Resumos Juruá - Língua Portuguesa - Emprego do Hífen – Novo Acordo Ortográfico - Volume 03

Neumar Carta Winter

FICHA TÉCNICA
Autor(es): Neumar Carta Winter
ISBN: 978853624507-2
Acabamento: Lâmina com Dobras
Número de Páginas: 6
Publicado em: 24/04/2014
Área(s): Literatura e Cultura - Educação
CONFIRA TAMBÉM
SINOPSE

TAMANHO: 15x22cm fechado e 45x22cm aberto.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa recente, datado de 1990, e que entrou em vigor no Brasil, após homologação, em setembro de 2008, para ser implantado, definitivamente, em 2016, trouxe algumas alterações na ortografia, em decorrência das novas normas sobre o emprego do hífen.

Como o Acordo apresentasse algumas situações consideradas lacunares, a Academia Brasileira de Letras, ao publicar a 5a edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), 2009, procurou complementá-las, em Nota Explicativa e Nota Editorial dessa 5a edição.

Este volume, utilizando-se de ambas as fontes, Acordo Ortográfico e VOLP, concentra-se nas bases XV e XVI que, notadamente, buscam a simplificação do uso do hífen, reduzindo o seu emprego a um menor número de circunstâncias, e base XVII, que trata do hífen com pronomes átonos.

Acrescentou-se, ainda, ao final, um estudo sobre o PLURAL DOS COMPOSTOS.

AUTOR(ES)

Neumar Carta Winter

Pós-graduada em Literatura Brasileira Contemporânea, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da rede pública paranaense, compõe, atualmente, a equipe de editoração da "Revista do Centro de Letras do Paraná". Filóloga e crítica literária, mantém a atividade de revisora de grafia para monografias, teses e obras literárias.

 

INDIQUE ESSA OBRA

Indique essa obra para um amigo:

De:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez

Para:

Nome:

E-mail:

Informe apenas 1 email por vez


Mensagem: