da Faculdade Novos Horizontes, além de Professor do curso de graduação em administração do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH).

Maria José da Cunha - Mestra em Administração pelas Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo; graduada em Letras, com habilitação em Inglês pela Faculdade de Letras da UFMG (FALE/UFMG); Pesquisadora assistente e vice-coordenadora de pesquisa sobre Confiança inter e intraorganizacional nas Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo.

Maria José Menezes de Brito - Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais; é Professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais.

Marília Novais da Mata Machado - Doutora pela Universidade de Paris Norte – Paris XIII e Mestra pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha na Faculdade Novos Horizontes, no Mestrado em Administração; é Avaliadora Institucional e de cursos do MEC/INEP.

Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo - Doutora em Ciências das Organizações pela Université Paris IX - Dauphine - França; Mestra em Administração pela FACE/UFMG; Especialização – Diploma de Estudos Aprofundados - DEA, pela Université Paris IX - Dauphine - França; Diretora Acadêmica e Coordenadora do Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes; Coordenadora do Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologia de Gestão Nurteg.

Mônica Carvalho Alves Cappelle - Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras; Mestra em Administração pela Universidade Federal de Lavras e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais; Pesquisadora - Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologias de Gestão da UFMG, Tutora do Pet-Administração (DAE/UFLA) e Professora adjunta da UFLA.

Roberto Minadeo - Mestre em Administração pela UFRJ e Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ; é Professor da Faculdade Novos Horizontes - atuante em seu Programa de Mestrado Acadêmico em Administração. Possui um business game próprio, utilizado em diversas situações de treinamento executivo.

Talita Ribeiro da Luz - Graduada em Administração Pública e em Sociologia e Política; Especialista em Administração pela EBAP da Fundação Getúlio Vargas; Mestra e Doutora em Administração pela UFMG; Professora aposentada da UFMG, foi Diretora da Faculdade de Ciências Econômicas e atualmente e Professora titular da Faculdade Novos Horizontes.

Vera Lúcia Cançado - Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais; é Professora titular da Faculdade Novos Horizontes.

Wanderley Ramalho - Pós-graduação em Especialização em Engenharia Econômica pelo Instituto de Engenharia Econômica e Administração – INEA; Mestre em Economia – Center for International Studies, Ohio University, USA; Doutor em Administração pelo Centro de Pós-graduação em Pesquisa e Administração – Cepead/UFMG; Diretor adjunto e Coordenador do setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais – Ipead/UFMG.

Sumário

Primeira Parte METODOLOGIA, p. 13

Questões Epistemológicas / Wanderley Ramalho, p. 15

Entrevistas de Pesquisa Não-Estruturadas e Semi-Estruturadas / Marília Novais da Mata Machado, p. 41

Em Busca de Técnicas Complementares em Pesquisa Qualitativa no Campo da Administração / Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo - Kely César Martins de Paiva - Gizelle de Souza Mageste - Maria José Menezes de Brito - Mônica Carvalho Alves Cappelle, p. 67

Segunda Parte - ORGANIZAÇÕES, p. 81

Desafios na Gestão de Terceirizados - A Ótica dos Colaboradores em Serviços de Tecnologia da Informação / Maria José da Cunha - Vera Lúcia Cançado - Lúcio Flávio Renault de Moraes, p. 83

Racionalidade Substantiva: Verificação Empírica da Teoria do Brasileiro / Guerreiro Ramos José Carlos Silva Valeriano - Fernando Coutinho Garcia, p. 103

Reinterpretando valores do Livre Mercado: O caso Telemar-Minas / Talita Ribeiro da Luz, p. 123

O Empreendedorismo e o Papel das Incubadoras para as Empresas Graduadas de Base Tecnológica da Região Metropolitana de Belo Horizonte / Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo - Cristiana Fernandes de Muylder - Clara Márcia Ribeiro, p. 139

Terceira Parte - ESTRATÉGIA, p. 157

Modelo de Formação de Estratégias - Uma Visão Conciliatória Entre o Subjetivismo e o Objetivismo / Anthero de Moraes Meirelles - Carlos Alberto Gonçalves, p. 159

Formação e Consolidação de Alianças Estratégicas: O Papel do Capital Social nos Relacionamentos Inter organizacionais / Diogo Henrique Helal - Marcos Antônio de Camargos, p. 179

A Internacionalização de Empresas Brasileiras de Manufaturados sob o Foco de Múltiplas Perspectivas / Luiz Carlos Honório, p. 195

A Busca de Vantagem Competitiva na Formação de Joint ventures Internacionais: Um Estudo em 5 Empresas de Minas Gerais / Éster Eliane Jeunon, p. 213

Staroup: um Caso Sui Generis de Internacionalização / Roberto Minadeo, p. 229

Índice alfabético

A

  • Administração. Técnicas complementares em pesquisa qualitativa no campo da administração. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Kely César Martins de Paiva. Gizelle de Souza Mageste. Maria José Menezes de Brito. Mônica Carvalho Alves Cappelle, p. 67
  • Anthero de Moraes Meirelles. Carlos Alberto Gonçalves. Modelo de formação de estratégias. Uma visão conciliatória entre o subjetivismo e o objetivismo, p. 159

B

  • Busca de vantagem competitiva na formação de Joint ventures internacionais. Um estudo em 5 empresas de Minas Gerais. Éster Eliane Jeunon, p. 213

C

  • Carlos Alberto Gonçalves. Anthero de Moraes Meirelles. Modelo de formação de estratégias. Uma visão conciliatória entre o subjetivismo e o objetivismo, p. 159
  • Clara Márcia Ribeiro. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Cristina Fernandes de Muylder. O empreendedorismo e o papel das incubadoras para as empresas graduadas de base tecnológica da Região Metropolitana de Belo Horizonte, p. 139
  • Cristina Fernandes de Muylder. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Clara Márcia Ribeiro. O empreendedorismo e o papel das incubadoras para as empresas graduadas de base tecnológica da Região Metropolitana de Belo Horizonte, p. 139

D

  • Desafios na gestão de terceirizados. A ótica dos colaboradores em serviços de tecnologias da informação. Maria José da Cunha. Vera Lúcia Cançado. Lúcio Flávio Renault de Moraes, p. 83
  • Diogo Henrique Helal. Marcos Antônio de Camargos. Formação e consolidação de alianças estratégicas. O papel do capital social nos relacionamentos inter organizacionais, p. 179

E

  • Em busca de técnicas complementares em pesquisa qualitativa no campo da administração. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Kely César Martins de Paiva. Gizelle de Souza Mageste. Maria José Menezes de Brito. Mônica Carvalho Alves Cappelle, p. 67
  • Empreendedorismo e o papel das incubadoras para as empresas graduadas de base tecnológica da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Cristina Fernandes de Muylder. Clara Márcia Ribeiro, p. 139
  • Entrevista de pesquisa não-estruturada e semi-estruturadas. Marília Novais da Mata Machado, p. 41
  • Espistemologia. Wanderley Ramalho. Questões epistemológicas, p. 15
  • Éster Eliane Jeunon. Busca de vantagem competitiva na formação de Joint ventures internacionais. Um estudo em 5 empresas de Minas Gerais, p. 213
  • Estratégia. Formação e consolidação de alianças estratégicas. O papel do capital social nos relacionamentos inter organizacionais. Diogo Henrique Helal. Marcos Antônio de Camargos, p. 179
  • Estratégia. Modelo de formação de estratégias. Uma visão conciliatória entre o subjetivismo e o objetivismo. Anthero de Moraes Meirelles. Carlos Alberto Gonçalves, p. 159

F

  • Fernando Coutinho Garcia. José Carlos Silva Valeriano. Racionalidade substantiva. Verificação empírica da teoria do brasileiro Guerreiro Ramos, p. 103
  • Formação e consolidação de alianças estratégicas. O papel do capital social nos relacionamentos interorganizacionais. Diogo Henrique Helal. Marcos Antônio de Camargos, p. 179

G

  • Gizelle de Souza Mageste. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Kely César Martins de Paiva. Maria José Menezes de Brito. Mônica Carvalho Alves Cappelle. Em busca de técnicas complementares em pesquisa qualitativa no campo da administração, p. 67
  • Guerreiro Ramos. Fernando Coutinho Garcia. José Carlos Silva Valeriano. Racionalidade substantiva. Verificação empírica da teoria do brasileiro Guerreiro Ramos, p. 103

I

  • Internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados sob o foco de múltiplas perspectivas. Luiz Carlos Honório, p. 195

J

  • José Carlos Silva Valeriano. Fernando Coutinho Garcia. Racionalidade substantiva. Verificação empírica da teoria do brasileiro Guerreiro Ramos, p. 103

K

  • Kely César Martins de Paiva. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Gizelle de Souza Mageste. Maria José Menezes de Brito. Mônica Carvalho Alves Cappelle. Em busca de técnicas complementares em pesquisa qualitativa no campo da administração, p. 67

L

  • Livre Mercado. Reinterpretando valores do Livre Mercado. O caso Telemar-Minas. Talita Ribeiro da Luz, p. 123
  • Lúcio Flávio Renault de Moraes. Maria José da Cunha. Vera Lúcia Cançado. Desafios na gestão de terceirizados. A ótica dos colaboradores em serviços de tecnologias da informação, p. 83
  • Luiz Carlos Honório. Internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados sob o foco de múltiplas perspectivas, p. 195

M

  • Marcos Antônio de Camargos. Diogo Henrique Helal. Formação e consolidação de alianças estratégicas. O papel do capital social nos relacionamentos inter organizacionais, p. 179
  • Maria José Menezes de Brito. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Kely César Martins de Paiva. Gizelle de Souza Mageste. Mônica Carvalho Alves Cappelle. Em busca de técnicas complementares em pesquisa qualitativa no campo da administração, p. 67
  • Maria José da Cunha. Vera Lúcia Cançado. Lúcio Flávio Renault de Moraes. Desafios na gestão de terceirizados. A ótica dos colaboradores em serviços de tecnologias da informação, p. 83
  • Marília Novais da Mata Machado. Entrevista de pesquisa não-estruturada e semi-estruturadas, p. 41
  • Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Cristina Fernandes de Muylder. Clara Márcia Ribeiro. O empreendedorismo e o papel das incubadoras para as empresas graduadas de base tecnológica da Região Metropolitana de Belo Horizonte, p. 139
  • Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Kely César Martins de Paiva. Gizelle de Souza Mageste. Maria José Menezes de Brito. Mônica Carvalho Alves Cappelle. Em busca de técnicas complementares em pesquisa qualitativa no campo da administração, p. 67
  • Modelo de formação de estratégias. Uma visão conciliatória entre o subjetivismo e o objetivismo. Anthero de Moraes Meirelles. Carlos Alberto Gonçalves, p. 159
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Kely César Martins de Paiva. Gizelle de Souza Mageste. Maria José Menezes de Brito. Em busca de técnicas complementares em pesquisa qualitativa no campo da administração, p. 67

O

  • O empreendedorismo e o papel das incubadoras para as empresas graduadas de base tecnológica da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Cristina Fernandes de Muylder. Clara Márcia Ribeiro, p. 139

P

  • Pesquisa qualitativa.Técnicas complementares. Pesquisa qualitativa no campo da administração. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Kely César Martins de Paiva. Gizelle de Souza Mageste. Maria José Menezes de Brito. Mônica Carvalho Alves Cappelle, p. 67
  • Pesquisa. Entrevista de pesquisa não-estruturada e semi-estruturadas. Marília Novais da Mata Machado, p. 41

Q

  • Questões epistemológicas.Wanderley Ramalho, p. 15

R

  • Racionalidade substantiva. Verificação empírica da teoria do brasileiro Guerreiro Ramos. José Carlos Silva Valeriano. Fernando Coutinho Garcia, p. 103
  • Reinterpretando valores do Livre Mercado. O caso Telemar-Minas. Talita Ribeiro da Luz, p. 123
  • Roberto Minadeo. Staroup. Um caso sui generis de internacionalização, p. 229

S

  • Staroup. Um caso sui generis de internacionalização. Roberto Minadeo, p. 229

T

  • Talita Ribeiro da Luz. Reinterpretando valores do Livre Mercado. O caso Telemar-Minas, p. 123
  • Técnicas complementares em pesquisa qualitativa no campo da administração. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Kely César Martins de Paiva. Gizelle de Souza Mageste. Maria José Menezes de Brito. Mônica Carvalho Alves Cappelle, p. 67
  • Tecnologia da informação. Desafios na gestão de terceirizados. A ótica dos colaboradores em serviços de tecnologias da informação. Maria José da Cunha. Vera Lúcia Cançado. Lúcio Flávio Renault de Moraes, p. 83
  • Telemar-Minas. Reinterpretando valores do Livre Mercado. O caso Telemar-Minas. Talita Ribeiro da Luz, p. 123
  • Terceirizados. Desafios na gestão de terceirizados. A ótica dos colaboradores em serviços de tecnologias da informação. Maria José da Cunha. Vera Lúcia Cançado. Lúcio Flávio Renault de Moraes, p. 83

V

  • Vera Lúcia Cançado. Maria José da Cunha. Lúcio Flávio Renault de Moraes. Desafios na gestão de terceirizados. A ótica dos colaboradores em serviços de tecnologias da informação, p. 83

W

  • Wanderley Ramalho. Questões epistemológicas, p. 15

Recomendações

Capa do livro: Revista de Direito Empresarial, Coordenadores: Marcia Carla Pereira Ribeiro e Oksandro Gonçalves

Revista de Direito Empresarial

 Coordenadores: Marcia Carla Pereira Ribeiro e Oksandro GonçalvesISSN: 1806-910X-00013Páginas: 244Publicado em: 30/09/2010

Versão impressa

de R$ 89,90* porR$ 71,92em 2x de R$ 35,96Adicionar ao
carrinho
Capa do livro: Salve-se Quem Souber, Luciano Salamacha

Salve-se Quem Souber

2ª Edição – Revista e AtualizadaLuciano SalamachaISBN: 853621373-6Páginas: 114Publicado em: 19/09/2006

Versão impressa

R$ 59,90em 2x de R$ 29,95Adicionar ao
carrinho
Capa do livro: Cultura e as Organizações, Carlos César Ronchi

Cultura e as Organizações

 Carlos César RonchiISBN: 978853623916-3Páginas: 170Publicado em: 14/09/2012

Versão impressa

R$ 79,90em 3x de R$ 26,63Adicionar ao
carrinho
Capa do livro: Empresa Familiar no Brasil, Tatiane Regina Petrillo Pires de Araujo e Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke

Empresa Familiar no Brasil

 Tatiane Regina Petrillo Pires de Araujo e Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-MaluschkeISBN: 978853629069-0Páginas: 130Publicado em: 29/08/2019

Versão impressa

R$ 67,90em 2x de R$ 33,95Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 49,90 Adicionar eBook
ao carrinho