Adolescência no Contexto das Medidas Socioeducativas

Flávia Caroline Santos Cardoso Pereira

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Ficha técnica

Autor(es): Flávia Caroline Santos Cardoso Pereira

ISBN v. impressa: 978652630538-6

ISBN v. digital: 978652630802-8

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 265grs.

Número de páginas: 214

Publicado em: 11/08/2023

Área(s): Psicologia - Desenvolvimento; Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Jurídica; Psicologia - Diversos

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Sinopse

O presente livro, que é fruto de uma pesquisa de doutorado pautada na pesquisa bibliográfica, centrou-se em analisar o impacto das medidas socioeducativas na vida dos adolescentes e as possibilidades de desenvolvimento ofertadas ao adolescente no contexto dessas medidas. E como objetivos específicos, destacam-se: analisar como a Psicologia Histórico-Cultural pode contribuir para a análise da adolescência no contexto das medidas socioeducativas; compreender o processo de desenvolvimento da adolescência na teoria eleita; analisar as medidas socioeducativas e as legislações para adolescentes em conflito com a lei; destacar possibilidades e proposições de intervenção do psicólogo frente à adolescência e às medidas socioeducativas. A tese defendida neste trabalho é a de que, para o desenvolvimento ocorrer em suas máximas possibilidades e de forma emancipadora – que, no caso da adolescência, seria por meio do pensamento por conceitos –, precisa ser oferecida a possibilidade de apropriação de objetivações que são concretizadas historicamente pelo homem através das gerações, ao longo da humanidade. Para que o indivíduo possa dominar o sistema de referências do contexto em que vive e objetivar-se como sujeito ativo e participante desse contexto, é preciso que sejam ofertadas condições e mediações necessárias na particularidade até que ocorram apropriação e objetivação que permitam a formação de um sujeito ativo, com uma formação integral. Assim, a Psicologia Histórico-Cultural oferece subsídios para entender a adolescência compreendendo este sujeito singular com suas vivências, necessidades e motivos, em relação com sua constituição social e cultural, que leva ao entendimento também da violência, do ato infracional e da constituição social desse adolescente em determinado contexto, e a relação com seu ato posto em uma determinada circunstância.  Para a socioeducação materializar ações condizentes com o aspecto pedagógico e que promovam desenvolvimento, primeiramente é preciso rever seus fundamentos pedagógicos, e no aspecto do desenvolvimento urge que se assuma uma concepção de desenvolvimento e constituição humana que traga inúmeras possibilidades aos indivíduos.

Autor(es)

FLÁVIA CAROLINE SANTOS CARDOSO PEREIRA

Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Mestrado em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Pós-Graduada em Psicologia Jurídica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Graduada em Psicologia pela Faculdade Ingá. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social, Psicologia Jurídica e Políticas Públicas, com ênfase em Sistema Único de Assistência Social, Sistema Socioeducativo – SUAS/SINASE. Atua principalmente com os temas: Infância, Adolescência, desenvolvimento humano, direitos da criança e do adolescente, práticas na educação, políticas públicas da infância e adolescência,  medidas socioeducativas e adolescentes em conflito com a lei.

Sumário

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS, p. 11

INTRODUÇÃO, p. 13

SEÇÃO 1 - SOCIOEDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E A BUSCA DA COMPREENSÃO SOBRE O QUE AS MEDIDAS TRAZEM DE SOCIAL E EDUCACIONAL, p. 27

1.1 PANORAMA HISTÓRICO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS, p. 28

1.1.1 Histórico das Políticas Públicas de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei: Caráter Penal Indiferenciado e Código de Menores, p. 28

1.1.2 A Doutrina de Proteção Integral e o Estatuto da Criança e do Adolescente: Mudança de Paradigma e um Novo Olhar Sobre a Criança e o Adolescente, p. 39

1.1.3 Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), p. 44

1.2 CONCEPÇÃO DE SOCIOEDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS, p. 58

1.3 CONTRIBUIÇÕES DE MAKARENKO PARA A COMPREENSÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E ALGUMAS PROPOSIÇÕES, p. 69

SEÇÃO 2 - ADOLESCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO, p. 93

2.1 ADOLESCÊNCIA E ALGUMAS TEORIAS PSICOLÓGICAS: A ADOLESCÊNCIA COMO UNIVERSAL E NATURAL, p. 94

2.2 PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEPÇÃO DE HOMEM E DE DESENVOLVIMENTO, p. 104

2.3 DESENVOLVIMENTO DA ADOLESCÊNCIA NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, p. 116

2.3.1 Desenvolvimento dos Interesses, dos Motivos e das Necessidades na Adolescência, p. 125

2.3.2 O Desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores na Adolescência, p. 133

2.3.3 O Desenvolvimento do Pensamento e da Formação de Conceitos na Adolescência, p. 143

2.4 A SITUAÇÃO SOCIAL DE DESENVOLVIMENTO E A VIVÊNCIA: ELEMENTOS PARA COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO, p. 152

2.5 O ESTUDO DA ESFERA MOTIVACIONAL DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, p. 158

2.5.1 O Estudo das Necessidades, dos Motivos e das Vivências nas Pesquisas com Crianças e Adolescentes que Cometem Ato Infracional, p. 168

2.6 "CRIANÇAS DIFÍCEIS" E "DELINQUENTES": CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, p. 172

2.6.1 Contribuições de Vigotski para a Análise da "Delinquência" e da Criança "Difícil", p. 175

2.6.2 Dinâmica do Desenvolvimento do Caráter da "Criança Difícil", p. 180

CONSIDERAÇÕES FINAIS, p. 193

REFERÊNCIAS, p. 203

Índice alfabético

A

  • Abreviatura. Lista de abreviaturas e siglas, p. 11
  • Adolescência e algumas teorias psicológicas: a adolescência como universal e natural, p. 94
  • Adolescência e desenvolvimento humano, p. 93
  • Adolescência. Desenvolvimento da adolescência na perspectiva da psicologia histórico-cultural, p. 116
  • Adolescência. Desenvolvimento das funções psíquicas superiores na adolescência, p. 133
  • Adolescência. Desenvolvimento do pensamento e da formação de conceitos na adolescência, p. 143
  • Adolescência. Desenvolvimento dos interesses, dos motivos e das necessidades na adolescência, p. 125
  • Adolescência. Estudo da esfera motivacional dos adolescentes em conflito com a lei, p. 158
  • Adolescente. Doutrina de proteção integral e o Estatuto da Criança e do Adolescente: mudança de paradigma e um novo olhar sobre a criança e o adolescente, p. 39
  • Adolescente. Estudo das necessidades, dos motivos e das vivências nas pesquisas com crianças e adolescentes que cometem ato infracional, p. 168
  • Ato infracional. Estudo das necessidades, dos motivos e das vivências nas pesquisas com crianças e adolescentes que cometem ato infracional, p. 168

C

  • Concepção de socioeducação e desenvolvimento no contexto das medidas socioeducativas, p. 58
  • Conflito com a lei. Estudo da esfera motivacional dos adolescentes em conflito com a lei, p. 158
  • Considerações finais, p. 193
  • Contribuições de Makarenko para a compreensão das medidas socioeducativas e algumas proposições, p. 69
  • Contribuições de Vigotski para a análise da "delinquência" e da criança "difícil", p. 175
  • Criança "difícil". Contribuições de Vigotski para a análise da "delinquência" e da criança "difícil", p. 175
  • Criança "difícil". Dinâmica do desenvolvimento do caráter da "criança difícil", p. 180
  • Criança. Doutrina de proteção integral e o Estatuto da Criança e do Adolescente: mudança de paradigma e um novo olhar sobre a criança e o adolescente, p. 39
  • Criança. Estudo das necessidades, dos motivos e das vivências nas pesquisas com crianças e adolescentes que cometem ato infracional, p. 168
  • Crianças difíceis" e "delinquentes": contribuições da psicologia histórico-cultural, p. 172
  • Cultura. Princípios teóricos da psicologia histórico-cultural: concepção de homem e de desenvolvimento, p. 104

D

  • Delinquência. Contribuições de Vigotski para a análise da "delinquência" e da criança "difícil", p. 175
  • Delinquência. Crianças difíceis" e "delinquentes": contribuições da psicologia histórico-cultural, p. 172
  • Desenvolvimento da adolescência na perspectiva da psicologia histórico-cultural, p. 116
  • Desenvolvimento das funções psíquicas superiores na adolescência, p. 133
  • Desenvolvimento do pensamento e da formação de conceitos na adolescência, p. 143
  • Desenvolvimento dos interesses, dos motivos e das necessidades na adolescência, p. 125
  • Desenvolvimento humano e adolescência, p. 93
  • Desenvolvimento. Dinâmica do desenvolvimento do caráter da "criança difícil", p. 180
  • Desenvolvimento. Situação social de desenvolvimento e a vivência: elementos para compreensão do desenvolvimento, p. 152
  • Dinâmica do desenvolvimento do caráter da "criança difícil", p. 180
  • Doutrina de proteção integral e o Estatuto da Criança e do Adolescente: mudança de paradigma e um novo olhar sobre a criança e o adolescente, p. 39

E

  • Educação. Socioeducação: fundamentos históricos e a busca da compreensão sobre o que as medidas trazem de social e educacional, p. 27
  • Estatuto da Criança e do Adolescente. Doutrina de proteção integral e o Estatuto da Criança e do Adolescente: mudança de paradigma e um novo olhar sobre a criança e o adolescente, p. 39
  • Estudo da esfera motivacional dos adolescentes em conflito com a lei, p. 158
  • Estudo das necessidades, dos motivos e das vivências nas pesquisas com crianças e adolescentes que cometem ato infracional, p. 168

F

  • Função psíquica. Desenvolvimento das funções psíquicas superiores na adolescência, p. 133

H

  • Histórico das políticas públicas de atendimento ao adolescente em conflito com a lei: caráter penal indiferenciado e Código de Menores, p. 28
  • Histórico. Panorama histórico das medidas socioeducativas, p. 28
  • Histórico. Princípios teóricos da psicologia histórico-cultural: concepção de homem e de desenvolvimento, p. 104
  • Histórico. Socioeducação: fundamentos históricos e a busca da compreensão sobre o que as medidas trazem de social e educacional, p. 27

I

  • Interesse. Desenvolvimento dos interesses, dos motivos e das necessidades na adolescência, p. 125
  • Introdução, p. 13

L

  • Lista de abreviaturas e siglas, p. 11

M

  • Makarenko. Contribuições de Makarenko para a compreensão das medidas socioeducativas e algumas proposições, p. 69
  • Medida socioeducativa. Concepção de socioeducação e desenvolvimento no contexto das medidas socioeducativas, p. 58
  • Medida socioeducativa. Contribuições de Makarenko para a compreensão das medidas socioeducativas e algumas proposições, p. 69
  • Medida socioeducativa. Panorama histórico, p. 28

P

  • Panorama histórico das medidas socioeducativas, p. 28
  • Pesquisas. Estudo das necessidades, dos motivos e das vivências nas pesquisas com crianças e adolescentes que cometem ato infracional, p. 168
  • Princípios teóricos da psicologia histórico-cultural: concepção de homem e de desenvolvimento, p. 104
  • Proteção integral. Doutrina de proteção integral e o Estatuto da Criança e do Adolescente: mudança de paradigma e um novo olhar sobre a criança e o adolescente, p. 39
  • Psicologia histórico-cultural. Crianças difíceis" e "delinquentes": contribuições da psicologia histórico-cultural, p. 172
  • Psicologia histórico-cultural. Desenvolvimento da adolescência na perspectiva da psicologia histórico-cultural, p. 116
  • Psicologia histórico-cultural. Princípios teóricos da psicologia histórico-cultural: concepção de homem e de desenvolvimento, p. 104
  • Psicologia. Adolescência e algumas teorias psicológicas: a adolescência como universal e natural, p. 94

R

  • Referências, p. 203

S

  • Sigla. Lista de abreviaturas e siglas, p. 11
  • Sinase. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), p. 44
  • Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), p. 44
  • Situação social de desenvolvimento e a vivência: elementos para compreensão do desenvolvimento, p. 152
  • Social. Socioeducação: fundamentos históricos e a busca da compreensão sobre o que as medidas trazem de social e educacional, p. 27
  • Socioeducação. Concepção de socioeducação e desenvolvimento no contexto das medidas socioeducativas, p. 58
  • Socioeducação: fundamentos históricos e a busca da compreensão sobre o que as medidas trazem de social e educacional, p. 27

V

  • Vigotski. Contribuições de Vigotski para a análise da "delinquência" e da criança "difícil", p. 175
  • Vivência. Situação social de desenvolvimento e a vivência: elementos para compreensão do desenvolvimento, p. 152

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