Revista de Direito Empresarial - Nº 13 - Janeiro/Junho 2010

Coordenadores: Marcia Carla Pereira Ribeiro e Oksandro Gonçalves

Parcele em até 6x sem juros no cartão.
Parcela mínima de R$ 20,00

Versão impressa

Ficha técnica

Autor(es): Coordenadores: Marcia Carla Pereira Ribeiro e Oksandro Gonçalves

ISSN: 1806-910X-00013

Acabamento: Brochura

Número de páginas: 236

Publicado em: 30/09/2010

Área(s):

Sinopse

Oferecemos agora aos nossos leitores, em parceria com a Associação Paranaense de Direito Econômico (ADEPAR), o décimo terceiro volume da Revista de Direito Empresarial, a partir do qual serão publicados também artigos sobre a Análise Econômica do Direito (AED), cujo tema tem conquistado cada vez mais espaço na área acadêmica e suscitado relevantes debates e reflexões na prática empresarial brasileira.

Iniciamos, assim, com um trabalho que traça considerações acerca da imperiosa relação entre os direitos de propriedade e a análise econômica do direito, visando fomentar a reflexão sobre a necessidade de os agentes econômicos sentirem-se sempre estimulados a alcançar a maior eficiência econômica quando da alocação dos bens escassos que lhes são disponíveis.

Na sequência, a partir de uma análise econômica da arbitragem, temos o prazer de trazer ao conhecimento dos interessados no tema um artigo sobre a relevância da cláusula compromissória para a eficiência da transação e redução de custos nos contratos empresariais.

Após, e de igual relevância, temas de direito societário e falimentar são repensados, com importantes contribuições para o estado da ciência jurídica. Um deles analisa a atual impopularidade das ações preferenciais diante das poucas vantagens econômicas oferecidas por essa espécie; outro debate a questão da penhorabilidade de quotas das sociedades limitadas sob a ótica do princípio da menor onerosidade ao devedor, à luz do artigo 620 do Código de Processo Civil.

Já na área falimentar, apresenta-se uma contribuição que analisa as três formas de aprovação do plano de recuperação judicial, bem como a falência como consequência da rejeição do referido plano, apontando a possibilidade de desistência da recuperação judicial. E, ainda, um trabalho que traz uma visão geral e crítica do instituto da Recuperação Judicial destinado às microempresas e empresas de pequeno porte de acordo com as disposições contidas na Lei 11.101/05, mencionando as dificuldades enfrentadas por tais empresas, sobretudo no que tange à dificuldade de crédito e baixa capacitação dos seus dirigentes e as consequências dessa realidade.

Nesse sentido, também há um artigo que aborda os principais aspectos do pedido de autofalência no direito concursal brasileiro e destaca a importância de lidar com o tema em vista da perspectiva de que a falência da empresa ocasiona efeitos sobre múltiplos interessados e não apenas ao futuro do devedor.

Outro tema relevante trazido por um dos artigos consiste na figura do Microempreendedor Individual (MEI), analisado como um modelo jurídico desenhado para estimular a formalização do trabalhador autônomo no Brasil. No desenvolvimento desse estudo são identificadas algumas questões polêmicas sobre adequação conceitual, tratamento favorecido e normas que padecem de incoerência interna.

Diante do avanço tecnológico e da globalização, merece atenção a incorporação das tecnologias da informação e comunicação no processo produtivo das empresas, cujo tema foi objeto de estudo de uma das contribuições, que apontou os aspectos positivos de sua utilização, bem como identificou situações de conflito na relação entre empregado e empregador. Para finalizar, apresentamos um artigo sobre a tributação nas operações de hedge, cujo objetivo é esclarecer quais tributos realmente devem incidir nessas operações.

Temos a convicção de que nossos esforços para manter viva esta Revista são compensados pelo prazer de trazer para nossos leitores o melhor do pensamento contemporâneo no Direito Empresarial.

Autor(es)

Os Coordenadores

Marcia Carla Pereira Ribeiro é Mestra e Doutora em Direito; Professora Titular de Direito Societário da PUCPR e Professora Adjunta de Direito Comercial da UFPR; ex-Professora visitante, em Estágio de Pós-Doutorado na Fundação Getulio Vargas/SP; Procuradora do Estado do Paraná.

 

Oksandro Gonçalves é  Doutor em Direito Comercial - PUCSP; Mestre em Direito Econômico – PUCPR; Doutorando em Direito Comercial – PUCSP; Professor dos cursos de Graduação e Pós-graduação da PUCPR; Advogado.

 

Sumário

Análise Econômica do Direito (AED) e os Direitos de Propriedade: Inafastável Relação Eduardo Goulart Pimenta e Henrique Avelino Rodrigues de Paula Lana

A Arbitragem em Contratos Empresariais: Redução de Custos e Eficiência da Transação Luiz Gustavo Meira Moser

As Ações Preferenciais e sua Atual Impopularidade Antonio Marcos Hernandes Neto

Penhorabilidade de Quotas das Sociedades Limitadas e o Princípio da Menor Onerosidade ao Devedor Thaís de Campos Leite

As Formas de Aprovação do Plano de Recuperação Judicial Welder Queiroz dos Santos

O Abuso no Poder de Voto na Recuperação Judicial de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Brasil William Eustáquio de Carvalho

Autofalência: A Falência Requerida pelo Próprio Devedor Sheila Christina Neder Cerezetti

O Desenho Jurídico do Microempreendedor Individual Marcelo Simões dos Reis

As Tecnologias Informacionais nas Empresas: Os Conflitos Decorrentes da Monitoração das Comunicações Rosane Leal da Silva e Marcelo Barroso Kümmel

Tributação nas Operações de Cobertura Hedge Exterior Andréia Fogaça Maricato

Normas para Publicação e Missão

Índice alfabético

A

  • A arbitragem em contratos empresariais: redução de custos e eficiência da transação. Luiz Gustavo Meira Moser.
  • "AED". Análise econômica do Direito (AED) e os direitos de propriedade: inafastável relação. Eduardo Goulart Pimenta e Henrique Avelino Rodrigues de Paula Lana
  • Abuso no poder de voto na recuperação judicial de microempresas e empresas de pequeno porte no Brasil. William Eustáquio de Carvalho.
  • Ações preferenciais e sua atual impopularidade. Antonio Marcos Hernandes Neto.
  • Affectio societatis. Penhorabilidade de quotas das sociedades limitadas e o princípio da menor onerosidade ao devedor. Thaís de Campos Leite.
  • Análise econômica do Direito (AED) e os direitos de propriedade: inafastável relação. Eduardo Goulart Pimenta e Henrique Avelino Rodrigues de Paula Lana.
  • Andréia Fogaça Maricato. Tributação nas operações de coberturahedge exterior.
  • Antonio Marcos Hernandes Neto. As ações preferenciais e sua atual impopularidade.
  • Aprovação do plano. As formas de aprovação do plano de recuperação judicial. Welder Queiroz dos Santos.
  • Arbitragem em contratos empresariais: redução de custos e eficiência da transação. Luiz Gustavo Meira Moser
  • As ações preferenciais e sua atual impopularidade. Antonio Marcos Hernandes Neto.
  • As formas de aprovaçãodo plano de recuperação judicial. Welder Queiroz dos Santos.
  • As tecnologias informacionais nas empresas: os conflitos decorrentes da monitoração das comunicações. Rosane Leal da Silva e Marcelo Barroso Kümmel.
  • Assembleia geral de credores. As formas de aprovação do plano de recuperação judicial. Welder Queiroz dos Santos
  • Atuação empresarial. As tecnologias informacionais nas empresas: os conflitos decorrentes da monitoração das comunicações. Rosane Leal da Silva e Marcelo Barroso Kümmel.
  • Autofalência: a falência requerida pelo próprio devedor. Sheila Christina Neder Cerezetti.

C

  • Comunicações. As tecnologias informacionais nas empresas: os conflitos decorrentes da monitoração das comunicações. Rosane Leal da Silva e Marcelo Barroso Kümmel
  • Contrato empresarial. A arbitragem em contratos empresariais: redução de custos e eficiência da transação. Luiz Gustavo Meira Moser.
  • Credor. As formas de aprovação doplano de recuperação judicial. Welder Queiroz dos Santos.
  • Credores. O abuso no poder de voto na recuperação judicial de microempresas e empresas de pequeno porte no Brasil. William Eustáquio de Carvalho.
  • Custos. A arbitragem em contratos empresariais: redução de custos e eficiência da transação. Luiz Gustavo Meira Moser.

D

  • Decisão judicial. As formas de aprovação do plano de recuperação judicial. Welder Queiroz dos Santos.
  • Devedor. Autofalência: a falência requerida pelo próprio devedor. Sheila Christina Neder Cerezetti
  • Devedor. Penhorabilidade de quotas das sociedades limitadas e o princípio da menor onerosidade ao devedor. Thaís de Campos Leite.
  • Direito concursal. Autofalência: a falência requerida pelo próprio devedor. Sheila Christina Neder Cerezetti.
  • Direito de propriedade. Análise econômica do Direito (AED) e os direitos de propriedade: inafastável relação. Eduardo Goulart Pimenta e Henrique Avelino Rodriges de Paula Lana.
  • Direito empresarial. O desenho jurídico do microempreendedor individual. Marcelo Simões dos Reis.
  • Direitos fundamentais. As tecnologias informacionais nas empresas: os conflitos decorrentes da monitoração das comunicações. Rosane Leal da Silva e Marcelo Barroso Kümmel.
  • Dividendos. As ações preferenciais e sua atual impopularidade. Antonio Marcos Hernandes Neto

E

  • Eduardo Goulart Pimenta e Henrique Avelino Rodriges de Paula Lana. Análise econômica do Direito (AED) e os direitos de propriedade: inafastável relação.
  • Empresa. A arbitragem em contratos empresariais: redução de custos e eficiência da transação. Luiz Gustavo Meira Moser.
  • Empresa. As tecnologias informacionais nas empresas: os conflitos decorrentes da monitoração das comunicações. Rosane Leal da Silva e Marcelo Barroso Kümmel
  • Empresa. Autofalência: a falência requerida pelo próprio devedor. Sheila Christina Neder Cerezetti
  • Empresa de pequeno porte. O abuso no poder de voto na recuperação judicial de microempresas e empresas de pequeno porte no Brasil. William Eustáquio de Carvalho.
  • Empresário. O desenho jurídico do microempreendedor individual. Marcelo Simões dos Reis

F

  • Falência. Autofalência: a falência requerida pelo próprio devedor. Sheila Christina Neder Cerezetti
  • Formas de aprovação do plano de recuperação judicial. Welder Queiroz dos Santos

H

  • Hedge exterior. Tributação nas operações de cobertura hedge exterior. Andréia Fogaça Maricato
  • Henrique Avelino Rodriges de Paula Lana e Eduardo Goulart Pimenta. Análise econômica do Direito (AED) e os direitos de propriedade: inafastável relação.

L

  • Lei 11.101/05. Autofalência: a falência requerida pelo próprio devedor. Sheila Christina Neder Cerezetti.
  • Luiz Gustavo Meira Moser. A arbitragem em contratos empresariais: redução de custos e eficiência da transação

M

  • Marcelo Barroso Kümmel e Rosane Leal da Silva. As tecnologias informacionais nas empresas: os conflitos decorrentes da monitoração das comunicações
  • Marcelo Simões dos Reis. O desenho jurídico do microempreendedor individual
  • Microempreendedor individual. O desenho jurídico do microempreendedor individual. Marcelo Simões dos Reis.
  • Microempresa. O abuso no poder de voto na recuperação judicial de microempresas e empresas de pequeno porte no Brasil. William Eustáquio de Carvalho
  • Monitoração das comunicações. As tecnologias informacionais nas empresas: os conflitos decorrentes da monitoração das comunicações. Rosane Leal da Silva e Marcelo Barroso Kümmel.

N

  • Novas tecnologias. As tecnologias informacionais nas empresas: os conflitos decorrentes da monitoração das comunicações. Rosane Leal da Silva e Marcelo Barroso Kümmel.

O

  • O abuso no poder de voto na recuperação judicial de microempresas e empresas de pequeno porte no Brasil. William Eustáquio de Carvalho.
  • O desenho jurídico do microempreendedor individual. Marcelo Simões dos Reis.
  • Omissão dos credores. As formas de aprovação do plano de recuperação judicial. Welder Queiroz dos Santos.
  • Onerosidade. Penhorabilidade de quotas das sociedades limitadas e o princípio da menor onerosidade ao devedor. Thaís de Campos Leite.
  • Operações de hedge exterior. Tributação nas operações de cobertura hedge exterior. Andréia Fogaça Maricato

P

  • Participação societária. Penhorabilidade de quotas das sociedades limitadas e o princípio da menor onerosidade ao devedor. Thaís de Campos Leite
  • Penhorabilidade de quotas das sociedades limitadas e o princípio da menor onerosidade ao devedor. Thaís de Campos Leite
  • Poder de voto. O abuso no poder de voto na recuperação judicial de microempresas e empresas de pequeno porte no Brasil. William Eustáquio de Carvalho
  • Princípio da menor onerosidade ao devedor. Penhorabilidade de quotas das sociedades limitadas e o princípio da menor onerosidade ao devedor. Thaís de Campos Leite
  • Propriedade. Análise econômica do Direito (AED) e os direitos de propriedade: inafastável relação. Eduardo Goulart Pimenta e Henrique Avelino Rodriges de Paula Lana.

Q

  • Quotas. Penhorabilidade de quotas das sociedades limitadas e o princípio da menor onerosidade ao devedor. Thaís de Campos Leite.

R

  • Recuperação judicial. As formas de aprovação do plano de recuperação judicial. Welder Queiroz dos Santos.
  • Recuperação judicial. O abuso no poder de voto na recuperação judicial de microempresas e empresas de pequeno porte no Brasil. William Eustáquio de Carvalho
  • Regime jurídico. O desenho jurídico do microempreendedor individual. Marcelo Simões dos Reis.
  • Relação de trabalho. As tecnologias informacionais nas empresas: os conflitos decorrentes da monitoração das comunicações. Rosane Leal da Silva e Marcelo Barroso Kümmel.
  • Rosane Leal da Silva e Marcelo Barroso Kümmel. As tecnologias informacionais nas empresas: os conflitos decorrentes da monitoração das comunicações

S

  • Sheila Christina Neder Cerezetti. Autofalência: a falência requerida pelo próprio devedor
  • Sociedade informacional. As tecnologias informacionais nas empresas: os conflitos decorrentes da monitoração das comunicações. Rosane Leal da Silva e Marcelo Barroso Kümmel
  • Sociedade limitada. Penhorabilidade de quotas das sociedades limitadas e o princípio da menor onerosidade ao devedor. Thaís de Campos Leite
  • Sociedade pós-industrial. As tecnologias informacionais nas empresas: os conflitos decorrentes da monitoração das comunicações. Rosane Leal da Silva e Marcelo Barroso Kümmel
  • Sociedades anônimas. As ações preferenciais e sua atual impopularidade. Antonio Marcos Hernandes Neto

T

  • Tecnologias informacionais nas empresas: os conflitos decorrentes da monitoração das comunicações. Rosane Leal da Silva e Marcelo Barroso Kümmel
  • Thaís de Campos Leite. Penhorabilidade de quotas das sociedades limitadas e o princípio da menoronerosidade ao devedor
  • Transação. A arbitragem em contratos empresariais: redução de custos e eficiência da transação. Luiz Gustavo Meira Moser.
  • Tratamento favorecido. O desenho jurídico do microempreendedor individual. Marcelo Simões dos Reis.
  • Tributação nas operações de coberturahedge exterior. Andréia Fogaça Maricato.

V

  • Valores mobiliários. As ações preferenciais e sua atual impopularidade. Antonio Marcos Hernandes Neto.
  • Viabilidade da empresa. Autofalência: a falência requerida pelo próprio devedor. Sheila Christina Neder Cerezetti

W

  • Welder Queiroz dos Santos. As formas de aprovação do plano de recuperação judicial.
  • William Eustáquio de Carvalho. O abuso no poder de voto na recuperação judicial de microempresas e empresas de pequeno porte no Brasil

Recomendações